Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos

<
Livro de Visitas

30/1/2005
15:01:34

Primeiramente, obrigada ao Pe. André pela informação a respeito do site. Parabéns. Tenho procurado informação a respeito de comunidades gregas no Brasil. Sou brasileira de Recife, tenho filhos batizados na igreja ortodoxa grega, moro nos EUA e, como penso em voltar a morar no Brasil, gostaria de continuar com nossa fé religiosa. Também tenho interesse em visitar a Igreja de São Nicolau em nossa próxima visita. O Pe. André me forneceu os telefones do Pe. Angelos e do responsável pela paróquia. Estarei entrando em contato com eles muito em breve. Não conheço Florianópolis, ainda, mas pelo o que tenho sabido, acredito ser nosso futuro destino. Desta forma, poderemos acrescentar mais membros a comunidade grega de Florianópolis. Se Deus quiser... Sose Theos. Socorro Rigopoulos.

30/1/2005
19:34:52

Parabéns, amados cristãos! Estou em profunda pesquisa sobre o Sinal da Cruz. O que houver sobre o tema peço que me seja enviado. Um dos pontos básicos: a direção do movimento horizontal com a mão, os romanos o fazem da esquerda para a direita e esses amados irmão da direita para a esquerda. O que há sobre essa divergência? Pois, se a ordem é o maior bem do Universo, é significativa essa diferença. Meus estudos iniciais estão me levando para a direção da direita para a esquerda (até parece ser óbvio, pois na língua portuguesa, direção é reta e inicia da direita em diante). Não me interessam posições, mas a verdade. E o despontar do sol é na direita; os altares das igrejas não eram construídos de frente para o Leste. Esse é o primeiro contato. Enviem notícias, informações, datas etc. Do irmão em Cristo, Sérgio Ivan Borges.

4/2/2005
19:14:41

"Que todos sejam Um". (Jo, 17) Este é o desejo do Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo. Rezo ao Senhor para que ele faça deste seu desejo, também o nosso. Que o pecado do conformismo não seja a última palavra mas, a do Senhor: "Que todos sejam Um, como Tu, Pai, estás em mim e eu em Ti; que também eles sejam Um em Nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste". (Jo 17, 21) Parabéns aos irmãos ortodoxos pelo maravilhoso site. (Seminarista Marcos Roberto Ferrucci - Igreja Católica Apostólica Romana)

5/2/2005
2:03:09

Louvo a Deus, pois Ele é meu Criador e não há outro para que possamos dobrar os nosso joelhos. Agradeço por tudo que me tem dado: morreu na Cruz para resgatar-nos do pecado e nos dar a Salvação. Estão de parabéns. Deus Trino vos abençoe por este trabalho de evangelização. Mons. Zayat, Arquieparca da igreja Ortodoxa bielorrussa Eslava no Rio de Janeiro.

5/2/2005
12:34:41

Prezados irmãos ortodoxos, desejo com sinceridade, tudo de bom a vocês. O site "Ecclesia" é uma ótima referência, um reduto cultural desta Igreja tão bela! Que Deus abençoe a todos.

7/2/2005
19:25:04

Amo este SITE, ele é 10. Moro em São Gonçalo e estou conhecendo as Santas Igrejas do Oriente pela Internet. Peço a quem saiba se existe aqui em São Gonçalo - RJ, alguma comunidade CATÓLICA ORTODOXA na qual eu possa conhecer e participar. Que DEUS, nosso Supremo Criador, abençoe cada vez mais as santas Igrejas Orientais. ALBERTO COSTA - SÃO GONÇALO - RJ. Meu e-mail: acamengao@ig.com.br, ou meu Tel.:7814-7604 ou 21 2607-8390, após 19:30h.

9/2/2005
15:13:28

Oi, meu nome é Maristela e participo da paróquia do padre Francisco em Brasília. Quero dar meus parabéns pelo site da Igreja. As fotos são lindas! Um abraço a todos.

10/2/2005
16:21:13

Mensagens são de suma importância para a vida do que tem o dom de respirar porque ela toca no mais sensível e doe, ameniza e nos fala tudo que queríamos ouvir.

10/2/2005
22:02:21

Meu nome é João Marcelo, sou religioso e moro em Curitiba e é com grande alegria que peço a benção do senhor Jesus Cristo nosso Deus pela grande graça que ele nos concede através destas páginas tão cheias de profunda espiritualidade. Sou um amante da Igreja Oriental e de toda a sua Tradição. Que a Mãe de Deus, esteja sempre mais iluminando este santo serviço. Uma sugestão colocar mais vidas de santos e seus respectivos tropários.

11/2/2005
11:14:35

As minhas saudações ao Pe. Pavel Feoktistov! Hieromonge Arsênio, Lisboa - Portugal. orthodoxportugal@mail.ru - http://portorthodox.by.ru

12/2/2005
14:27:07

OLá Padre André e todos os irmãos que admiram este maravilhoso site. Estou escrevendo, pois pretendo com ajuda de alguém organizar uma Comunidade Ortodoxa aqui em São Gonçalo - RJ. Por isso, você irmão (ã), que ama a Igreja Ortodoxa e que mora em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí - (RJ), entre em contato comigo e me ajude a organizar uma Comunidade Ortodoxa. Contate-me pelo e-mail: acamengão@ig.com.br / tel: (21) 2607-8390 ou (21) 7814-7604, e juntos vivermos a verdadeira espiritualidade cristã. Abraços e que a Mãe de Deus nos abençoe! Alberto costa de Almeida - São Gonçalo-RJ.

17/2/2005
17:39:07

Prezados irmãos: quanta alegria encheu meu coração ao ver neste importante site, a Igreja da Polônia e seus Excelentíssimos representantes eclesiásticos. Que Deus Todo-Poderoso e a Santa Mãe do Divino Mestre Jesus Cristo, continuem a abençoar nosso País. Lauro Bostsren - RJ.

19/2/2005
12:07:11

Caríssimos irmãos [...], é um prazer estar deixando esta mensagem, espero que Cristo possa hoje e sempre abençoá-los e que possamos estar cada vez mais unidos em Cristo. Assim também, como eu rezo por vocês espero que façam orações pelo povo Brasileiro. Sou seminarista da Diocese de Jundiaí, do então Bispo Diocesano Dom Gil Antonio Moreira e do querido Bispo Emérito Dom Amaury Castanho que, se estou no seminário, devo a ele. Assim, sema mais delongas, adorei o site, é belíssimo os links, são bem projetados, cordialmente em Cristo nosso Senhor! PAX ET BONUM! Sem. Julio B. Batista - Pré - Filosofo.

20/2/2005
00:53:52

Estou principiando em meus estudos de grego. Jovens de todas as idades que desejem estudar comigo - (fins de semana), entrem em contato via e-mail: montrealx@hotmail.com. Gosto de artistas como: katerina stanisi, Stella e Jorge Dalaras. Por que não criar um programa de rádio com música e cultura grega? Tennyson Costa

20/2/2005
02:10:36

A Paz de Cristo, meus irmãos ortodoxos! Meu nome é Eduardo, sou católico-romano, mas aprecio e amo muito a Igreja e doutrina ortodoxa. Tenho vontade de visitá-la e participar de uma missa. Peço a Nosso Senhor que nos conceda a graça de estarmos reunidos novamente em uma só doutrina, pois compartilhamos a mesma fé. Meu e-mail é: alvesadvogado@ibest.com.br. Gostaria de estabelecer diálogo com um irmão ortodoxo e tirar várias dúvidas e curiosidades acerca da sua doutrina.

20/2/2005
20:06:37

ESCOLA DA VIDA - Reinilson Câmara. As escolas nos ensinam tudo, menos a viver. Um sábio atravessava de barco um rio e, conversando com o barqueiro, perguntou : -- Diga-me uma coisa : você sabe botânica ? O barqueiro olhou para o sábio e respondeu : -- Não muito, senhor. Não sei que história é essa. -- Você não sabe botânica, a ciência que estuda as plantas ? Que pena ! Você perdeu parte de sua vida. O barqueiro continua remando; pergunta novamente o sábio : -- Diga-me uma coisa : você sabe astronomia ? O coitado do caiçara coçou a cabeça e disse : -- Não senhor, não sei o que é astronomia. -- Astronomia é a ciência que estuda os astros, o espaço, as estrelas. Que pena ! Você perdeu parte da sua vida. E assim foi perguntando a respeito de cada ciência : astrologia, física, química, e de nada o barqueiro sabia. E o sábio sempre terminava com seu refrão : "Que pena ! Você perdeu parte da sua vida". De repente, o barco bateu contra uma pedra, rompeu-se e começou a afundar. O barqueiro perguntou ao sábio: -- O senhor sabe nadar ? -- Não, não sei. -- Que pena, o senhor perdeu a sua vida!

20/2/2005
20:01:23

Olá, irmãos do Ecclesia, estou eu aqui novamente. Quero divulgar a você, morador de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e adjacências, que existe uma igreja Católica apostólica Ortodoxa (Antioquia) aqui em São Gonçalo: Paróquia de São Cosme e São Damião, no bairro do Portão do Rosa, Av. Portão do Rosa, nº 1443. Pároco: Padre Estevão. Missas: aos domingos às 18:00 h. Como chegar: de ônibus, vindo de Niterói, tomar o ônibus 422- Portão do Rosa - Niterói, um ônibus na cor azul e branca. A igreja é no ponto final desta linha. Vindo de Alcântara, tomar qualquer ônibus que vá até o Rodo de São Gonçalo e depois na entrada do Boaçu, tomar o ônibus citado acima. Quem desejar nos visitar será um grande prazer nos alimentarmos com a Liturgia Ortodoxa. Que a Santa Mãe de Deus nos guarde. Abraços a todos e paz e bem.

20/2/2005
19:12:32

Olá boa noite! Como é bom visitar este site. A Santa Igreja Ortodoxa é bela em tudo, sua liturgia, cantos, escritos e outros. Cada vez que visito este site sinto tanto em ainda estarmos divididos. Sou Católico de Rito Caldeu e freqüento a Catedral de Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo - (Rito Bizantino Católico). Tenho também um site sobre todas as Igrejas Católicas de Rito Oriental. Gostaria muito que todos os visitassem e me enviassem sugestões. Um grande abraço e Deus sempre os abençoe. Luiz Aparecido - Patriarcado de Babilônia dos Caldeus Católicos - Catedral da Transfiguração do Senhor - Bagdá - Iraque. O endereço para que todos visitem é o seguinte. www.igrejascatolicasorientais.com

23/2/2005
23:29:34

Primeramente, quiero saludar a toda la comunidad ortodoxa del mundo, especialmente de Sud America, Brasil y Argentina, y desearles una Bienaventurada cuaresma, a nombre mio y de los ortodoxos miembros de la Parroquia de San Thomas de Ayacucho, Perú, e invitarlos a visitarnos en Perú , en Lima a la Iglesia del Archimandrita José y en Ayacucho, a la Parroquia de San Thomas. Matoushka Juana.

26/2/2005
20:31:22

Muito bom este Website! Fico contente de saber que um site como este existe no Brasil. Michel, Ortodoxo, Paris - França.

28/2/2005
13:42:29

Caríssimos irmãos, meu nome é Ricardo, tenho 23 anos, farei aniversário no dia 4 de março próximo e gostaria de saber como fazer para ser padre da Igreja Ortodoxa. Sou ex-seminarista da Igreja Romana onde fiquei por 7 anos e, infelizmente, nos nos permitem casar, querendo que lutemos contra algo que é de Deus. Espero que a Igreja Romana aprenda com a Igreja Ortodoxa a fidelidade às Sagradas Escrituras e a vivência da Doutrina.

2/3/2005
12:25:45

Queridos Irmãos Ortodoxos: Que enorme alegria encontrar o vosso site com o manancial das riquezas tradição comum e da tradição litúrgica, monacal e de oração permanente que a Igreja Ortodoxa guardou para salvação de todos. O Bom Pastor nos une num único rebanho. Muito obrigada. Unidos em Cristo, Senhor, Maria da Luz, Portugal.

2/3/2005
15:36:55

Oi meu nome é Maristela tenho 20 anos. Eu quero agradecer o apoio que Dom Jeremias está dando para nossa paróquia. Um abraço a todos.

2/3/2005
15:51:54

Estimados ucranianos e descendentes em todo o Brasil. Somos um blog ucraniano em África e convidamos vocês para nos visitar: http://ucrania-mozambique.blogspot.com/ Moderador.

2/3/2005
19:57:04

Existirão palavras mais doces, mais próprias e mais salutares para homenagear a Toda Santa e Toda Pura Virgem Maria, como estas do Akathistos, que a Santa Igreja Ortodoxa reza no Tempo da Quaresma? Existirá homenagem mais digna à Mãe de Deus por ter gerado Aquele que por nós morreu e ressuscitou, abrindo as portas da Eternidade a nós, restaurando assim, nossa dignidade de filhos de Deus? Graças à Igreja Ortodoxa, este belo oficio litúrgico não caiu no esquecimento, mas pelo contrario, é recordado e vivido em suas Igrejas, neste tempo de conversão. Excelente a entrevista de S. S. Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico, sobre este belo Hino. João Pedro Lisboa Guimarães - Rio de Janeiro - RJ.

2/3/2005
20:24:32

Olá irmãos, estou eu aqui novamente, sempre visitando este maravilhoso SITE da Santa Igreja Ortodoxa, esta igreja maravilhosa que traz pra nós as raízes do verdadeiro cristianismo primitivo, onde tudo é belo: os ícones, os ritos, as músicas sacras, os templos, os paramentos enfim tudo, culminando na Santíssima Mãe de Deus. Louvado seja Deus por existir esta igreja entre as igrejas cristãs. Deus abençoe a todos os visitantes do site, Pe.André, os cristãos de outras igrejas (nossos irmãos). Quem quiser deixar uma mensagem pra mim: acamengão@ig.com.br. Paz e bem a todos.

3/3/2005
10:02:31

Amo visitar este site. Gostaria que o Pe. André ou alguém outro me informasse sobre a ICOSB (Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil) Agradeço de coração. Meu e-mail é: jofamarsa@pop.com.br

3/3/2005
11:35:04

Queridos hermanos ortodoxos: Se que muchos ortodoxos visitan este portal, y en Peru, particularmente en Ayacucho, se conoce la fiesta de la Semana Santa Catolica, pero si hay ortodoxos interesados en venir a Peru, en estas fiestas, pues visitennos en la Parroquia del Santo Apostolo Thomas, de Ayacucho, Bienaventurada Cuaresma. Matoushka Juana j_matoushka@hotmail.com

3/3/2005
15:39:24

Olá a todos! Gostaria de parabenizar a iniciativa do site e entrar em contato com membros da igreja ortodoxa de Brasília, bem como saber se, não sendo membro, posso participar da celebração das missas. Um abraço, Alessandra. ale_alcedo@hotmail.com

6/3/2005
18:51:57

Caros irmãos, muitos já elogiaram este site, muitos já agradeceram as pessoas que nele trabalham, muitos já parabenizaram os idealizadores e os mantenedores desta maravilhosa fonte de riquezas que é o ECCLESIA. Mesmo que muitos fizeram, sinto-me no dever de consciência, agradecer, elogiar e parabenizar pela existência do site. Visito sempre que posso e a cada visita sempre me surpreendo por ter artigos novos, matérias recentes, etc. Obrigado e que Deus Nosso Senhor nos abençoe. Luis Amarantes Cruz, São Paulo - SP

10/3/2005
15:37:02

Aos caros irmãos ortodoxos, graça e paz da parte de Deus, o nosso Pai, e de Jesus Cristo, o nosso Senhor. Como católico-romano ocidental, oro fervorosamente a Jesus e a Nossa Mãe Admirável, Maria, para que a união de nossas santas Igrejas se dê o quanto antes. Irmãos em Cristo, temos nós, católicos romanos, em nossos 23 ritos, e vós, nossos irmãos orientais, a graça de estarmos debaixo dos fundamentos do Senhor Jesus Cristo e dos apóstolos bem-aventurados; por isso, oremos pela nossa união primeva, que a alcancemos, pois muito a desejamos, em nome de Jesus e por intermédio da Santa Mãe de Deus, vamos orar por essa causa. Faço-vos este bom convite e os parabenizo por este maravilhoso site! Ítalo (Fortaleza - CE / BRASIL)

11/3/2005
06:49:15

Magnífico o material de catequese para crianças na seção Biblioteca / Catequese. Ilustrativo, didático e muito bem elaborado. Parabéns por mais esta iniciativa, demonstrando assim o caminhar pastoral da Igreja Ortodoxa em terras não étnicas. Que Deus nos abençoe e que Maria, a primeira catequista a nos ensinar algo sobre seu Filho Jesus, nos proteja hoje e sempre. Amém. Laert Court - RJ

12/3/2005
21:22:30

Olá queridos e abençoados irmãos Ortodoxos Bizantinos! Que a paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sempre vos abençoe. Estou deixando esta mensagem a todos para que visitem o site dedicado às Igrejas Católicas de Rito oriental, pois muitos aqui no Ocidente não as conhecem. Por favor visitem o site e deixem sugestões, para que possamos cada vez mais mostrar as riquezas do Oriente Cristão. Seu irmão em Cristo Jesus. Luiz - Visitem o site abaixo. www.igrejascatolicasorientais.com

15/3/2005
12:21:47

Caros irmãos, estamos vivendo o Tempo de Quaresma. Tanto ortodoxos como católicos, experienciamos o momento da purificação, da retomada da caminhada junto a Deus, tempo de perdão e reconciliação. Em poucos dias vamos viver a Páscoa, embora em datas diferentes, o espírito e a essência da celebração será a mesma: a Ressurreição de nosso Senhor e Deus Jesus Cristo. Nossas Igrejas estão edificadas sobre a Pedra que é Jesus Ressuscitado. Por isso nada prevalecerá contra ela. Tenhamos coragem, sigamos nossos caminhos, rezemos um pelo outro. Assim, irmanados nesta mesma vontade, encontraremos o caminho, a via que nos levará à plena e total comunhão. Amados irmãos, quão lindo será um dia celebrarmos a Páscoa juntos, no mesmo Altar, celebrando a mesma Eucaristia. Oxalá esse dia se aproxime! Para que haja esta "ressurreição" será preciso que deixemos "crucificar" muitos erros, muitos pecados, muitas idéias contrarias à fé para purificar e ressurgir a realidade da Comunhão. Que Jesus, Mestre e Senhor, nos ajude neste propósito. Amém. Carlos Coimbra. Paraná.

15/3/2005
18:16:26

Muito bom o site de vocês. Parabéns por mostrar a riqueza da Igreja Ortodoxa, pois muitos não a conhecem e só criticam. Eu sou católico, mas penso como o Papa João Paulo II quando falou ao Patriarca Bartolomeu I: precisamos caminhar juntos como antigamente. Continue com esse belo trabalho. Paz e Bem! Renan.

16/3/2005
12:44:57

Estimados ucranianos da América Latina! Somos blogs ucranianos em África, Moçambique e gostaríamos de constar na vossa lista de links: http://ucrania-mozambique.blogspot.com/ - política e atualidade. Sejam todos bem vindos! Moderador

17/3/2005
14:06:55

Gostaria de obter informações sobre a programação da Semana Santa nas Igrejas Ortodoxas da Cidade de São Paulo. As datas são as mesmas da Igreja Romana? Grato Marcos - marolives@click21.com.br

20/3/2005
00:39:44

Caríssimos irmãos, fiquei mui feliz em encontrar este site, há tempos não ouvia o Canto "Kyrie Eleison". É um hino que não me cansa nunca, e sempre que posso estou a entoá-lo. A misericórdia de Deus é infinita que até quanto pedimos por ela sentimos prazer. Sou católico romano e amo a Igreja de Jesus. Eu aprecio, respeito e admiro os ritos sustentados por vossas senhorias ortodoxos, trazendo através dos séculos as primícias do cristianismo. Tenho muito prazer em dizer que padres ortodoxos me ensinaram a ter minha fé mais fortalecida. Eu oro incessantemente pela união de nossas Igrejas. Que Deus derrame Suas bênçãos sem fim sobre todos nós, e que na Páscoa definitiva possamos estar junto na morada eterna louvando ao Criador de todas as coisas... Caso alguém queira ter algum contato comigo, mande sua mensagem para waguinhox@ig.com.br ou wagnerzanini@hotmail.com. A Graça e a Paz de Deus Nosso Pai e de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Comunhão do Santo Espírito estejam sobre todos... Um beijo no coração de todos aqueles que lerem esta humilde mensagem. Um irmão e amigo em Cristo, Wagner Zanini, Santo André-SP- Brasil.

20/3/2005
14:34:53

Que a alegria do Senhor seja a nossa força! Sou Carlos de Taubaté e faço parte da comunidade greco-melkita. Gostaria de parabenizá-los por esse trabalho e de saber mais sobre a liturgia bizantina, se existem livros explicando toda a liturgia. Um abraço, em Cristo Jesus!

