Pressione "Enter" para ir para o conteúdo
epa06727822 A handout photo made available by the Vatican Press Office shows Pope Francis (R) meeting with Metropolitan Rastislav (L), head of the Orthodox Church in the Czech and Slovak Republics, during an audience at the Vatican, 11 May 2018. EPA-EFE/VATICAN MEDIA HANDOUT HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES

“Unidade não significa uniformidade”. Audiência ao Metropolita das Terras Tchecas e Eslováquia

Ao término do encontro com o Primaz da Igreja das Terras Tchecas e Eslovacas, o Papa Francisco invocou a intercessão dos Apóstolos dos Eslavos, “Os Santos Cirilo e Metódio: verdadeiros precursores do ecumenismo”, “para que, um dia, se possa chegar à plena unidade da Igreja”.

Foto de folheto disponibilizado pela Sala de Imprensa do Vaticano mostra o encontro do Papa Francisco com o Metropolita Rastislav, chefe da Igreja Ortodoxa das Repúblicas Checa e Eslovaca, durante uma audiência no Vaticano, 11 de maio de 2018.

O Papa Francisco de Roma recebeu, na manhã deste sábado S. B. Rastislav, Metropolita das Terras Tchecas e da Eslováquia, acompanhado de uma delegação. Em seu discurso que concede, pela primeira vez ao Primaz da Igreja Ortodoxa das Terras Tchecas e Eslováquia, o Papa expressou satisfação pela sua presença e encontro pessoal. Francisco iniciou seu pronunciamento com as palavras do Apóstolo Paulo: “Busquemos o que contribui para a paz e para a edificação mútua”. Por isso, disse o Papa, “bendigamos ao Senhor pelos laços espirituais que nos acomunam e que nos animam a prosseguir na edificação mútua e na busca comum da paz, dom do Senhor”. Neste sentido, o Papa compartilhou, fraternalmente, três aspectos sobre a figura de São Cirilo e Metódio, Apóstolo dos Eslavos, que desempenharam sua missão, precisamente em terras eslavas. Antes de tudo, segundo a tradição, afirmou Francisco, os irmãos Cirilo e Metódio, provenientes de Tessalônica, Grécia, levaram ao Papa Adriano II as relíquias de São Clemente, um dos primeiros Bispos de Roma, morto no exílio sob o império de Trajano. Este gesto dos irmãos gregos lembra que nós cristãos herdamos, juntos, um imenso patrimônio comum de santidade.

Foram tantas as testemunhas e mártires, que, no passado, professaram a fé em Jesus, como São Clemente e os que sofreram pela perseguição ateísta em suas terras! Não obstante, ainda hoje, muitos irmãos e irmãs são perseguidos por causa do Evangelho; eles representam uma urgente advertência para nós e nos interpelam a buscar uma maior unidade.

O segundo aspecto que o Papa compartilhou é “a relação existente entre evangelização e cultura”, transmitidas pelos Apóstolos dos Eslavos. Com efeito, ambos os irmãos tiveram a coragem de traduzir a mensagem evangélica em uma língua acessível aos povos eslavos. Assim, eles encarnaram o Evangelho naquela cultura, dando-lhe maior impulso.

O apostolado dos Santos Cirilo e Metódio – proclamados co-padroeiros da Europa por São João Paulo II – permanece, para todos nós, um modelo de evangelização. A escuta ao Espírito sempre inspira novas e corajosas formas de evangelizar nossos contemporâneos, sobretudo os que vivem em ambientes de secularização e indiferença.

Por fim, como terceiro aspecto, o Papa recordou que “os Santos Cirilo e Metódio conseguiram superar, na época, as divisões existentes entre as comunidades cristãs de culturas e tradições diferentes”. Neste sentido, eles podem ser considerados “verdadeiros precursores do ecumenismo” e, por conseguinte, nos recordam que “unidade não significa uniformidade, mas reconciliação as diversidades no Espírito”. Por isso, o Papa expressou seu augúrio de que “o testemunho dos Santos Cirilo e Metódio possam acompanhar-nos ao longo do caminho rumo à plena unidade, estimulando-nos a viver a diversidade na comunhão e a não desanimar-nos no nosso percurso, segundo a vontade do Senhor”.

Ao término do seu discurso ao Primaz da Igreja das Terras Tchecas e Eslovacas, o Papa Francisco invocou a intercessão dos Apóstolos dos Eslavos “para que, um dia, se possa chegar à plena unidade da Igreja”.


Fonte: Vatican News | Foto: EPA

Compartilhar

Seja o Primeiro a Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *