s-jorgeNo dia 23 de abril a Igreja, no Oriente e no Ocidente, celebram o grande mártir, São Jorge. Este ano de 2019, porém, o dia 23 caiu na Terça-Feira Santa, razão pela qual a festa foi transferida para hoje, primeiro dia após a celebração da Santa Páscoa.

Enquanto a última reforma litúrgica para a Igreja latina, viu retroceder a importância desse santo, para os fiéis ortodoxos ele será sempre o «Megalomártir, Vitorioso e Taumaturgo» em honra do qual a festa não se celebra somente em 23 de abril, mas ainda no dia 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lydda (atualmente em Israel), onde foi deposto o seu corpo glorioso. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Como a liberdade de culto para os cristãos se deu somente dez anos depois dessa data, supõe-se que também a igreja em honra de São Jorge tenha sido construída por vontade do imperador Constantino.

Em ambas as festas repete-se o mesmo tropário conclusivo:  «Libertador dos cativos e defensor dos pobres, médico dos enfermos, sustentáculo dos reis, ó vitorioso e grande mártir Jorge, pede a Cristo Deus que salve nossas almas».

Veja AQUI todo Suplemento Litúrgico para esta Festa.

 
 

0 comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Postar um comentário


 
 
 

Pesquisar

Arquivos