25/3/2005
18:36:33

Me chamo Hudson, sou de Brasília-DF e sou católico romano. Quero dizer que o site de vocês é belíssimo! Fiquei profundamente admirado com a beleza dos ícones. Eu não encontrei outro site na Internet que tenha esta quantidade e qualidade de ícones. Realmente é belíssimo. É uma alegria ter um site como este. Paz a todos! Em Jesus.

26/3/2005
12:19:19

Gostaria de elevar a Deus uma prece de gratidão por existir este maravilhoso site que fala tão aberta, digna e inteligentemente sobre a Santa Igreja Ortodoxa. Estou ciente que no calendário Bizantino, seguido pela Igreja do Oriente, algumas datas são divergentes. Neste ano a Igreja Latina comemora a Páscoa neste Final de Semana. A Igreja Bizantina comemora o Dias das Santas Relíquias. Estou profundamente emocionado por ler a SINAXE deste final de semana que fala sobre este assunto. Lendo o texto, muito bem discorrido, tive a certeza de que , de fato, a santidade nós é possível e que é um convite diário que Deus nos faz. Parece que, mesmo celebrando fatos diferentes (a Ressurreição e a veneração das Santas Relíquias) somos unidos pela mesma essência, pela mesma verdade, pela mesma busca, pelo mesmo DEUS. Pedro Oliveira Brito e Mello - RJ.

29/3/2005
00:57:57

Parabéns pelo site! Que as orações dos cristãos promovam a unidade do corpo cuja cabeça é Cristo, Nosso Senhor! Maria José Brasília - DF.

30/3/2005
15:23:37

Queridos hermanos, desde Argentina les envio un abrazo en Cristo. Celebro el poder entrar a esta Pagina. Me gustaria comunicarme con hermanos ortodoxos en Brasil. Mi correo es: carlos@argentina.com

31/3/2005
03:57:28

Saudações fraternas, meu nome é Rodrigo, sou engenheiro agrônomo, ex-batista e atualmente freqüentando a Igreja Evangélica de Confissão Luterana. Parabenizo vocês pelo lindíssimo site, estou maravilhado. Bebi deliciosas águas na sua biblioteca, maravilhosa, textos clássicos, realmente um presente impagável. Creio que Deus já está abençoando vocês com os frutos do seu trabalho e com a graça de produzir um site maravilhoso. Oro a Ele para derramar ainda mais de sua plenitude nas suas vidas e obras.

2/4/2005
19:06:54

Boa Noite a todos os queridos irmãos Ortodoxos! Nós, Católicos Romanos, estamos muito tristes com a perda de nosso querido Papa João Paulo II. Este homem que tanto lutou pela paz do mundo e pela aproximação de todas as igrejas Cristãs. Que todos nós um dia possamos ser novamente uma única família, rezemos ao Senhor! Eliane - São Paulo.

2/4/2005
21:47:38

Hoje morreu aquele que tanto lutou e rezou ao nosso Pai do céu pela unidade: o Papa João Paulo II. Aquela unidade querida por Cristo: "rogo para que sejam um, assim como o Pai e eu somos um". Espero sinceramente que seus esforços não tenham sido em vão e que tenha sensibilizado os nossos irmãos ortodoxos a empenharmo-nos juntos na evangelização dos povos, em levar Cristo a todos, juntos, como irmãos. Rezemos juntos, esforcemo-nos juntos, afinal, estamos anunciando o mesmo Cristo, que com sua morte quis atrair todos para o Pai. João Paulo dos Santos.

4/4/2005
10:47:00

Seja Louvado Nosso Senhor Jesus Cristo! Muito emocionado li a mensagem de S. Santidade Bartolomeu I, por ocasião do falecimento do Santo Padre João Paulo II. Apesar da tristeza que nos envolve nessa hora é também grande a alegria de ver frutificar as sementes de entendimento e fraternidade lançadas pelo Diálogo Ecumênico entre nossas Igrejas. Que o Santo Espírito de Deus continue iluminando a todos para que a graça da união plena não seja uma utopia. Gostaria de agradecer a todos os irmãos da Santa Igreja Ortodoxa pelas palavras de conforto e de fé neste momento em que nós católicos nos despedimos de nosso amado João Paulo II. Fraternalmente, Odilon Borges Rio de Janeiro.

4/4/2005
11:59:24

A Igreja de Roma, triste pela perda de seu Patriarca, comove também toda a Igreja de Cristo. Nós, ortodoxos, fazendo parte deste Corpo, também sentimos pelo adormecimento em Cristo do Servo de Deus João Paulo II, Bispo de Roma, Patriarca do Ocidente. Queremos registrar que todos os Patriarcados, Metropólias, Dioceses e Eparquias, rezam na intenção do descanso eterno deste que foi o Mensageiro da Paz. É de capital importância recordar o esforço que o Papa de Roma fez para que se trilhassem o caminho da Unidade entre os Católicos Romanos e Católicos Ortodoxos. Podemos "ler" nas manifestações de condolências das Igrejas Ortodoxas enviadas à Sé de Roma, que a Unidade já se expressa nestes gestos, e que ganha forma, mesmo ainda tênue, mas progressiva. Que sua Memória seja Eterna. Amém. Teodoros Kalistos - S.Paulo

4/4/2005
21:40:40

Cordiales saludos hermanos de la Iglesia Ortodoxa: Hoy he visitado su página y he leído muchos de los mensajes de pésame por la muerte de nuestro Papa Juan Pablo II. Los católicos de Chile aceptamos vuestras palabras: Jesús estaría muy agradado de vernos juntos como una sola religión, ya que nuestro ideal es común, Adios y Gracias.

5/4/2005
01:42:49

Caríssimo padre André, fiquei muito feliz - e admirado ao mesmo tempo, assim que entrei no site - de ver como a Santa Igreja Ortodoxa se importava com este grande e santo homem que foi o Papa João Paulo II, Bispo de Roma, Patriarca de Todo o Ocidente. Um abraço. Pedro M. Pelogia.

8/4/2005
15:47:37

Caríssimos cristãos ortodoxos, O sitio virtual de vocês está de parabéns, belíssimo, muito didático, informativo, organizado, respeitoso para com o público que acessa. A música do Kírie eleison a embalar os navegadores é divina! Um exemplo a ser copiado não é? Fiquei feliz pela existência de vocês. marioresende@ufs.br

9/4/2005
20:11:09

O sítio é lindo! Deus, é extasiante! Gostaria de saber se o site disponibilizaria documentos, como por exemplo, o do Metropolita de Moscou, em 1942, que convocou o povo russo a resistir a invasão alemã (sou estudante de história). Meu e-mail é falmada@click21.com.br

10/4/2005
20:26:11

Caros irmãos. Quero manifestar aqui, o meu profundo reconhecimento e sinceros agradecimentos ao Revmo. Pe. André, pela louvável iniciativa deste site. Também, minhas fraternais congratulações a todos os que fazem deste site, um instrumento a mais de comunicação e informação, importantíssimo para a promoção da ortodoxia e, sobretudo, do diálogo inter-religioso e da fraternidade cristã, que devem ser características de todos os cristãos. Abraços. Nicolau Hneda. Curitiba - PR.

