Neste domingo, 04 de dezembro de 2016, na comemoração da Apresentação de Maria no Templo, de acordo com o antigo calendário, S. S. Kirill, Patriarca de Moscou e Toda a Rússia, consagrou solenemente a Catedral da Santíssima Trindade em Paris.

A Catedral faz parte de um centro cultural ortodoxo e de espiritualidade, construído às margens do Rio Sena, na capital francesa.

A Divina Liturgia foi presidida pelo Patriarca kirill, acompanhado por uma sinaxe de hierarcas do Patriarcado de Moscou e de outros patriarcados, sacerdotes e diáconos. Entre os que rodeavam o altar estavam, por parte do Patriarcado Ecumênico, S. Eminência Emanuel, Metropolita de França, e S. E. o Arcebispo João, Exarca Patriarcal das paróquias de tradição russa na Europa ocidental. Representando o Patriarcado de Antioquia, S. Eminência Inácio, Metropolita do Oeste e Sul da Europa; e, do Patriarcado da Romênia, S. Eminência José, Metropolita da Europa ocidental e meridional, que estava acompanhado de Dom Marc, de Neamț.

A Divina Liturgia,  cantada em russo e francês e transmitida ao vivo por vários canais de televisão para todo o mundo, contou com a presença de distintas autoridades representantes da Federação Russa e da República Francesa, além de muitos outros líderes civis e religiosos.

Por último, o Patriarca Kirill de Moscou, agradeceu ao Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, ao ex-Presidente francês, Sr. Nicolas Sarkozy e ao atual Presidente da França, Sr. François Hollande, por sua importante ajuda na realização desta iniciativa, ou seja, a construção da Catedral ortodoxa russa Santíssima Trindade, de Paris. Dom Nestor, Bispo de Corsún, agradeceu ao Patriarca Kirill pela consagração da nova Catedral e lhe presenteou com um belo ícone de Santa Genoveva.

Fonte: Jesús Cano Moreno

 
 

0 comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Postar um comentário


 
 
 

Assine nossa Newsletter

Pesquisar

Arquivos