Novo livro do bispo Hilarion Alfeyev: Imagem do Invisível. A arte na Igreja Ortodoxa, acaba de ser publicado na França pela Editions Sainte-Geneviève.

Este livro, terceiro de uma série que caracteriza vários aspectos da Igreja Ortodoxa, dos quais os dois primeiros volumes foram publicados pela Editions du Cerf (Ortodoxia I: História e estruturas canônicas da Igreja Ortodoxa, 2009; Ortodoxia II: a doutrina da Igreja Ortodoxa, 2012), tem o desejo de tornar conhecida a arte e a beleza cristãs da tradição apostólica, incluindo a iconografia a arquitetura e o canto litúrgico.

O senso de beleza é inseparável da vida espiritual ortodoxa. De um modo especial, é a própria espiritualidade dos cristãos ortodoxos. Esta, na verdade, está intimamente imbuída da ideia de que é pela beleza que chegamos ao conhecimento e à comunhão com Deus. Na arte, a espiritualidade ortodoxa está intimamente associada à fé.

A liturgia ortodoxa ressoa na beleza do céu, no reino de Deus que vem. E, obviamente, não não se trata de uma estética religiosa, mas de uma beleza sagrada, escatológica. O ícone ocupa, a este respeito, um lugar especial na espiritualidade ortodoxa. Sob a influência do movimento hesicasta, a arte iconográfica experimentou um boom extraordinário, com muitas escolas, como a de Novgorod, Tver e, claro, a escola de Moscou, e entre os grandes nomes da iconografia destacam-se o de Santo Andrey Rublev e do Mestre Dennys (Dionísio). O iconostasis, na sua estrutura atual na Rússia, mostra claramente o que acontece de forma invisível na Eucaristia. Assim como o canto litúrgico da tradição oriental, reflete a liturgia celestial.

A importância da beleza na espiritualidade ortodoxa está presente, inclusive, no diálogo ecumênico. A arte deve ser um território nobre de relações entre os cristãos do Oriente e do Ocidente.

Nascido em 1966, em Moscou, o arcebispo Hilarion Alfeyev se formou na Academia Teológica de Moscou, doutor da Universidade de Oxford e do Institut Saint-Serge em Paris. Sua primeira tese foi dedicada a Simeão, o Novo Teólogo; a segunda, sobre Gregório Nazianzeno, o Teólogo. O Arcebispo Hilarion Alfeyev é atualmente Metropolita de Volokolamsk, presidente do Departamento de Relações Externas e da Comissão sinodal bíblica e teológica do Patriarcado de Moscou.


FONTE:Editions Sainte-Geneviève

 
 

0 comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Postar um comentário


 
 
 

Assine nossa Newsletter

Pesquisar

Arquivos