Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos

<
Livro de Visitas

2/12/2006
21:09:30

O encontro de Sua Santidade Bento XVI com Sua Santidade Bartolomeu I é o inicio da reunificação da Igreja Una [...]. Que Deus esteja com eles e que possam trazer de volta a unidade do passado para juntos guiarem a humanidade para a vida eterna!

2/12/2006
22:23:57

Io gosti muito del sitio. Descupa pel portuges. Andreas Sicilia

4/12/2006
16:07:14

Meu coração esta cheio de felicidade ao ver na TV e agora nas fotos deste site, a aproximação entre Católicos e Ortodoxos. O encontro do Papa Bento XVI com o Patriarca Bartolomeu I entra para história das Igrejas, sem exagero como o "Cisma do bem", já que o verdadeiro Cisma do ano 1054 definitivamente irá acabar em breve. Sou Católico praticante, mas profundo admirador da Igreja Católica Ortodoxa. E como um simples fiel quero poder um dia ir na Igreja Ortodoxa livremente e assistir a missa, como faço hoje. Que Deus ilumine os corações de Bartolomeu e Bento para as nossas igrejas que serão "UNA" um dia possam anunciar ao mundo a salvação de forma única como no passado. Que Deus seja Louvado! Quero, se possível, receber documentos sobre a Igreja Ortodoxa no Brasil. Paulo Sergio de Oliveira - Endereço: Rua Monteiro Lobato 179 - Jandira - SP - CEP 06606-170

7/12/2006
22:24:58

Sou Católico Romano, casado, brasileiro. Acompanhei a visita do Papa Bento XVI à Turquia e achei maravilhosos os gestos concretos de aproximação da Igreja de Roma com as Igrejas do Oriente, ortodoxas. Que o Espírito Santo inspire os corações das autoridades eclesiásticas e que a unidade dos cristãos seja uma realidade muito em breve. Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos os irmãos ortodoxos, com as bênçãos da Virgem Maria e de todos os santos. Amém. Um abraço fraterno, Rodolpho Gerstner * S. Paulo, 07 de dezembro de 2006

12/12/2006
10:03:58

Oi, sou católica romana e gosto muito de aprender sobre a Igreja Católica. Ao saber que a Igreja Ortodoxa, de uma forma tão próxima, está ligada à Roma, me alegrou muito, ter cada ortodoxo como irmão, abraçando a mesma fé, coisa difícil de se ter com qualquer outra religião. Fico feliz por existir esse site, e que Deus me conceda vários acessos a ele, para aprender mais como é ser cristã. Graça e Paz!

12/12/2006
10:41:58

Sou católico romano e fiquei encantado com este site. Bem desenhado, conteúdo rico de informações e espiritualidade, mostra-se com uma linguagem bem ecumênica e arrojada sem perder as maravilhosas características da Igreja Ortodoxa. No que toca ao ecumenismo fiquei impressionado com o acolhimento e boa vontade desta Igreja. Deus nos ajude e inspire nossos líderes para que possamos rapidamente chegar a tão desejada e plena unidade, quando daremos um grande testemunho de amor a esse mundo devastado pelo individualismo e pela indiferença religiosa. Que a Virgem Maria sempre interceda por nossas comunidades a fim de nos amarmos cada vez mais em Cristo sob a doutrina dos Apóstolos. Gustavo Del`Agnolo.

12/12/2006
18:06:44

Louvado seja o Senhor por este santo site! Tenho feito grandes amizades por meio dele. Dia desses encaminhei um jovem para ser sacerdote ortodoxo. Quero que a minha vida e a minha música sejam um canal de Unidade. Contatos por carta: Maestro Urbano Medeiros - C. P: 170 - CEP 35660-970 - Pará de Minas - MG - Brasil.

14/12/2006
12:55:53

Sou católico romano, mas tenho esperança na nossa futura união.

15/12/2006
14:46:00

Achei este site maravilhoso. Sou católico romano e gostaria de entrar em contato com cristãos ortodoxos. Gilbertoitapetim@hotmail.com

15/12/2006
20:53:44

Rev.mos Padres, paz de Cristo! Sou de origem libanesa. Meus pais eram ortodoxos. Com o tempo fui me enchendo dos saberes do mundo e me desliguei totalmente das minhas raízes. Pensei até em me tornar muçulmano... Ouvindo a música do maestro Urbano Medeiros que é cristão-oriental, sinto uma vontade enorme de começar a freqüentar a Igreja ortodoxa aqui em São Paulo. Rezem por mim... Prof. Abi-Sáber Boulus

16/12/2006
00:34:36

Louvado seja o Deus Uno e Trino pela graça derramada em nossos corações através do insondável conhecimento da Santa e Divina Liturgia. Estou feliz em beber da fonte dos irmãos ortodoxos e sinto em meu coração um amor profundo pela grandeza desta Liturgia. Sou sacerdote católico e sempre enriqueço o meu conhecimento de teologia ortodoxa neste site. Pe. Cássio Santos de Souza - Aracaju - SE

17/12/2006
10:26:45

Glória a Jesus Cristo! Glória para sempre. Gostaria de parabenizá-los por este trabalho que vocês mostram neste site. Estou sempre pesquisando e lendo os inúmeros assuntos que vocês nos dispõem, pois são assuntos que me interessam, além de serem bem detalhados e profundos. Que Deus Pai abençoe o vosso trabalho! Atenciosamente: Paulo F.

19/12/2006
16:55:50

Parabéns pelo site e pelo conteúdo. Tudo nos inspira a uma vivência cristã. Prof. Bráulio Pinto.

23/12/2006
17:45:43

E o Verbo Divino se fez carne e habitou entre nós. A Festa do Nascimento do Menino Deus, celebrada pelas Igrejas Ortodoxas e Católicas nos faz refletir sobre a Unidade que tantos aspiram. O Deus que se fez carne para unir o seu povo que estava nas trevas, continuará se fazendo carne em cada Celebração Eucarística até que o seu povo veja a verdadeira Luz, aquela que brota do Oriente de onde nasceu o Salvador. Possamos nós celebrarmos a Divina Eucaristia unidos, ortodoxos e católicos, numa noite santa de Natal. Luis Felipe Marcos - São Paulo

24/12/2006
19:07:58

Gosto muito deste site porque faz com que eu aprenda cada vez mais sobre a Santa Igreja. A única coisa de que discordo é da União do Patriarca Bartolomeu com Bento XVI, pois a Igreja Católica é na Verdade Pentecostal não Tradicional como nós Ortodoxos! Em XC!

25/12/2006
13:46:16

Necessitamos de paz entre os homens, necessitamos de paz na relação do homem com a natureza, necessitamos de paz entre os irmãos cristãos, para que juntos busquemos o itinerário que nos levará ao Rei da Paz, Cristo Nosso Deus e Senhor. Paz aos homens de boa vontade! Votos neste Natal tão especial que nos faz ainda relembrar do encontro de Bento XVI com o Patriarca de Constantinopla. Feliz Natal! Letícia Osrbon- PR

31/12/2006
19:48:02

Pax! Fui noviço num mosteiro beneditino em Belém do Pará. Como faço para saber mais sobre os monges ortodoxos? Meu e-mail vai aí: ccn_20@hotmail.com. Quem sabe se 2007 não me espera um mosteiro ortodoxo. Sou apaixonado pela liturgia ortodoxa. Aguardo resposta.

1/1/2007
19:56:26

Caríssimos, em nossas igrejas encontramos Cristo Aquele que é o Salvador. Amar a Cristo é amar a Sua Igreja, Católica Ortodoxa e Romana. Que bom vocês estarem aqui no RJ. Meu nome é Christovam e sou da Capela Nossa Senhora do Trabalho - Anchieta. Obrigado Ibson por me dar esta oportunidade de conhecer a grandeza de Cristo através dos ortodoxos.

2/1/2007
14:35:35

Quero Primeiramente desejar aos caríssimos irmãos feliz Ano de 2007! Encaminho o endereço p/ o link da igreja copta no Brasil; www.igrejacopta.org.br. Um abraço deste seu irmão de Rito Latino; fiquem sempre com Deus! Anderson

7/1/2007
00:44:30

Olá! Bom, eu gostaria de saber como faço para ter mais informações de como ingressar em um convento! De preferência, na cidade do Rio de Janeiro, se for na região serrana melhor ainda! Já faz algum tempo que eu me interesso pela vida religiosa e gostaria de seguir neste caminho. Desde já agradeço. Meu e-mail é isabelacoelho04@hotmail.com  Isabela Coelho

12/1/2007
11:58:22

Site de conteúdo fantástico e de acesso muito fácil. Estou fascinado pela Liturgia ortodoxa e falo na condição de seminarista da Ordem Franciscana Menor Conventual fiquem c/ Deus PAZ E BEM!

13/1/2007
15:25:22

Oi, sou Católico Romano, mas sempre admirei as Igrejas Ortodoxas do Oriente, pois mantiveram o sentido do "Mistério" e também sua Liturgia é belíssima, como também sua Espiritualidade. Gostaria de adquirir um ícone, mas não sei onde são comercializados. Sou devoto da Ssma. Virgem e gostaria de saber mais sobre como se dá a devoção à Theotokos nos países do Oriente. ssmoreno@ig.com.br

13/1/2007
22:48:34

Boa Noite! Paz e graça! Sou padre da Igreja Católica Apostólica Brasileira e gostaria muito de saber como entrar em contato com os Srs. da Igreja Ortodoxa para que possa obter mais informações sobre a formação e admissão. Durante algum tempo, venho acompanhando este site com muito carinho e curiosidade. Parabenizo aos responsáveis por todos os trabalhos deste grande meio de comunicação e evangelização o qual vem sento muitíssimo bem usado à luz do Espírito Santo. Agradeço a atenção e na certeza do retorno, fraternalmente despeço-me buscando do Pai as mais escolhidas bênçãos. Pe. Mateus ramisorsuetam@ig.com.br

14/1/2007
15:25:26

Em minha opinião, se houvesse mais divulgação da Igreja Ortodoxa para os brasileiros, em especial para os casais de segunda união, muitos católicos romanos teriam com certeza uma busca espiritual a estas comunidades, pois falam dos excluídos e marginalizados, sendo que estes casais ficam de fora da igreja. Por favor, dêem mais atenção a estes casais para que possam sentir pessoas dignas e úteis dentro da Igreja. Obrigado. João Medeiros.

15/1/2007
22:46:09

Graça e Paz. Parabéns pelo site. É um conteúdo maravilhoso e de grande importância para os verdadeiros e únicos cristãos. A Igreja Ortodoxa é a verdadeira Igreja de Cristo e não romana. Precisamos estudar um pouco mais História e não essa história mentirosa que se aprende na escola em que dizem que Pedro foi o 1° papa e por isso os bispos de Roma são os seus legítimos sucessores. Sabemos que o itinerário não foi o que a Igreja de Roma disse. Pedro esteve em vários lugares como uma espécie de missionário. O verdadeiro evangelizador de Roma foi Paulo (que também foi um grande missionário). Isso é um dos problemas, sem contar: Dogma da Infabilidade Papal, Celibato como dogma ou norma disciplinar etc.. Se tiver alguém que precisa se retratar com nosso Patriarca Ecumênico e com todos os Patriarcas é o Bispo de Roma e sua igreja, pois os Patriarcas são os verdadeiros e únicos sucessores dos Apóstolos. Meu nome é Prof. Dr. Matheus Saahd. (Prof. Doutor em História e Pós Doutorado em História da Igreja pela Universidade do Canadá). São Paulo- SP.

16/1/2007
22:50:20

É maravilhoso o conteúdo do site e estou encantada com a beleza da Igreja Ortodoxa. Parabéns aos responsáveis. Maria de Fátima. Ubá- MG.

16/1/2007
22:51:38

Fiquei encantado com tudo o que tive a possibilidade de ver neste site. Parabéns aos seus idealizadores. Carlos Alberto. Itu- SP.

17/1/2007
12:37:47

Que a Paz de Jesus esteja com cada um que entrar nesta página. Esta é a primeira vez que eu entro e confesso que já estou amando. Que Deus abençoe cada leitor e todas as nossas famílias!

18/1/2007
15:23:11

Olá, todos os amigos... Hoje acordei com uma maravilhosa sensação... Viver vale realmente a pena! Que Deus, o Doador da vida, esteja abençoando a todos com muita alegria.

20/1/2007
15:21:48

Excelente, muchas bendiciones! Família Cárdenas Cuellar - Colômbia

21/1/2007
14:03:12

Gostei da tua página. Vivo em USA e sou apaixonado pela pintura de Ícones, a minha vida esta ai. Manda-me informação. Quero comprar livros. Manuel Gomes 105, 5th street HARRISON NJ 07029 ( USA)

21/1/2007
18:32:38

Olá Irmãos. Parabéns pelo excelente site! Só uma correçãozinha: o Credo http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/fe_ortodoxa/ credo_nicenoconstantinopolitano.htm       contém erros da adição latina. O "filioque" não foi a única coisa acrescentada pelos latinos. Não existe "Deus de Deus" antes de "Luz da Luz" e é "E no Espírito Santo" e não "Creio no Espírito Santo". Esses site católico http://www.newadvent.org/cathen/11049a.htm  mostra as adições entre ( ) Tanto no Livro da Arquidiocese de Antioquia como no Livro da Eparquia Ucraniana está correto. Claro que não faz nenhuma diferença do ponto de vista teológico. Um abraço!

21/1/2007
21:15:12

Olá! Visitando o site, vi um ícone indicado na Iconostase, nas imagens de Maria. Ele está referenciando como...panaghia26. Pela descrição das representações da Virgem, me pareceu mais como Blochernitissa do que Panaghia. Estou correto? E qual seria a origem deste ícone, seu iconógrafo, história? É possível me repassar as informações? robert@comunidadejerusalem.org . Obrigado, Robert

23/1/2007
10:55:34

Admiro muito os meus irmãos ortodoxos pela Liturgia deles que revela a vida de Cristo de uma forma amplamente "emoldurada" de inspiração do Espírito Santo a qual, certamente, faz com que os fiéis mergulhem por este ao Mistério Salvífico. Também, na qualidade de católico romano, mergulho eu na suavidade do Senhor nesta Liturgia Ocidental, pois o Espírito Santo é sábio e conhece a realidade do Ocidente e do Oriente. O fato é que todos participamos do Banquete do Cordeiro nas nossas Liturgias, pois a Eucaristia, tanto católica como a ortodoxa, a Eucaristia é legítima (as Igrejas em comunhão com o Papa), pois os Bispos e os Presbíteros não o são só de frontispício, têm sucessão apostólica. É um só o Dom Celestial do qual participamos. Queria dizer que o irmão do comentário 913 está amplamente enganado ao dizer que a Igreja Romana é de cunho Pentecostal, se é que a sua intenção foi se referir ao movimento Americano de religião dos EUA. Aconselho-o a rever seu conceito e a ler o Catecismo da Igreja Católica. Não preciso nem justificar porque a Igreja Romana tem o primado de Pedro e a Ortodoxa é proveniente do alicerce desse primado, o alicerce dos apóstolos. Mas se ele se refere aos movimentos carismáticos, como a RCC, do qual eu faço parte, eles manifestam o que deve ser comum a estas duas igrejas: o uso dos carismas, o dom de profecias, o dom de línguas e de interpretá-las (glossolalia). Me responda ele: A pessoa que recebe a Eucaristia, que se confessa e que é Batizado, não é repleta do Espírito Santo? O Espírito revela a Eucaristia e todo o Mistério contido nela: Cristo, nossa Páscoa! A Liturgia é obra do Espírito e não formalidade. A RCC é o atendimento do pedido de S.S. João XXIII,no qual implorava um fogo novo à Igreja. Francisco Renalvo Ferro. e-mail: ieschua@hotmail.com

23/1/2007
12:26:21

ieschua@hotmail.com , gostaria de lhe dizer que a Igreja Romana não possui a primazia de Pedro, pois este foi martirizado juntamente com Paulo de Tarso, ou seja, Pedro jamais foi empossado como bispo de Roma, pois este já estava morto. O primeiro bispo de Roma foi Lino e não Pedro. Roma apenas remontou a primazia de Pedro por causa de sua influência política com o Império Romano. Se você estudar um pouco mais sobre os primeiros concílios da Igreja, você irá perceber que nunca houve supremacia papal, haja vista, o termo empregado era patriarca e que todos são primus-inter-pares, ou seja, todos são primeiros entre os iguais. Isto foi estabelecido nos concílios de Constantinopla, não havia o termo papa extraído do latim, pois a influência da igreja primitiva era helênica (grega) e não latina. Estude um pouco mais sobre geopolítica cristã e assim você perceberá que a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa é de fato e de direito a primeira Igreja, basta observar que os primeiros monges eram todos do Oriente, tal como Santo Antão. As primeiras comunidades foram formadas no Oriente, Grécia, Leste-africano, para depois chegar até Roma. Ouça, Pedro quando esteve em Roma já era patriarca de Jerusalém, Antioquia e Alexandria, basta ler os Atos dos Apóstolos. O Novo Testamento foi escrito em aramaico siríaco, depois passou para o grego, copta e somente muito depois passou para o latim. Francisco Renalvo Ferro, a primeira igreja foi a Igreja Siríaca Ortodoxa, pois era o idioma falado por Jesus, quando os primeiros cristãos vindos do Oriente pregavam, usavam o idioma grego afirmando: ortodoxia tos cristos, ou seja, o Novo Testamento é a doutrina reta e verdadeira de Jesus, e a palavra "católica" vem do grego e significa universal, não sendo "a placa" da igreja, mas sim, a missão de universalizar a Ortodoxia: a doutrina reta e justa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

