Por: Protopresbítero Nicolás Milus

Em Curitiba, Brasil, realizou-se solenemente a festividade de 10 anos da Consagração Episcopal de Sua Excelência Dom Jeremias – Eparca da Igreja Ortodoxa Ucraniana na América do Sul.

De 17 a 22 de setembro de 2003, na catedral São Demétrio em Curitiba, realizou-se solenemente a festividade de 10 anos de Consagração Episcopal de Dom Jeremias – Eparca (Bispo da Diocese) da América do Sul.

Dom Jeremias foi eleito bispo no VI Concílio Eparquial realizado nos dias 17, 18 e 19 de setembro de 1993, sendo sagrado no dia 19 na Catedral São Demétrio em Curitiba pelo Arcebispo Dom Constantino – Metropolita da Igreja Ortodoxa Ucraniana nos Estados Unidos e na Diáspora, tendo com co-sagrantes Dom Antônio – Arcebispo de Washington e Nova Iorque e Dom Paisius – Bispo Emérito da América do Sul.

Dos Estados Unidos, vieram especialmente para as comemorações Sua Eminência Dom Antônio, Arcebispo de Washington e Nova Iorque, o Revmo. Arcipreste Pe. James Norton acompanhado de sua panimatka Maria, e o casal Emílio e Shirley Skosepek.

Dia 17 de setembro, na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Curitiba, foi celebrado um Molébem (Ofício) de Ação de Graças, e depois, no salão comunitário foi oferecido um jantar de confraternização aos ilustres convidados.

Dia 18 de setembro, na Comunidade São João Apóstolo, em São José – SC, (Grande Florianópolis), foi celebrado o Ofício de Vésperas após o qual os paroquianos, liderados pelo Pe. João Manoel Sperandio e seu auxiliar Pe. Paulo Augusto Tamanini, recepcionaram o aniversariante e demais convidados num elegante restaurante da Ilha de Santa Catarina.

Dia 19 de setembro, à noite, no Hotel Rayon em Curitiba, houve uma reunião conjunta do homenageado, S. Excia. Dom Jeremias com os visitantes dos Estados Unidos e membros do Consistório da América do Sul e, logo em seguida, um banquete festivo.

Dia 20 de setembro, sábado na Catedral São Demétrio, foi celebrado o Ofício de Vésperas, cantado em português pelo coro dirigido pelo Arquidiácono Bóris e, logo depois, um encontro da juventude otodoxa com o Arcebispo Dom Antônio e o Bispo Dom Jeremias. Os jovens presentes representavam as Paróquias de Curitiba, Apucarana, Canoas, Papanduva e do Paraguai. Os líderes dos grupos apresentaram aos senhores Bispos seus trabalhos, êxitos e dificuldades. No final, pediram a Dom Jeremias sua intervenção junto aos Padres e Diretorias Paroquiais, para que deem mais atenção aos jovens e lhes ajudem na conservação da religiosidade e das tradições da nossa Igreja. Após a reunião realizou-se um jantar comemorativo.

Dia 21 de setembro, domingo, às 10:00 h, foi celebrada a Solene Liturgia Pontifical, com a presença de representantes vindos de Curitiba, Apucarana, colônia Nova Ucrânia, Papanduva e São José-SC. Antes da Liturgia, Dom Jeremias e Dom Antônio foram recepcionados no pátio diante do templo com pão e sal, de acordo com a tradição ucraniana, pelo Sr. Alexandre Czeczko – Presidente da Paróquia São Demétrio, pela Sra. Maria Dejneka – Presidente da Irmandade Feminina Santa Maria Madalena, e pela Srta. Priscila Lesink (Lesiuk) – em nome do JES, Juventude Espírito Santo. Na entrada da catedral, os Bispos foram recebidos pelo Protopresbítero Pe. Nicolás Milus, enquanto o coro entoava o hino a Santíssima Virgem, “Em verdade é justo glorificar-Te, ó Mãe de Deus”.

A Solene Missa Pontifical foi cantada em ucraniano pelos coros da catedral e da Paróquia São Miguel, sob direção do Dr. Romano Oresten, e em eslavo pelo coro masculino “Haidamaky”, sob direção do Sr. Lauro Preima.

Foram concelebrantes da Divina Liturgia os sacerdotes: Protopresbítero Nicolás Milus, Protopresbítero James Norton, Pe. Pablo Lisnychuk – Administrador do Decanato do Paraguai, Pe. Paulo Gulievicz, Pe. João Manoel Sperandio, Pe. Paulo Augusto Tamanini, Pe. João Emanuel Kindra e Pe. Casimiro Biesik, além do Diácono Marcos Ramos Penteado e dos sub-diáconos Eugênio Gulievicz, Ivan Tchopko e Sandro Maldonado.
Durante a Divina Liturgia, Dom Jeremias elevou à ordem do diaconato o sub-diácono Fabrício de Oliveira Castilhos.

Após a Liturgia, houve um almoço festivo na Sociedade Ucraniana do Brasil, durante o qual foram lidas muitas mensagens de saudação que o Aniversariante recebeu de diversos Bispos e Padres Ortodoxos, Ucraíno-Católicos e Católicos Romanos, de Consulados e outras Instituições dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Bélgica, Austrália, Argentina, Paraguai e Brasil.

Após o almoço, o coro masculino “Haidamaky” alegrou os participantes com animadas canções populares ucranianas e o grupo folclórico “Solovéy”, de Canoas, RS, fez uma belíssima apresentação de danças folclóricas ucranianas.

Dia 22 de setembro, segunda-feira, às 20:00 horas, na catedral São Demétrio, realizou-se um Molébem (Ofício) de Ação de Graças ao Arcanjo São Miguel, cantado em português. Em seguida, encerrando as festividades, foi oferecido um coquetel no salão comunitário da Catedral.

No decorrer das solenidades, os ilustres convidados e principalmente os fiéis ortodoxos, viveram momentos de grande alegria e renovação espiritual, especialmente durante a Liturgia Solene cantada pelos dois coros, formando dois “krylos” – um coro da direita e outro da esquerda, como antigamente praticava-se na Igreja Bizantina. Também foi muito emocionante o canto da Pequena Entrada, com a interação dos coros com o clero.

Nossos especiais e cordiais agradecimentos a S. Eminência Dom Antônio, Arcebispo de Washington e Nova Ioque, bem como a todos os visitantes que vieram dos Estados Unidos, da Argentina e do Paraguai e de diversas paróquias do Brasil, honrando-nos com suas presenças e enaltecendo os festejos de 10 anos de consagração de Dom Jeremias.

E a Dom Jeremias, nosso amado pai espiritual, o especial desejo de todos os participantes das festividades:

“Is pola eti déspota!”
“Mногії літа, Владико!”
“Muitos anos de vida, Excelência!”

 
 

0 comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Postar um comentário


 
 
 

Pesquisar

Arquivos