Em Istambul, a antiga cidade cristã de Constantinopla-Bizâncio, reuniu-se no último domingo, 05 de março, o Cardeal Angelo Bagnasco, presidente da CCEE (Conselho das Conferências Episcopais da Europa) com o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I, na sede patriarcal do Fanar. A reunião, realizada na Catedral de São Jorge, foi presidida pelo próprio Patriarca, ao final da celebração litúrgica daquele domingo que comemorou o Domingo da Ortodoxia, quando a Igreja Ortodoxa recorda, no Primeiro Domingo da Quaresma, o retorno dos santos ícones à Basílica de Santa Sofia, em 843, após o fim da crise iconoclasta.

Cardeal Péter Erdő, Arcebispo de Esztergom-Budapeste, ex-presidente da CCEE (2006-2016) e Monsenhor Duarte da Cunha, secretário-geral da CCEE também estiveram presentes no Fanar, como membros da delegação da CCEE.

Depois da celebração litúrgica, o Patriarca recebeu os dois cardeais, testemunhando o desejo de trabalhar com o novo Presidente da CCEE e recordando o bom resultado da colaboração empreendida até agora com os PECO, especialmente através da realização do Fórum Católico. Disse o Patriarca:

Tomamos impulso e inspiração com esta colaboração. Hoje, mais do que nunca, nossas Igrejas são chamadas a defender os princípios cristãos e a unirem-se contra os desafios e ameaças sem precedentes contra o cristianismo.

De acordo com o Patriarca Bartolomeu I, é necessário promover um ethos, construir pontes e descobrir novas formas de evangelização no cenário europeu.

Por sua parte, o Cardeal Bagnasco agradeceu ao Patriarca Ecumênico pelo convite e se mostrou convencido da necessidade de prosseguir uma laboriosa e frutífera colaboração através do Fórum Ortodoxo-Católico Europeu.

A unanimidade em torno da necessidade urgente de seguir com a reflexão e o compromisso comum se concretizou na decisão conjunta de celebrar um VI Fórum  Católico-Ortodoxo Europeu em 2018.

À noite, a Delegação reuniu-se com o Presidente da Conferência Episcopal da Turquia, Monsenhor Levon Zekiyan, Arcebispo de Arquieparquia de Istambul.

Na manhã de segunda-feira, 6 de março, após a celebração da Divina Liturgia na Catedral do Espírito Santo, em Istambul, a Delegação reuniu-se com o Vigário Apostólico Latino, S. E. Monsenhor Ruben Tierrablanca Gonzalez, e com o Vigário Apostólico de Anatólia, Mons. Paolo Bizzeti – SJ.

Informações adicionais

O Fórum Ortodoxo-Católico Europeu surge do desejo de discutir questões antropológicas, pastorais e culturais de crucial importância para o presente e o futuro da humanidade na Europa e em todo o mundo, a fim de ajudar a definir posições comuns sobre aspectos sociais, políticos, morais e assuntos econômicos , e não aborda temas teológicos doutrinários, que são tratados em outros níveis. O fórum não substitui em absoluto a Comissão Internacional Conjunta para o diálogo teológico entre a Igreja Católico-Romana e a Igreja Ortodoxa, que trabalha desde 1980.

O Primeiro Fórum Ortodoxo-Católico Europeu foi realizado em Trento (Itália) de 11 a 14 de dezembro de 2008 sob o lema:  “A família: um bem para a humanidade”. O Segundo Fórum teve lugar na ilha grega de Rodes, Grécia, em 2010 (18 a 22 de outubro), sob o tema: “Relações Igreja-Estado. O Terceiro Fórum aconteceu em Lisboa, Portugal, em 2012 (5-8 de junho), sob o tema: “A crise econômica e a pobreza. Desafios para a Europa de hoje”. E o Quarto Fórum realizou-se em Minsk, na Bielorrússia, em 2014 (de 2 a 6 de junho), sob o tema: “Religião e diversidade cultural: desafios para as Igrejas Cristãs na na Europa.

As atas das reuniões anteriores do Fóruns foi publicada em quatro volumes pela Editrice Dehoniane na série Oggi e Domani.


Fonte: Agence SIC

 
 

0 comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Postar um comentário


 
 
 

Assine nossa Newsletter

Pesquisar

Arquivos