24/1/2007
16:55:04

"Acreditando na Palavra de Deus veremos o impossível se realizar em nossa vida de peregrinos. Somente crendo é que veremos a justiça florir. Lá onde a Justiça impera, veremos as pedras do egoísmo se transformar em pães e o amor acabar com o rancor." Utilizando as palavras do Papa Bento XVI, gostaria de deixar uma mensagem pela Paz. Paz essa que todos nós almejamos, seja qual for o nosso entendimento sobre religião. Discutir se Pedro foi ou não o primeiro sucessor de Cristo, a essa altura não leva a nada, pois, o que almejamos é um mundo melhor e isso não será possível enquanto houver divisões e disputas para decidir quem é o melhor. Precisamos nos comprometer com a paz e acreditar que o impossível pode acontecer, pois o que é impossível para os homens, o Senhor pode realizar. "Para Deus, nada é impossível" (Lc 1,37). São Paulo - SP.

24/1/2007
10:29:47

Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo site! Sou muito interessado na história de nossas igrejas, como sou católico romano praticante, gosto de entender como chegamos onde estamos. Entendo que existam divergências entre as igrejas apostólicas, porém nada como o diálogo e a compreensão para nos aproximarmos mais um dos outros.  Tenho muitas dúvidas com relação aonde é encaixada a Igreja Armênia? Existe mais de uma Igreja Armênia? Onde se encaixa a Igreja Etíope? Quem poderia me responder? Abraços a todos Pedro Paulo F. Gouveia Filho. ppfgouveia@bentonit.com.br

24/1/2007
12:26:11

Em vez de ficarmos com polêmicas que não levam a nada, melhor é a gente ter a consciência que somos TODOS de Cristo. Há muito tempo que venho oferecendo o meu sofrimento (enfermidade) pela união dos Cristãos. Além da minha música que tem sido um canal humilde dessa Unidade. Abraço e orações, Maestro Urbano Medeiros

24/1/2007
13:16:22

Sim, entendo sua posição, caríssimo Teófilo, mas quando falamos de Igreja não podemos pensar apenas questões socioculturais ou político-culturais, porque o culto que a Igreja realiza ultrapassa toda a língua e barreira sociocultural. A questão do papado não é expressa como invenção da Igreja, vc bem sabe, mas de cunho da Palavra para a Igreja. Não foi Jesus quem disse: "És Pedro (Cefa)?" Não foi ele quem recomendou: "Cefa, confirma teus irmãos na fé". Não pediu Paulo permissão a Pedro para pregar? Não questionou Jesus três vezes a Pedro encarregou-lhe de apascentar os cordeiros? Como não existe o papado? Se Jesus ordena que se confirme a fé, não deixa de dar infalibilidade na fé? E agora? Não estamos falando de questões socioculturais, mas messiânicas. Agora, o que vcs não entendem é que por ser Papa, o Pontífice Supremo não é rei nem maior do que os outros. Ele é ou servo dos servos e está a serviço da Igreja com os Bispos na Missão de ligar e desligar representando todos os apóstolos como também a multidão dos fiéis. O Papa não é Deus, mas Providência de Deus, sinal de confirmação como Pedro o foi no Concílio Apostólico de Jerusalém, o qual bania o judaidantismo, tomando a palavra final, concordando todos os que estavam ali. O Papa, pessoalmente, pode ser falível, mas não o é na fé, como vcs também não o são. Um afetuoso ósculo em Cristo Jesus! (Preste atenção que foi Pedro quem começou a pregar aos judeus depois de Pentecostes, e em Pentecostes a Igreja falou línguas diferentes, não só o aramaico)

24/1/2007
18:28:19

Caro Francisco Renalvo Ferro, você está muito por fora de História da Igreja meu filho. Sou sacerdote católico e o que nossos irmãos ortodoxos falam é a mais pura verdade. O catecismo da Igreja Católica não serve de base para você justificar as suas convicções estúpidas. Sei que Paulo, em sua Primeira Carta aos Coríntios no capítulo 13, nos fala que as profecias desapareceriam, as línguas cessariam e que permaneceriam somente três coisas: a fé, a esperança e a caridade. A RCC só serve para uma coisa: em vez de trabalhar a fé, trabalha a emoção das pessoas. S.S. João XXIII não se referia à gritaria e bagunça, mas sim a uma atuação pura e serena do Espírito Santo. Não utilize a fala de um Papa para justificar suas crenças e não seja um neo-pentecostal ao levar o Catecismo da Igreja ao pé da letra. Tenho 57 anos de sacerdócio e conheci João XXIII pessoalmente, pois trabalhei com ele no Vaticano. Atenciosamente. Pe. Giuseppe Maria

24/1/2007
23:17:55

Parabéns pela riqueza que se tornou seu site. Informação honesta e sem mistificação. Dele podemos aprender muito sobre a venerável Tradição de tantas Igrejas importantes que lutam para manter o legado dos apóstolos nesse mundo cada vez mais cínico e anti-religioso. Parabéns! Sou ministro leigo da Igreja Anglicana e gostaria de saber se vocês poderiam autorizar a reprodução de alguns de seus textos para usarmos localmente em eventos de formação. Desde já grato pela atenção. Paz e Bem!

