Em Buenos Aires, no último domingo, 26 de janeiro de 2020, São Savas, Primeiro Arcebispo da Sérvia, foi comemorado na Paróquia e Monastério de São Savas, Diocese de Buenos Aires, América do Sul e Central da Igreja Ortodoxa do Patriarcado Sérvio. Sua Eminência Dom Kirilo, Bispo Diocesano, convidou para a ocasião Sua Eminência Dom Iosif, o novo Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires e América do Sul do Patriarcado Ecumênico. Os presbíteros Pe. Esteban Jovanovich, Pe. Boris Gladyshev e Pe. Milenko Ralevic participaram com os Hierarcas da Solene Pontifical. Sua Excelência Sra. Jela Bacovic, embaixadora da Sérvia, também se fez presente ao evento que contou, em grande número, com a presença de fiéis ortodoxos da Igreja Sérvia e das Igrejas-irmãs Antioquena e Russa que, juntos, elevaram a Deus ação de graças por intercessão de São Savas.

Ao final da Divina da Liturgia foi realizado o Ofício “Slava” pela festa patronal da Paróquia e Monastério de São Savas,  com a bênção do pão (Kolac), orações pelos membros da Paróquia e Monastério, e a bênção do trigo (Zhito) em memória aos fundadores falecidos do templo. Em seguida, o Anfitrião, S. Eminência Dom Kirilo expressou seus agradecimentos ao Arcebispo Dom Iosif por ter concelebrado a Divina Liturgia Episcopal. Não podendo estar presente nas celebrações de entronização do Arcebispo (no final de fevereiro), Dom Kirilo aproveitou a oportunidade para parabenizar antecipadamente o novo arcebispo, presenteando-lhe com um Enkolpion com o ícone de São Savas. Dom Iosif, visivelmente emocionado, agradeceu a Dom  Kirilo e a todos os seus clérigos e fiéis pelo cordial convite com qual se sentiu muito honrado, e pela surpresa do belo presente.

Em sua inspiradora homilia, Dom Iosif instou a “que todos trabalhemos juntos na Unidade da Igreja, para que a Ortodoxia na América do Sul cresça forte. É nossa responsabilidade dar um testemunho contundente, o que só pode ser feito na união (…) E hoje temos essa continuidade que se vê refletida na figura do Santo Arcebispo Savas. Ele deixou tudo o que era mundano e dirigiu-se à Santa Montanha para lá viver mais plenamente a vida espiritual. Essas pessoas com sua vida santa são transformadas para nós em símbolos e precisamos desses símbolos vivos hoje”, disse o arcebispo.

Deu-se então um momento para uma foto em apoio à Igreja Ortodoxa Sérvia em Montenegro que está sendo perseguida pelo governo ateu que  aprovou recentemente uma nova lei de culto com a qual intenta tornar os históricos monastérios e igrejas de Montenegro, da Igreja Ortodoxa da Sérvia, em propriedade do Estado. O cartaz foi feito, com a bênção de Dom Kirilo, pelo Pe. Milenko e seus paroquianos, em Venado Tuerto, e traduzido para o espanhol: “Aqui da Argentina te apoiamos. Não daremos os santuários”. Essa expressão: “Não daremos os santuários” foi inspirada nas inscrições das placas que o povo montenegrino levou às ruas em suas recentes manifestações.

Logo, todos participaram do almoço festivo no salão que, especialmente para a ocasião, passou por restaurações – salão e Igreja – feitas por Madre Maria, superiora do Monastério, que contou com valiosa ajuda dos fiéis. O almoço, organizado pela Comissão Paroquial, também contou com a ajuda dos fiéis. Durante o almoço, Pe. Esteban, com a bênção de Dom Kirilo, falou sobre as atividades que realizam as crianças da catequese, dizendo que “assim como São Savas deu ênfase especial à educação na fé para seu povo, criando escolas e igrejas, da mesma maneira, precisamos promover a educação na fé de nossos filhos desde a mais tenra idade”. Em seguida, as crianças da catequese, lideradas por Popadija Victória, leram um fragmento da Vida de São Savas e cantaram a canção de São Nikolaj Velimirovich “Vera nasha, Vera Stara, nasha vera Pravoslavna“.

Por fim, todos cantamos, com muita emoção, o hino (apolitíkion) de São Savas, honrando o santo que dedicou sua vida a aprender a fé ortodoxa e ensiná-la ao seu povo para sua salvação. Por isso é considerado Igual-aos-Apóstolos e Iluminador do Povo Sérvio.

São Savas, intercede junto a Deus por todos nós!


Pe. Esteban Jovanovich

Compartilhe isso:
 
 

0 comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Postar um comentário


 
 
 

Assine Ecclesia NEWS

Mantemos seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam esse serviço possível. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Pesquisar

Arquivos