Participantes do Encontro, Clero e Fiéis, no pátio da Igreja após a Divina Liturgia.S. Excia. Dom Jeremias, nosso bispo eparca, faz a abertura do Encontro.IV Congresso da Juventude Ortodoxa Ucraniana da América do SulO Jovem Rodrigo Petrovsky, da Juventude Espírito Santo da Catedral São Demétrio de Curitiba, fala aos participantes.Jovens se reúnem no pátio da Igreja São João Apóstolo, antes da Divina Liturgia de encerramento do Encontro.Divina Liturgia celebra o encontro da juventude ortodoxa ucranianaMesas preparadas para a partilha do pão e da palavraJovens se divertem jogando nas quadras da casa de retirosPasseio às Dunas e à Lagoa da Conceição na tarde de domingo: uma parada para fotos.Saída da Catedral em CuritibaParticipantes do Encontro, Clero e Fiéis, no pátio da Igreja após a Divina Liturgia.

Comemorações do “Dia Mundial da Juventude Ortodoxa” / 2003

No último dia 15 de fevereiro comemorou-se em todo o mundo o DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE ORTODOXA. Uma oportunidade e um chamado a refletirmos melhor a realidade de nossa juventude, sua inserção e atuação nas Comunidades e Paróquias em toda a jurisdição de nossa Eparquia.

Esta importante data foi comemorada com um Encontro que reuniu cerca de 50 Jovens, clero e colaboradores entre os dias 14 e 16 de fevereiro na cidade de São José – SC – (Grande Florianópolis), na Casa de Retiros Monte Hermon, com a presença de nosso Bispo Eparca Dom Jeremias.

Entre os palestrantes, lideranças jovens das igrejas Católico-Romana e Luterana falaram sobre a organização e atuação dos jovens nas suas respectivas Igrejas, com momentos de partilha e oração em comum que enriqueceram a experiência de nossos jovens ortodoxos.

Representando o Grupo de nossa Catedral – Juventude Espírito Santo – Rodrigo Petrovsky apresentou um panorama retrospectivo bastante realista sobre as atividades da juventude ortodoxa de nossa Eparquia.

Do Paraguai, representando aquele Decanato, uma jovem apresentou um quadro histórico sobre as atividades de nossa juventude naquele país, destacando o congresso realizado em 2002 que reuniu uma representação expressiva dos jovens de nossa eparquia.

A nós, os anfitriões, coube animar os participantes entre uma e outra palestra, com cantos, dinâmicas e motivações que contribuíram para o fortalecimento do espírito fraterno que marcou todo o encontro.

Nossos agradecimentos de coração, em primeiro lugar ao nosso amado Pai Espiritual e Bispo Dom Jeremias que nos incentivou a promover este evento e, como sempre, marcou sua presença durante todo o evento; aos padres de nossa eparquia, Pe. Matheus Fernando dos Santos de Papanduva e Pe. Casemiro de Curitiba; aos Hipodiáconos Sandro e Ivan Daniel e aos nossos seminaristas Fabrício e Jefferson.

Aos demais membros do clero, obrigado pelas orações e apoio, ainda que não tenham podido estar presentes.

Temos consciência de que nem todos poderiam se ausentar de suas comunidades e compromissos anteriormente assumidos. Tenham a certeza, no entanto, que estávamos ali unidos espiritualmente com vocês. Afinal, “onde está o Bispo está a Igreja”.

Agradecemos ainda aos tantos jovens que atenderam a este chamado, marcando suas alegres e fraternas presenças: Jovens de nossa Catedral São Demétrio e da Paróquia São Miguel de Curitiba, da paróquia de Canoas – RS, de Fran, Cel. Miranda e Santo Domingo no Paraguai.

Obrigado a todos e que a experiência deste encontro motive-nos a um maior comprometimento com o Projeto do Reino em nossas comunidades. Não poderíamos esquecer ainda de todos os colaboradores, benfeitores que tornaram possível este evento, atuando na sua organização: na cozinha, secretaria e serviços gerais. Deus abençoe a todos!

Do que foi tratado neste encontro, preparou-se um documento denominado “CARTA DE SÃO JOSÉ” cuja minuta foi lida e aprovada no encerramento das palestras e segue em anexo para que seja dada ao conhecimento de todos os nossos fiéis através de leitura do mesmo e posterior fixação no mural da comunidade.

 
 

0 comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Postar um comentário


 
 
 

Pesquisar

Arquivos