25/1/2007
15:23:24

Pe Giuseppe, sua benção. Eu lhe respeito como sacerdote e dispensador da Graça, mas se eu vejo uma contraposição é minha missão rebater. De que lado o senhor está? O senhor me vê aqui defendendo a doutrina verdadeira sobre o primado de Pedro e ainda me rebate em vez de defender! Entrei neste site porque admiro os irmãos ortodoxos mas não posso deixar que os enganos prossigam. O senhor sabe que autocefalía não é o propósito de Jesus, porque o desejo dele é que todos sejam um. Não estou criticando a ortodoxia, não. Mas se o senhor acha que eu não tenho razão e que interpreto o Catecismo de maneira errônea, do jeito que o Catecismo é, claro, sucinto, então por que o senhor é um sacerdote católico? Se a doutrina da Igreja não é certa por que o senhor continua na Igreja? O certo é certo, o errado é errado. O senhor deveria reclamar de mim se eu estivesse com posições protestantes. Que intransigência! Ou é pelo fato de eu ser da RCC? Por que o senhor não me defende? Se o senhor conheceu pessoalmente João XXIII, pouco me importa, importa é que ele pediu o Espírito Santo e ele se manifestou. Será que o Senhor não atenderá ao pedido de um representante de Cristo, vigário de Cristo? O senhor está muito enganado quanto a RCC. Testemunha disso sou eu: depois que ingressei neste movimento minha vida mudou completamente: passei a ter um amor ardente pelos sacramentos, especialmente pela Eucaristia, pela Confissão, não falto mais a Missa porque a Missa para mim passou a ser o Céu na terra, tenho tido um amor imenso pelo Ofício Divino, tenho descoberto que só na Igreja tem a Verdade completa etc.! O que o senhor acha? Por que isso? Afinal, eu descobri que se vive os sacramentos, não primeiro estudando 12 anos de teologia e filo, aramaico e hebraico, parapsicologia etc., mas abrindo o coração à Graça, pois a Igreja não é escola de formalidade e regras, nem discurso político e reunião de só resolver problemas sociais, mas Sacramento de Salvação e de Vida do Senhor. Isto é o que a Igreja é, o que a Liturgia é! Se não pode me defender, padre, em segredo me instrua, mas não massacre meu movimento, mas como pastor, que o senhor é inspirado e tem subsídio do Espírito Santo. Veja quantos padres, até os que não são da renovação, falam tão bem dela! Desculpe-me, sua bênção, mas esta é minha posição de Católico Apostólico.

26/1/2007
00:34:09

Caro Pe. André, sou um admirador desse site. Só me preocupa que pessoas sem escrúpulo como esse Francisco Renalvo e outros católicos romanos entrem em nosso site ortodoxo para nos criticar. Eles tem vários sites da Igreja deles. Que façam esses comentários lá e defenda suas posições lá. Não somos a favor do primado do Papa e nem por isso ficamos falando aos quatro ventos. Estou me sentindo muito chocado com determinados comentários nesse site pois sou ortodoxo convicto, o Brasil é um país que garante a liberdade de culto e se esses irmãos romanos estão tão incomodados conosco, que nos deixem em paz, pois não são Deus para julgar as pessoas e seu comportamento e muito menos nos ofender. Peço a gentileza ao senhor que cesse essa baixaria que está se tornando esse livro de visitas, pois está muito claro nele que serve para deixar os comentários, sugestões, elogios e críticas com relação ao conteúdo e não com relação a nossa crença. Esses carismáticos precisam nos respeitar. Eles estão partindo para grosseria. [...]. Fraternalmente Ricardo ricardodominus@hotmail.com

26/1/2007
00:40:26

Filho Francisco, não precisava se alterar. Se os estudos não são importantes com relação a Igreja, eu sinto muito. Só gostaria que você deixasse nossos irmãos ortodoxos em paz. Eles não tem esse site para ser julgado e se você acredita estar ao lado da verdadeira Igreja de Cristo, siga com carinho nosso Papa Bento XVI que nos garantiu que o ecumenismo e o respeito são os melhores caminhos para se chegar a unidade. Vamos fazer o compromisso de utilizar esse espaço pela unidade e não pela divisão. Fraternalmente, Pe. Giuseppe Maria

26/1/2007
02:18:46

Legal esse site, meus parabéns! Fé no Senhor Jesus Filho de Deus!

26/1/2007
12:00:17

Vamos utilizar esse espaço para aquilo que nos une. Não vamos nos preocupar com situações inúteis. Esse espaço é de Deus. Respeite-nos, Francisco Renalvo. Maria de Fátima- Ubá- MG.

26/1/2007
12:02:21

Por que se preocupar com essas questões históricas e teológicas sendo que Nosso Deus nos deixou a principal forma de nossa unidade: O Amor? Respeitemos esse espaço e os santos monges que o administram. Carlos Alberto- Itu- SP

26/1/2007
12:03:26

Parabéns pelo site. É maravilhoso o seu conteúdo. Fiquei encantado. Pe. Ricardo Martins

26/1/2007
12:44:05

... "A escuta da Palavra é prioritária para nosso compromisso ecumênico. Não somos nós os que fazemos ou organizamos a unidade da Igreja. A Igreja não se faz a si mesma e não vive de si mesma, mas da Palavra que procede da boca de Deus... Quem escuta a Palavra de Deus pode e tem que transmiti-la depois aos demais, os que nunca a escutaram ou os que a esqueceram ou sepultaram sob os espinhos das preocupações e dos enganos do mundo"... Perguntemo-nos se nós, os cristãos, não nos temos ficado demasiado mudos. Ou se, quiçá, não nos está faltando coragem, valentia para falar e dar testemunho... Nosso mundo espera, sobretudo, o testemunho comum de todos os cristãos... A unidade não pode ser imposta; deve ser compartilhada e fundada numa participação comum na ÚNICA FÉ. Escutar e falar, compreender aos demais e comunicar a própria fé são dimensões essenciais da práxis ecumênica. O diálogo honesto e leal constitui o instrumento típico e imprescindível da busca da unidade... É indispensável expor toda a doutrina com clareza para um diálogo que afronte, discuta e supere as divergências, todavia as existentes entre os cristãos, porém, ao mesmo tempo, 'o modo e o método de anunciar a fé católica em nenhum caso deve ser obstáculo ao Diálogo com os irmãos’”...

27/1/2007
13:18:31

Obrigado, meu querido Padre Giuseppe! Eu não me alterei, só justifiquei que o meu jeito de ser Igreja me fez em plenitude estar de acordo com a doutrina dos apóstolos é tanto que lhe respeito por ser sacerdote, dispensador da Graça! O dons na Igreja são muitos e o Dom Maior é a Eucaristia, pois ali está a Verdadeira Caridade. Espero que o senhor tenha compreendido a minha justificação e que não é à toa nem desprezível o testemunho que tenho. Obedeço com fervor ao Santo Padre e deixo aos meus irmãos ortodoxos o mais forte abraço no Deus que é, que era e que vem e que me sinto muito bem visitando esse site.  Outra coisa, Padre Giuseppe, eu não quis condenar os estudos. Só faço a seguinte comparação: o cérebro pensa, mas quem bombeia sangue para este é o coração. O que eu quis dizer foi o seguinte: Deve-se estudar, sim, mas com fervor!

27/1/2007
15:21:05

Parabéns pelo site! Sou católica romana "convicta", mas nem por isso vou deixar de visitar o site e elogiá-lo. Porém, também fico chateada quando pessoas que se dizem católicos romanos, criticam sem propósito o trabalho de outros, pois isso nunca foi pregado por nós. Qualquer pessoa que realmente almeje um mundo melhor, com união, amor e Paz, certamente concordará comigo! Parabéns e continuem com esse maravilhoso trabalho de vcs! Ana Lucia - São Paulo - SP.

27/1/2007
15:25:08

Esse rapaz não vai parar de incomodar não? Já está chato isso e não é lugar de ficar mandando mensagens particulares.

27/1/2007
17:00:00

Perdoem-me Ricardo e Maria de Fátima, não foi minha intenção ofendê-los. Só senti-me rebaixado com um irmão que disse que não apoiava o encontro do Patriarca Bartolomeu e Bento XVI (comentário 913). Não deveria ter dito nada a ele. Com todo o amor que vem do Senhor.

27/1/2007
17:05:49

Caríssima Ana Lúcia, eu não me digo católico romano, mas o sou. Como vc pode dizer isso de mim sem me conhecer? Amo-te com o amor que vem do Senhor.

28/1/2007
15:53:24

Louvado e adorado seja o Deus onipotente e misericordioso por nos dar a graça de professar uma fé tão santa e pura. Um abraço a todos que freqüentam esse site. Eu sou um admirador desse site e gostaria de parabenizar aos responsáveis pelo trabalho. [...]. Com as mais sinceras bênçãos e orações, do irmão em Cristo e Maria, Diácono Ricardo Júlio Maragna, IOBE (Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava). ricardo.maragna@netsite.com.br

28/1/2007
22:03:02

Adorei esse site. Gostaria de parabenizar aos senhores responsáveis por ele. Um abraço a todos que utilizam essa riqueza. Vanda Maria - Ijuí- RS.

29/1/2007
17:21:04

Parabéns pelo site. É maravilhoso e muito bem elaborado. Padre Martins

30/1/2007
03:02:30

Gostei muito, muito mesmo. As pinturas são lindas! Eu sou paraense e sou aluna da O.F.S. Gostaria de saber como são os Franciscanos da Igreja Ortodoxa. Meu e-mail é mariafranciscana@hotmail.com

1/2/2007
23:13:23

Saúdo-vos na paz do Senhor. Sou o diácono Ricardo Conceição da Diocese de Santarém, Portugal, e encontro-me a a finalizar os meus estudos com vista à ordenação sacerdotal. Dou graças a Deus e reconheço o vosso grande mérito em proporcionar este excelente site. Tenho uma especial admiração por toda a espiritualidade cristã oriental em geral e o vosso site possibilita-me textos e imagens que muito me ajudam a estabelecer este contacto fundamental com os meus irmãos na fé no único Senhor Jesus Cristo e a perceber que, de facto, a Igreja de Jesus Cristo respira a dois pulmões espirituais que mutuamente se implicam e influenciam. Peço ao Senhor que vos recompense de tão grande serviço. Ficai certos da minha continuidade na visita assídua ao vosso site. Saúdo-vos com admiração e respeito.

2/2/2007
00:03:46

Sou católica e estou ingressando na vida religiosa! Quero parabenizá-los e elogiá-los por tão belo site, ensinando essa doutrina fantástica e maravilhosa que possui a Igreja Católica e a Igreja do Oriente pela qual tenho tamanha admiração! Que nós possamos ser cristãos autênticos e não simplesmente cristãos de fachada porque, destes o mundo não necessita, necessita sim de cristãos da verdadeira Igreja de Cristo que conheçam sua Igreja e sua doutrina, o que nos favorece muito os escritos desse site. Gostaria muito de poder desfrutar de todo o seu, porque eu amo estudar sobre a Igreja Católica ou Oriental e sua doutrina, amo mesmo, por mim viveria para isso, para entender e esclarecer aos que são menos esclarecidos da verdade, mas não seria possível ler tudo, não só por ser muito conteúdo, mas também pelo meu tempo ser curto. Mas, novamente. Parabenizo-os, e que juntos possamos um dia estarmos na pátria celeste, onde desfrutaremos do bem que aqui praticamos!!!

3/2/2007
17:09:48

Olá, meu nome é Philipe, sou católico romano praticante e convicto de minha fé. Gostei muito deste site, e até retirei dele alguns textos para pregações e referências, pois como católico que somos, creio que a unidade se faz também assim, vendo o que temos de comum e de melhor a oferecer a este mundo tão secularizado e cheio da gosma do pecado. Pax et bonum!

3/2/2007
18:03:15

Parabéns pelo site. Ele é muito legal e bonito.

4/2/2007
12:59:27

Gostaria de parabenizá-los pelo site!!! Muito bem elaborado e necessário aos nossos tempos!! precisamos ser pessoas que conhecem realmente nossa Igreja e não ignorantes na fé como tantos já são! Parabéns novamente!

5/2/2007
17:29:55

Olá! Adorei esse site! Ele mostra a graça e o esplendor de nossa Santa Igreja Ortodoxa

5/2/2007
19:24:46

Parabéns pelo site. Que Deus vos abençoe e vos guarde. Monsenhor Nagui RJ. (IOBE - Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava)

[...]

6/2/2007
17:45:08

Esse site é maravilhoso e seu conteúdo um espetáculo. Parabéns!

6/2/2007
18:12:32

Parabéns, o site é belíssimo, cumprimentos. Se me permitem gostaria de sugerir que acrescentassem o item: "pedido de orações"; faz tanta falta para nós, neste mundo tão difícil em que estamos vivendo; é um consolo e uma esperança saber que tem gente que nos ajuda com suas orações.

6/2/2007
22:40:40

Concordo plenamente com o comentário anterior. Caros monges ucranianos, rezem por nós. Ricardo

9/2/2007
23:46:01

Senti saudades do site. Que bom que tudo voltou para que possamos beber da fonte do saber ortodoxo!

10/2/2007
17:37:40

Entrei nesse site pela busca na Google. Quero saber como me formar padre ortodoxo. Estou em encaminhamento vocacional na Igreja Romana, mas sinto que ser padre da Igreja Católica Apostólica Romana não é para mim. Obrigado pela atenção. Envie pelo meu e-mail a resposta por favor. Kauê - e-mail: boiloca@bol.com.br

10/2/2007
17:42:38

Gostaria de saudar os responsáveis pelo trabalho nesse site. Gostaria de saber se existe lecionário ortodoxo para ser vendido e onde localizar. Gostaria também de saber se vende missal para celebração eucarística. Obrigado e aguardo respostas. Diácono Ricardo IOBE ricardo.maragna@netsite.com.br

10/2/2007
23:21:02

Como católico romano busquei neste site beber na fonte do ecumenismo, e declaro arrebatado pela beleza da Tradição Ortodoxa da qual temos muito a aprender. O site é de uma beleza impar, e conhecer Igrejas Irmãs e suas tradições tem sido extremamente rico para mim.

11/2/2007
23:23:12

Olá! Paz e Graça a todos! Fico feliz em saber que o site disponibiliza preciosas informações sobre a Ortodoxia da Fé Cristã. Eu o utilizei muito em um trabalho que fiz ano passado, é uma boa fonte de informação para quem deseja saber mais sobre a Igreja Ortodoxa (principalmente pra mim que estou começando a trilhar os caminhos de estudos da Teologia). Grande abraço! Ana

15/2/2007
18:51:49

Muito inteligente e necessário dispor de um excelente serviço de BUSCA para o site ECCLESIA, dado o elevado número de textos que contém. Parabéns por mais esta iniciativa que confirma o grau de presteza e atenção oferecidas ao internauta. Abraços. Luis Fábio - Maranhão - PI

17/2/2007
13:59:06

Amigos em Cristo, Paz! Quem quiser conhecer um pouco do nosso trabalho de música bizantina (instrumental) faça o seguinte: entre no site www.youtube.com, na "janela" SEARCH coloque o nome Urbano Medeiros - Ortodoxo. Espere carregar... Aí eu toco no aulos (instrumento grego) uma música bizantina do Oriente Médio. Abraço e minhas preces por todos, Urbano Medeiros

19/2/2007
01:31:42

Meu nome é Lélia Maria Skorobogatyj e, pela segunda vez, deixo aqui meus parabéns pela página e a todos um grande abraço. Como já mencionei em mensagem anterior, sou filha de Andrej Skorobogatyj que desembarcou no Porto do Rio de Janeiro em 17 de janeiro de 1909 pelo navio Halle vindo do Porto de Bremen na Alemanha, com destino ao Paraná. Passaram por algumas cidades como Gonçalves Júnior, Mallet, Paulo Frontin e Vila Guarani, onde estão sepultados os meus avós. Há bem pouco tempo passei a me interessar por saber de qual cidade da Ucrânia eles vieram. Não possuo nenhum documento a não ser a certidão do Arquivo Nacional que comprova o que foi dito acima, e que vieram como austríacos. Gostaria muito que a Igreja me ajudasse com toda e qualquer informação que fosse possível encontrar, para que eu alcance uma luz para este túnel obscuro. Peço também a todos que se comunicam por meio desta página, que se tiverem qualquer informação que possa me conduzir a algum documento ou obra, me envie e, desde já, agradeço do fundo de meu coração. Isto para mim é muito importante, pois estas dificuldades me são dolorosas. Deixo meu e-mail para contato, lmscober@hotmail.com. Desejo a todos que o Divino Mestre vos conceda muita paz!

21/2/2007
10:04:59

Iniciamos a Quaresma, rumo a grande celebração da Páscoa cuja data coincide neste ano tanto para Igreja Ortodoxa como para a Romana-Católica. Que possamos nós, cristãos, viver este tempo na paz, no amor e na piedade, nos reconhecendo faltosos. Que todos tenham uma santa Quaresma. Parabéns pela iniciativa da seção ORATÓRIO, onde podemos pedir orações ao Monastério. Lucas Andrade - Curitiba - PR

22/2/2007
16:11:21

Tenho estudado Teologia de forma independente nos últimos anos e confesso que foi aqui que pude encontrar, de forma simples e profunda, os esclarecimentos que minha alma almeja. Parabéns e obrigado por tudo. Istvan de Camargo.

22/2/2007
16:57:03

A CF deste ano pede ao Brasil que reflita sobre a Amazônia. O Patriarca Ecumênico de Constantinopla no ano de 2006, esteve na Amazônia, abençoando as águas dos rios e proferindo palestras a respeito do assunto ressaltando que esta preocupação é de toda a Igreja, do Ocidente e do Oriente. Rezemos para que nós cristãos saibamos respeitar o que ainda nos resta da Natureza que nos foi dada por Deus para que cuidássemos dela e não a destruíssemos. Paz a todos. Leandro Foz - RJ.

22/2/2007
19:51:52

Estou lhes enviando esse comentário para vos parabenizar por este site que vem abençoando muitas pessoas. Eu havia visitado, na semana passada, uma das páginas deste site que o Pe. Jose Artulino comenta a história da igreja, porém não consigo acessá-lo novamente, seria um link novo mas ele se encontra inacessível.Desde já agradeço, que Deus vos abençoe!

26/2/2007
15:26:54

Este site é uma fonte de pesquisa muito rica, parabéns! Sou católico apostólico romano e me alegro cada vez que vejo que os nossos líderes dão passos no sentido da reconciliação. Todavia, sem esperar o fim desta longa caminhada, de séculos, saúdo a todos os cristãos ortodoxos como irmãos que somos, filhos do mesmo Pai. Fiquem em PAZ!!! Respeitosamente, George Antunes de Abreu Magalhães georgeaam@yahoo.com.br

27/2/2007
12:19:48

Caros amigos e Irmãos Ortodoxos, gostaria de saber se alguém pode me dar a informação de como "fazer" incenso. Os mesmos utilizados nas Divinas Liturgias. Sou Católico Greco Melquita e gostaria desta ajuda, para minha comunidade. Fico grato! meu email: marcelo.debortole@embraer.com.br

28/2/2007
10:23:04

Acho muito interessante [este site]. Sou católico e gosto muito dos ícones, pois me ajudam a entrar em sintonia com Deus

4/3/2007
10:24:01

Preciosidades para quem gosta de música Bizantina: http://www.resurse-ortodoxe.com/users/bumbacel/multimedia/audio/Psalmodia/Psalmodia.htm Sugiro que seja colocado entre os links de canto Bizantino.

4/3/2007
11:18:56

Para quem quiser conhecer um pouquinho do nosso trabalho de música bizantina instrumental: http://www.youtube.com/watch?v=d4WXKruCDog . Abraço e preces, Urbano Medeiros (maestro e ator)

04/3/2007
11:29:27

Queridos irmãos ortodoxos, paz e bem! Este músico e ator Urbano Medeiros é uma bênção. Um homem de Deus!!! Saibam que amo este site de todo o coração e mando que meus paroquianos visitem e divulguem. Parabéns! Contem comigo, sempre. Abraço de carinho e amizade. Frei Márcio, ofm São Paulo - capital

8/3/2007
20:19:00

Adorei este site. O assunto é por demais interessante.

9/3/2007
10:17:54

Parabéns pelo site. Sou Católico Apostólico Romano e comecei a me interessar por vocês, nossos irmãos, depois da visita do Papa ao Patriarca. Esse site foi fundamental para compreender muitas coisas a qual não conseguia. Que nossa união se torne cada vez mais forte! Fernando Cesar Camilo, São Paulo/SP fc_camilo@yahoo.com.br

10/3/2007
13:49:23

Parabéns pelo vosso site. É de grande beleza e esplendor. Que Deus conserve o vosso trabalho. Ricardo

10/3/2007
13:50:36

Deus ilumine o trabalho e o esforço dos responsáveis pelo site. Ele é lindo e muito enriquecedor. Ana Clara

11/3/2007
14:20:43

Meu nome é Francisco José, sou católico romano e serei religioso. Amo o Papa, porém, reverencio as santas Igrejas "irmãs" Ortodoxas, como dizia S.S. João Paulo II. No Estado do Ceará não há Igrejas Ortodoxas. Eu e muitos cearenses, se houvesse pelo menos umas três espalhadas pelo Estado. Jesus e Nossa Senhora abençoe o papa e os vossos patriarcas!

14/3/2007
13:18:06

Obrigado!

14/2/2007
09:47:35

Muito legal, este site.

14/2/2007
17:44:33

Muito instrutivo!

15/2/2007
18:51:49

Muito inteligente e necessário dispor de um excelente serviço de BUSCA para o site ECCLESIA, dado o elevado número de textos que contém. Parabéns por mais esta iniciativa que confirma o grau de presteza e atenção oferecidos ao internauta. Abraços. Luis Fabio - Maranhão - PI

19/3/2007
20:06:26

Chefe maior da igreja ucraniana celebra missas em comunidades históricas Entre os dias 05 ao dia 12 de março de 2007, houve uma visita histórica ...

18/3/2007
18:33:36

Vim a conhecer o site somente hoje, por pesquisas que fiz no Google a respeito de São João Clímaco, que se festeja por ocasião do IV Domingo da Quaresma e aí foi indicado o site ecclesia. Jamais imaginaria que havia um site tão correto, amplo e imparcial sobre a Ortodoxia, em língua portuguesa! Um site que, contrariamente ao de outros dogmas cristãos, não procura semear o ódio e a discórdia (como um que pude ler hoje...), mas simplesmente divulga fatos históricos e opiniões para conhecimento de todos. E com a maior correção! Os redatores e responsáveis estão, simplesmente, de parabéns! Pedro Yannoulis - pyanno@uol.com.br

23/3/2007
12:03:49

Gostaria de saber como poderia fazer parte da Igreja Ortodoxa? Meu e-mail: paulobordignon_enfermagem@hotmail.com . Obrigado pela atenção.

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Canto Bizantino • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas