A Arquidiocese Ortodoxa Grega da América está de luto pela morte do Arcebispo Iakovos, Metropolita de Chicago. Seu adormecimento no Senhor ocorreu no último dia 2 de junho de 2017.

S. E. o Arcebispo Demetrios da América, com profundo pesar, fez seu primeiro anúncio na noite anterior em nome do Santo Sínodo Eparquial. O Arcebispo Demetrios da América (Patriarcado Ecumênico) após consulta ao Santo Sínodo Eparquial, nomeou S. E. Nicholas, Metropolita de Detroit, como locum tenens, até que um sucessor seja eleito. Imediatamente após o anúncio do adormecimento do Arcebispo Iakovos, o Arcebispo Demetrios da América, afirmou:

Com o recente adormecimento no Senhor do Arcebispo Iakovos, Metropolita de Chicago, a Igreja Ortodoxa Grega na América perdeu um Hierarca proeminente, conhecido por seu grande e duradouro serviço ao povo de Deus.

O Arcebispo Iakovos nasceu em Atenas em 1928, onde recebeu sua educação básica e secundária. Graduou-se na Escola Teológica da Universidade de Atenas e foi ordenado ao diaconado e ao santo sacerdócio. Serviu a Igreja em Atenas até 1954, cursando depois estudos de pós-graduação em Boston, enquanto servia a Igreja Local como sacerdote. Foi nomeado Vigário Arquidiocesano do 7º Distrito Arquiepiscopal de Detroit pelo Arcebispo Iakovos em fevereiro de 1968. Um ano depois, em 1969, foi eleito para o episcopado pelo Santo Sínododo Patriarcado Ecumênico. Foi consagrado bispo titular de Apameia (funcionando como auxiliar do arcebispo Iakovos) no dia de natal de 1969 e nomeado para o 7º distrito arquiepiscopal de Detroit como bispo desse distrito. Em 1971, foi nomeado presidente da Faculdade de Teologia da Holy Cross, Massachusetts, permanecendo como supervisor administrativo da Diocese de Detroit. Serviu simultaneamente como Bispo em Nova Inglaterra, Boston durante seu mandato de cinco anos como Presidente do Colégio Helênico e da Escola de Teologia Holy Cross. Após a reorganização dos distritos arquidiocesanos, o bispo Iakovos foi entronizado por seu Eminência, Arcebispo Iakovos, da Arquidiocese Ortodoxa Grega da América do Norte e do Sul, em 1º de maio de 1979, como bispo de Chicago na Catedral da Anunciação. Em novembro de 1997, o Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico elegeu S. E. Iakovos de Chicago como Metropolita de Krinis e Exarca de Ionias. Ainda assim. S. E. permaneceu servindo a Diocese Ortodoxa Grega de Chicago como seu Hierarca Presidente. Em dezembro de 2002, o Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico elevou as dioceses da Arquidiocese Ortodoxa Grega ao status de Metrópoles da Arquidiocese e elegeu todos os Hierarcas das Dioceses como Metropolitas de suas respectivas Metrópoles. Deste modo, D. Iakovos foi eleito Metropolita de Chicago. A Santa Metrópole de Chicago, da Arquidiocese Ortodoxa Grega de América, é constituída de 59 paróquias no total, trinta e quatro paróquias em Illinois, com outras vinte e cinco paróquias em Wisconsin, Minnesota, Iowa, Indiana do norte e leste do Missouri; além de duas comunidades monásticas. Sob a liderança do Metropolita Iakovos, a Metrópole ampliou seus esforços para levar apoio e ajuda aos desabrigados e necessitados, como foi testemunhado nos trabalhos do Comitê Metropolitano de Filantropia. Fundou novos programas para jovens, estabeleceu várias comissões de diálogo locais com outras comunidades de fé e trabalhou com outros líderes religiosos da área na promoção da justiça e da verdade em nossa sociedade. Vários outros programas da metrópole instituído pelo metropolita falecido incluem o Programa de Assistência à Bolsa de Estudantes; Força Tarefa sobre AIDS; Olimpíadas Metropolitana; Festival dos livros ortodoxos; além de tantos outros numerosos programas religiosos e educacionais.

Sua Eminência, o Arcebispo Demetrios da América, presidiu nesta sexta-feira, 9 de junho de 2017, às 10h30, na Catedral Ortodoxa Grega da Anunciação da Virgem Maria em Chicago, o ofício de exéquias solenes ao metropolita Iakovos de Chicago, de Santa memória, juntamente com hierarcas do Santo Sínodo Eparquial e de outras dioceses ortodoxas, além de dezenas de clérigos. A Divina Liturgia precederá o funeral. Na noite de ontem, 8 de junho, o Arcebispo presidiu um serviço Trisagion na Catedral às 7:00 da tarde.


Fonte: Serviço de Imprensa da Arquidiocese Ortodoxa Grega

 

 
 

0 comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Postar um comentário


 
 
 

Assine nossa Newsletter

Pesquisar

Arquivos