11/4/2005
12:36:26

Caro irmãos ortodoxos. Saudações fraternas em Cristo! Desejo a vocês muita felicidade e prosperidade no Brasil! Que vocês tenham inúmeras vocações sacerdotais e religiosas! Que o Pai do Céu os acompanhe sempre! Junior Rasbolt - Toledo-PR.

12/4/2005
14:50:50

Sou de família católica, não sou praticante, mas sempre tive fascínio pela Igreja Ortodoxa. gostei muito do site, mas eu gostaria de saber onde encontrar literatura a respeito da Igreja Ortodoxa em português. Vicente Oton - Piracicaba - SP / e-mail: voton@ig.com.br.

14/4/2005
00:43:41

Creio que um dia haverá uma união indissolúvel entre o Oriente e o Ocidente. Vemos com tristeza o fato de estarmos separados. Cristo repudia a divisão.

15/4/2005
21:34:47

Olá, tudo bem? Lindo o trabalho que a igreja grega faz mas, como disse meu irmão Ricardo, que pena que não estamos unidos em uma só Igreja! Ia ser tão bom, Igreja GREGA com a Igreja ROMANA. Mas Deus sabe o que faz e, qualquer dia, todos nós estaremos juntos na Graça do senhor. Fiquem com Deus! Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre vocês. Tenho 14 anos e sou católico apostólico romano. Meu e-mail é bagdede@hotmail.com.

15/4/2005
15:29:00

Caros irmãos em Cristo, que a paz esteja convosco! Sou católico romano, mas admiro profundamente a Igreja Ortodoxa, nossa Igreja irmã e pulmão do Oriente. Anseio pelo dia em que ambos os pulmões respirarão juntos, Oriente e Ocidente... A maravilhosa experiência da espiritualidade oriental é algo que nós, do Ocidente, devido ao Cisma de 1054, não temos muito contato... Acredito que isto o tempo reparará... Fiquei triste porque o Patriarca de Moscou, Alexis II, não queria que o falecido papa fosse à Rússia... Acho que ainda têm medo dos irmãos católicos devido aos anos em que ficaram oprimidos pelo regime totalitário em que viviam e consideram nós, do Ocidente, uma ameaça... Acho que, tal qual o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, o de Moscou precisa se abrir para o diálogo... Não com temor, mas com esperança e receptividade... Gostei do site e todo o conteúdo... Muito bom! Continuem assim... Que Maria Santíssima os ilumine e os proteja! Dionísio Pedro de Alcântara Lisboa - (de Salvador/BA).

15/4/2005
23:08:59

"Senhor Jesus, apressai nossa Unidade! Se essa Unidade, neste momento doloroso para nós, católicos da Igreja de Roma, já fosse uma realidade, ó Senhor, nossa sensação de orfandade, em função do adormecimento de nosso amado Pastor o Papa João Paulo II, ainda que momentânea, seria minimizada. Se já pudéssemos contar com a convicção que já existe em muitos de nossos corações, de que o Patriarca Ecumênico, pelo menos num plano espiritual, também é nosso pastor". Amém! Afinal, se vivêssemos nos primeiros tempos do Cristianismo, certamente o mesmo abraço caloroso que daríamos em Pedro, daríamos também em André. Aos irmãos das Igrejas Ortodoxas, meus agradecimentos pela solidariedade nesse momento. Helton helton_silva@uol.com.br.

16/4/2005
18:59:05

Caro Pe. André, mui louvável sua iniciativa e seu empenho na organização deste site, que considero importantíssimo para todos aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos religiosos. Penso que, quanto mais nos aprofundamos no estudo da ortodoxia cristã, desde os seus primórdios, mais nos convencemos da grandeza do legado espiritual deixado pelos nossos Santos Padres e reconhecemos a inesgotável riqueza de seus ensinamentos, manifestados de modo especial, na liturgia ortodoxa. E este site, pode ser considerado um marco na expansão da ortodoxia cristã no Brasil e outros países nos dias atuais, pois como sabemos, as Igrejas Ortodoxas tiveram outrora muitas dificuldades em cumprir sua missão com êxito no Ocidente. Uma das causas que contribuíram para que a Igreja passasse por estas dificuldades, que devem ser encaradas como experiências vividas e não como algo negativo, seja talvez, o fato de estarem elas (algumas ainda hoje) por demais presas aos costumes e idiomas próprios, restringindo seu campo de atuação e traçando fronteiras à sua verdadeira missão evangelizadora, que deve ser universal, a respectivos grupos étnicos apenas, quando o próprio Cristo nos diz: "Ide pois, e ensinai a todas as Nações." Mt 28,19. É lamentável que alguns desses grupos, demasiadamente zelosos por seus costumes e idioma, fechem as portas da Igreja a tantos que gostariam conhecer e viver a ortodoxia cristã e por não pertencerem a determinado grupo étnico, lhes seja negada a devida assistência espiritual quando, justamente, a missão da Igreja é evangelizar TODOS OS POVOS. Não quero dizer que a preservação dos costumes e do idioma de nossos antepassados não seja importante, mas, o Evangelho de Cristo deve estar sempre em primeiro lugar. Daí, a importância deste Site para o anúncio do Evangelho e dos ensinamentos da Igreja Ortodoxa no idioma que aqui, todos falamos. Deus abençoe o vosso ministério e por intercessão de Maria Santíssima, dos Santos Cirilo e Metódio e de todos os Santos, vos conceda Sua Graça e Sua Luz! Nicolau Hneda - Curitiba-PR.

17/4/2005
01:46:26

Sou batizado na Igreja Católica de Rito Romano, mas costumo freqüentar Igrejas Católicas de Rito Oriental (maronita, melquita, armênia, russa, etc.), Igrejas Ortodoxas de Tradição Bizantina (antioquina, grega e outras), bem como igrejas não-calcedonianas (armênia, siríaca). Considerando-me um greco-ortodoxo de coração, observo uma proximidade prática muito grande entre elas, sobretudo em costumes e culto. Se há divergências, são fundamentalmente no campo teológico (da fé) e, muito mais ainda, no plano eclesiológico, como a questão da necessária concordância de fé entre os cinco patriarcados de Roma, Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém (Pentarquia), a qual nem sempre se operou na prática, desde os mais antigos concílios ecumênicos. Os primeiros rachas nasceram em meados do século V dentro dos patriarcados de Antioquia e Alexandria (nestorianos e "monofisitas". Este último grupo entre aspas porque questionável nos dias de hoje essa terminologia). Já mais tarde, no século XI, a solução de uma comunhão de fé e de vida prática entre os patriarcados do Oriente e a Sé Apostólica de Roma, Sede de São Pedro (a "primus-inter-pares", na correta visão da ortodoxia), levou à dramática ruptura da Ortodoxia Cristã Central em dois grupos - os dois pulmões da Grande Igreja, Una e Indivisa: Católicos Romanos - de Cultura Latina e Católicos Bizantinos - de Cultura Grega, não obstante todos os esforços posteriores de lado a lado para o restabelecimento da plena comunhão, iniciativas tanto do Oriente como - principalmente - do Ocidente (casos dos nefastos e trágicos concílios medievais lionino e florentino). Hodiernamente, católicos, ortodoxos e antigos ortodoxos (não calcedonianos), através de suas lideranças hierárquicas, aproximam-se novamente, buscando união em tudo aquilo que já possuem em comum (que não é pouco) e diálogo naquilo que os separam, mormente no que tange à correta interpretação do primado da Santa Sé Romana sobre o orbe e a função do bispo de Roma na Pentarquia (que hoje possui muito mais do que os cinco patriarcas originais, além de todos aqueles à frente de igrejas autocéfalas ortodoxas). Na minha laica opinião, a simples retirada da excomunhão recíproca entre Roma e Constantinopla no século XI restabeleceu a Una, Santa, Católica e Apostólica Igreja. Tal se deu em 1965, na assinatura de um decreto comum do Papa de Roma (Paulo VI) e do Patriarca de Constantinopla (Atenágoras). No entanto, de lá para cá as históricas divergências eclesiológicas, doutrinárias e até mesmo de costumes (neste último caso legítimas na maior parte dos casos) permanecem, e o CISMA entre gregos, latinos e outros grupos menores ainda persiste, lastimavelmente. Há, pois, intransigência de todos os lados. Oro a Nosso Senhor Jesus Cristo e ao Espírito Santo de Deus diuturnamente para que se operem caminhos de união entre todos os grupos citados rumo à "única mansão, firmada sobre a pedra angular, Cristo Jesus, que fará de todas uma só" (Decreto Unitatis Redintegratio - Concílio Vaticano II), sem que tal processo configure incorporação, fusão ou submissão de umas às outras, mas sim dentro de uma perspectiva associativa, em que os patriarcas, liderados em última instância pelo Romano Pontífice e também pelo Ecumênico Constantinopolitano, possam estar a serviço do bem e da unidade de toda a igreja, de Leste a Oeste, de Oriente a Ocidente, pelos cinco Continentes. Seria, para mim, muito frustrante deixar este mundo sem alcançar esse formidável dia de reconciliação geral e de perfeita "comunicatio in sacris" (intercomunhão ou comunicação nas coisas sagradas). Diz a última versão do catecismo romano, em seu Artigo 838 (p. 241) - "Com as igrejas ortodoxas, a comunhão (conquanto ainda não perfeita e completa) é tão profunda 'que falta bem pouco para que ela atinja a plenitude que autoriza uma celebração comum da Eucaristia do Senhor'". Oxalá Deus apresse logo a chegada deste dia, o qual depende muito mais dos hierarcas que dos fiéis de todas estas igrejas. Deus abençoe e ilumine nossos bispos e líderes cristãos! Hristós Anésti! Cristo ressuscitou dos mortos, pela morte venceu a morte e deu a vida aos que estavam nos túmulos. Aleluia! Que Maria Theotokos, nossa querida Mãe comum, nos encaminhe ao entendimento e à plena comunhão eclesial. César Henrique Martins - Campinas (SP).

17/4/2005
21:06:39

Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos! Gostei muito deste trabalho na Internet. Não gosto de "rótulos", mas apenas para me identificar, sou católico apostólico romano, entretanto, acima disso, sou irmão de todos em Cristo. Isso é o que tem importância na minha vida. O diálogo ecumênico é atualmente o nosso melhor caminho para JUNTOS viver o AMOR de DEUS. Que Deus abençoe a todos! José Denílson - (Ut Unun Sint).

22/4/2005
11:25:01

Caro Pe. André! Muito me apraz acessar este tão bem construído e apreciado site. Agradeço a oportunidade oferecida a nós, os visitantes, de nos manifestarmos de forma tão democrática, ecumênica (que é o que tenho observado neste livro de visitas), tendo sempre em vista o respeito mútuo e a fraternidade cristã que buscamos, mesmo que, na diversidade das denominações, convicções e pensamentos. É muito bom podermos compartilhar aqui nossas idéias, experiências e esperanças, principalmente nos dias de hoje em que tanto precisamos de diálogo e entendimento entre os povos e entre as religiões. Que este espírito ecumênico e fraterno esteja sempre presente em nós e com todos os irmãos e irmãs. Nicolau Hneda / Curitiba. PR - e-mail: nhneda@zipmail.com.br

23/4/2005
21:54:53

Estou maravilhada com o conteúdo deste site. Todos os assuntos aqui abordados são feitos com cuidadoso critério de qualidade e verdade. Obrigada, me sinto muito feliz de ter a maravilhosa oportunidade de ler tantos assuntos importantes.

26/4/2005
16:46:57

Sou Católico Romano, todavia, admiro, respeito e sobretudo reconheço nas Igrejas Ortodoxas do Oriente a sua origem apostólica e histórica, assim como sua irmã no Ocidente. Quero ainda parabenizá-los pela excelente qualidade do site. Espero sinceramente que essa aproximação entre Igreja Oriental e Ocidental se torne mais forte, e que ambas trabalhem juntas para levar os ensinamentos de Cristo e de seus Santos Apóstolos. Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, estejam com todos!

27/4/2005
22:42:06

Hola! Dios los siga bendiciendo! Soy un joven Metodista. Me agrada y creo en el ecumenismo. Me gustaria que me escribieran si saben de una pagina como esta en espanol laico22@msn.com

28/4/2005
09:55:20

Olá! Sou mesmo nova nisto. Ainda não cheguei a ler muito no site. De qualquer forma, estava interessada em saber onde vai ser celebrada a Missa da Ressurreição em Lisboa. Qual é a igreja e qual é o endereço. Muito obrigada. Madi.

29/4/2005
07:21:59

Bendito seja o Nosso Senhor Jesus Cristo! Finalmente o site que tanto esperei encontrar, e que com certeza ilumina os nossos dias e a nossa alma que procura pela luz e perdão. Deus vos abençoe! Padre João. Massih Com, Hakan Com - Diana Bazi - Líbano.

29/4/2005
11:52:11

Parabéns pelo site. Sou protestante (Igreja Presbiteriana), mas tenho grande admiração pelos cristãos ortodoxos, pela grande seriedade com que eles assumem sua religião. Os meus cumprimentos tem, entre outros, os motivos: 1 - O site é muito elucidativo e reflete a seriedade religiosa dos cristãos ortodoxos. 2 - Não há agressões à outras religiões como, à vezes, eu constato em sites de uma dada religião que, por respeito, não a cito. Sempre digo que não fizemos o passado, somos conseqüência dele. Se hoje somos de diferentes religiões, somos conseqüência do cisma de 1054, e da reforma de Martinho Lutero, séculos depois. Em que pese nossas diferenças, somos todos cristãos. Para todos nós (protestantes, ortodoxos, católicos), a Páscoa, também em datas diferentes, nos lembra que Cristo vive! Independente de nossas diferentes religiões, estejamos sempre irmanados em Cristo. Muito obrigado, Lincoln.

29/4/2005
12:09:19

O que poderia eu, em minha simplicidade, dizer frente a tão magnífico trabalho apresentado neste site. Impressiona-me o vasto material publicado (verdadeira fonte do conhecimento patrístico da Igreja) a variedade de temas (expostos com a mesma lisura e imparcialidade) os Ícones e a Liturgia (dignos espetáculos humanos para referir-se à Divindade Una e Trina). Desejo que todos os cristãos ortodoxos do mundo, ao celebrarem sua Santa Páscoa, realizem em suas vidas os anseios mais profundos de vivência pacífica nas famílias e comunidades. Parabéns e Feliz Páscoa! Cristo Ressuscitou! Em verdade Ressuscitou!

29/4/2005
16:57:02

Boa tarde! Achei o site muito interessante, altamente explicativo e revelador, pois dissipou-se aquela névoa que existia em minha cabeça sobre a Ortodoxia. Maravilhoso! Que Deus e Nosso senhor Jesus Cristo abençoe a todos! Leonardo, Osasco-SP.

30/4/2005
15:20:57

Uma Página maravilhosa que dá todo conhecimento àquele que quer aprofundar o estudo sobre a Igreja Católica Oriental, que é o meu caso. Parabéns! Pe. Antonio de Pádua.

30/4/2005
20:50:49

Não poderia deixar de felicitar aos idealizadores desse site e a toda comunidade Ortodoxa por ocasião da celebração da Páscoa. Cristo Ressuscitou! Verdadeiramente Ressuscitou! Aleluia! Muito além de calendários, Cristo Ressuscita todos os dias em nossos corações. Espero, com renovada alegria, a continuidade do Diálogo Ecumênico entre as Igrejas Católicas, Romana e Ortodoxa. Feliz Páscoa!

1/5/2005
17:34:25

Estou cursando a faculdade dos ministérios (teologia para leigos). As informações aqui encontradas me são de grande valor.

1/5/2005
23:34:27

XPICTOC ANECTH! XPICTOC BOCKPECE! Saúdo a todos pela Santa Páscoa! Rogério - São Paulo.

2/5/2005
22:22:52

Belíssimo ícone de Nosso Senhor Jesus Cristo a abençoar os sucessores dos santos apóstolos Pedro e André, respectivamente, Paulo VI e Athenagoras, Arcebispos e Patriarcas de Roma e Constantinopla, os quais, sabiamente retiraram do seio das igrejas a triste excomunhão milenar entre as cristandades latina e grega, aposto no link "Biblioteca", tema "Ecumenismo", nos textos sobre "História da Ortodoxia e das Cisões na Grande e Una Igreja". Parabéns! César Henrique Martins, Campinas (SP).

5/5/2005
15:40:05

É com particular alegria que encontro este sítio da Igreja Ortodoxa, através do qual pude conhecer um pouco mais e especialmente as igrejas cristãs além da Romana. Mui cordialmente, Julio Celestino.

5/5/2005
21:50:28

Meu nome é Luiz Wanciw. Gostei muito deste conteúdo.

6/5/2005
21:38:20

Sou da Igreja Presbiteriana do Brasil e apreciei muito este site, bem como o seu conteúdo. Deus os abençoe! César.

8/5/2005
00:15:17

Pe. André! Sou católico apostólico romano e fiquei apaixonado pelo site! Gostaria muito de participar de uma Divina Liturgia e de conhecer melhor! (vinicius.lisboa@zipmail.com.br)

8/5/2005
19:47:59

Caros irmãos, temos ouvido falar muito ultimamente sobre a unidade dos cristãos e creio que agora, com mais intensidade, se tem orado a Deus nesta intenção que, aliás, é o anseio de todos nós. Contudo, convém nos perguntarmos: a que unidade nós nos referimos em nossas orações e súplicas a Deus? Será que estamos sendo claros em nossas preces a Deus? Será que queremos a unidade dos cristãos no sentido de convívio fraterno, de harmonia e de paz entre as diversas denominações cristãs (unidade na diversidade), em torno de um só Pastor que é Cristo, o Senhor? Ou será que queremos apenas a "conversão" dos outros irmãos para a "nossa" própria igreja, que alguns consideram como a única verdadeira e outros ainda, como a única que salva? Apregoar que fora de determinada igreja não existe salvação, é uma atitude deveras pretensiosa, constrangedora e ofensiva. Antes de sermos membros desta ou daquela igreja, somos membros da Igreja de Cristo, cujas fronteiras não conhecemos e nem sequer sabemos quem dentre nossos irmãos está Nela e quem ainda não está. Algumas das nossas convicções religiosas convém que fiquem guardadas em nosso coração. Do contrário, podem se tornar pedras de tropeço no caminho à Unidade Cristã. O que faria Deus e como poderia Ele atender as nossas preces pela Unidade Cristã se, ao mesmo tempo, ortodoxos Lhe pedissem que todos os cristãos se tornassem ortodoxos, ou se católicos Lhe pedissem que todos os cristãos fossem católicos; ou ainda, se protestantes Lhe pedissem que fossem todos protestantes? Roguemos a Deus para que a Unidade Cristã realmente aconteça, não como nós pretendemos ou imaginamos que será, mas como Deus quer que seja. Que Ele abençoe os nossos passos no caminho da Unidade Cristã fazendo cumprir-se o desejo de Seu Filho e Nosso Divino Mestre: "Que todos sejam um!" (Textos para reflexão: Jo 17, 20-23 / 1Cor 1, 11-13) Fraternalmente, no Amor de Cristo que nos une, Nicolau Hneda. Curitiba/PR - e-mail: nhneda@zipmail.com.br

8/5/2005
23:42:17

Gostaria de parabenizar pelo site que, a meu ver, está completo e bem didático, especialmente para pessoas que desejam conhecer a fé ortodoxa e, às vezes, acaba se afastando por falta de conhecimento. Um forte abraço para todos e que Deus os abençoe, iluminando vossas mentes e corações para que cada vez mais estejam repletos da luz e da paz do Cristo. Sandra

9/5/2005
10:42:17

Gostei imensamente do site. Escrevo Ícones e é muito bom conhecer sites em português, para melhor compreensão da arte religiosa. Maria Lidia Peçanha Alonso Gonçalves.

9/5/2005
14:21:10

Meus caros, continuo encantado com este sítio pela organização, beleza, nível das informações. Tudo muito singelo e muito belo. Como obter a compra de cd's com músicas sacras em grego? Aguardo resposta. Muita paz! marioresende@ufs.br

9/5/2005
15:36:43

Eis aqui um site muito rico e claro ao exprimir a beleza dos Ícones - expressão de um profundo diálogo amoroso com o Nosso Senhor! Sou Religioso Vicentino, Católico Apostólico Romano, tenho uma grade admiração e respeito pela vossa iconografia que ultrapassa a barreira da arte, chegando um alto grau de comunhão com a Santíssima Trindade... Deus vos abençoe! Abraço-vos fraternalmente em Cristo Jesus. Ir. Gilson Feliciano, sv.

9/5/2005
16:08:22

Na Paz, no Amor de Jesus e na Alegria de Maria! Feliz e Santa Páscoa cheia de Aleluias na vossa vida, na vossa comunidade! São os votos dos Servos e Servas da Esperança - SE Mosteiro da Esperança - São Paulo (www.mosteirodaesperanca.com.br) Cristo Ressuscitou! Verdadeiramente, Aleluia! Ir. Bernardo da Esperança - SE - Irmão Maior Geral.

9/5/2005
23:08:46

Caríssimos, irmãos Católicos Ortodoxos! Saudações Fraternas em Jesus Cristo! Novamente estou admirando vosso site, admiro muito vossa forma de ser Igreja, com ecumenismo e grande apreço pela União dos Povos! Infelizmente, algumas circunstâncias nos separaram há alguns anos atrás, mas Cristo nos quer unidos na Fé! Cordiais saudações! Junior Rasbolt - Toledo-Paraná.

10/5/2005
16:17:33

Meu nome é Ana e eu precisava fazer um trabalho sobre o Cristianismo Ortodoxo. Achei tudo o que precisava aqui! O site é muito lindo e, mesmo não sendo ortodoxa, gostei muito dos Ícones e da História dessa religião... Parabéns!

11/5/2005
11:31:34

Gosto de navegar no site Ecclesia, pois sempre se aprende coisas novas. Diácono José Vieira - josevs@terra.com.br

11/5/2005
21:08:18

Há algum tempo, tenho sentido uma crescente decepção com grande parte dos cristãos. Muitos preferem uma "religiosidade" subjetiva, baseada na euforia coletiva, a buscar a serenidade da tradição cristã. Encontrar vosso website reacendeu minhas esperanças no cristianismo. Mantendo vivos a verdadeira Arte Sacra, os ensinamentos dos primeiros Padres e a Liturgia - preservando-os dos transitórios modismos - a mensagem cristã mantêm-se sempre atual, por ser a Verdade Eterna, à qual nada precisa ser acrescentado ou excluído. Parabéns por preservarem o inestimável tesouro da tradição cristã!

12/5/2005
18:31:31

Encontrei o vosso site ocasionalmente: eu navegava pelo site da CNBB e a partir dali - "linkando" no verbete espiritualidade cheguei até aqui. Tenho feito várias visitas. Agradou-me em especial o rigor técnico na elaboração do site, a qualidade das matérias (ainda não exploradas totalmente por mim) e o fundo musical de grande qualidade. Agradou-me também o posicionamento não-sectário e ecumênico presente no site: parabéns para os irmãos! Nesta "Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos", ter entrado no vosso site foi um presente do Altíssimo. Saudações em Cristo!

14/5/2005
15:29:19

Descobri somente hoje esta maravilhosa exposição e sei que voltarei outras vezes. nice.affonso@expressnet.com.br

15/5/2005
12:59:54

Gostaria de receber mais informações sobre a Ortodoxia. Obrigado. manoelcar46@bol.com.br

15/5/2005
17:59:41

Olá, meu nome é José Ricardo Hafkin de Abreu, sou um ortodoxo batizado recentemente, em dezembro de 2004 pelo Pe. Paulo, freqüento a Igreja de Canoas - RS. Quero deixar aqui claramente minha opinião sobre a unificação sobre as Igrejas Católico Romana e Ortodoxa: sou contra pois, ao unificar a fé ortodoxa vai se diluir com a católica e o riquíssimo rito ortodoxo, com o passar do tempo, vai deixar de existir!

16/5/2005
14:04:28

Gostaria de saber mais a respeito da Liturgia Ortodoxa. Meu e-mail: mburuvixa@terra.com.br

16/5/2005
23:39:38

Gostaria de abraçá-los na fé do Cristo Vivo. Sou de uma comunidade que tem o carisma de acolher Jesus na pessoa do dependente de álcool e drogas e seus familiares, da qual é fundador o Ir. Bernardo da Esperança que, ele mesmo, já postou sua mensagem neste livro de visitas. Temos uma espiritualidade e rito bem parecidos. Unidos em cristo, parabéns pelo site e fiquem na paz de Jesus e na alegria de Maria.

17/5/2005
15:32:58

Parabéns pelo site. Muito bom, tanto em conteúdo como também em organização dos assuntos diversos. Pude aprender muito e, confesso que gostei do estilo ortodoxo de preservar os ensinamentos de nosso Senhor, transmitidos pelos apóstolos. Gostaria que vocês dedicassem um espaço para aqueles que desejam conhecer a Fé Ortodoxa de perto, e de como ser ortodoxo. Obrigado. Rodrigo César. Arcos - MG.

18/5/2005
10:44:20

Eu estive em Atenas, Pataras, Corinto e Tessalônica, e gostaria de saber como efetuar minha conversão à Igreja do Senhor Jesus aqui na terra. Antonio Vieira Filho. antoniossa@pop.com.br

19/5/2005
14:13:11

Bendito seja Deus por inspirar esse site em vossos corações! Sou católica Apostólica Romana e, nesta celebração de Pentecostes, participamos com o Ir. Bernardo (Fradão) do Santo Sacrifício da Missa. Em sua homilia, partilhou um pouco da Igreja Oriental. Foi, simplesmente, uma pregação magnífica. No final da Santa Missa nos convidou, ou melhor, convocou para que fôssemos conhecer a Igreja Ortodoxa. Então, em uma pesquisa na Internet, encontrei esse site, do qual ele também nos falou. Fico feliz hoje, por nossas Igrejas irmãs estarem novamente em comunhão. Vou, com certeza, aprender muito com vocês através desse site! Gostaria, se pudessem por favor, me enviarem endereços de Igrejas Orientais em Cotia e Região para que pudéssemos conhecê-las. Que a Paz do Senhor Jesus sempre esteja no meio de nós! Deus os abençoe infinitamente...

21/5/2005
12:18:40

O corpo da Igreja de Cristo, resultado harmonioso da reunião dos seus santos, desde a origem dos tempos, atinge a sua constituição equilibrada e integral na união dos filhos de Deus, dos primogênitos inscritos nos céus... O nosso Salvador-Deus, Ele mesmo revela o caráter indissolúvel e indivisível da união com ele, dizendo aos Apóstolos; «Eu no Pai e o Pai em mim; e vós em mim e eu em vós» (Jo 14, 20). E torna isto ainda mais claro, acrescentando: « Eu dei-lhes a glória que Tu me deste, a fim que eles sejam um, como Nós somos um, Eu neles e Tu em mim, para que sejam completados na unidade». E de novo: «A fim de que o amor com que Tu me amaste esteja neles e Eu próprio esteja neles»... Oh, maravilha! Oh, indizível condescendência do amor que nos traz Deus, o amigo dos homens! Aquilo que Ele é aos olhos de Seu Pai, concede que sejamos aos seus olhos, por adoção e pela graça... A glória dada ao Filho pelo Pai, o Filho no-la dá, por sua vez, pela graça divina. Melhor ainda: do mesmo modo que Ele está no Pai e o Pai n'Ele, do mesmo modo o Filho de Deus estará em nós e nós no próprio Filho, se nós o quisermos, pela graça. Uma vez tornado semelhante a nós pela carne, Ele tornou-nos participantes da Sua divindade e incorpora-nos a todos n'Ele. Aliás a divindade na qual participamos por esta comunhão, não é divisível em partes separadas; conclui-se necessariamente que, uma vez que nela participamos de verdade, somos também nós inseparáveis deste Espírito único, formando um só corpo com Cristo. (S. Simeão, o Jovem, teólogo (c. 949-1022), monge ortodoxo) Que se possa cumprir novamente nos tempos de hoje o que já vivíamos em tempos passados: viver em plena unidade. Luis do Prado Medeiros- Bahia.

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Canto Bizantino • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas