Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos

<
Livro de Visitas

5/10/2004
19:01:33

Achei lindo o site e a primeira oração sobre São João, nome de meu pai. Vou ler o mais que puder. Muito obrigado. Zara Miguel Laicini - Ribeirão Preto - SP.

6/10/2004
13:22:24

Achei muito interessante o site. Não tinha conhecimento e, por motivos de pesquisa o encontrei. Será recomendado a outras pessoas que, como eu, mantém a fé em Deus e na unidade e sonham com um mundo de paz... Um abraço a todos.

8/10/2004
21:44:45

Olá boa noite! Novamente, estou visitando este site e, a cada vez que visito mais me sinto atraído pela beleza da Igreja Ortodoxa. Peço ao nosso Deus que nos una novamente na única Igreja fundada por Jesus Cristo. Deus os abençoe! Aparecido Luiz do Nascimento (Eparquia Greco-Melquita Católica de São Paulo e Todo Brasil) - São Paulo.

10/10/2004
16:12:50

Era uma vez uma ilha... Era uma vez uma ilha onde morava todos os sentimentos ... A Alegria;a tristeza,a vaidade, a sabedoria, e todos os outros sentimentos, por fim, o Amor ... Mas um dia foi avisado aos moradores que aquela ilha iria afundar. Todos os sentimentos se apressaram para sair da ilha, pegaram seus barcos e partiram. Mas o Amor ficou, pois queria ficar mais um pouco na ilha, antes que ela afundasse. Quando por fim, estava quase se afogando, o Amor começou a pedir ajuda. Nisso vinha a Riqueza e o Amor disse: - Riqueza leva-me com você? - Não posso ajudar, Amor você está todo molhado e poderia estragar meu barco! Então o Amor pediu ajuda a Tristeza: - Tristeza, deixe-me ir com você? - Ah Amor! Estou tão triste que prefiro ficar sozinha ... Também passou a Alegria, mas estava tão alegre que nem ouviu o Amor chamar. Já desesperado, o Amor começou a chorar, foi quando uma voz lhe chamou: - Venha Amor, eu levo você! Era um velhinho, mas o Amor ficou tão feliz que esqueceu de perguntar seu nome. Chegando do outro lado da margem, ele perguntou a Sabedoria: - Sabedoria, quem era aquele velhinho que trouxe-me até aqui? - Era o Tempo. - Mas porque só o Tempo me trouxe? A Sabedoria respondeu: - Porque só o Tempo é capaz de ajudar e entender um grande Amor ... Autor: Reinilson Câmara.

10/10/2004
17:23:28

A primeira impressão foi muito boa. Sou catequista da 1º Eucaristia, participo do curso de batismo, gosto muito de pesquisar assuntos relacionados e o que encontrei me ajuda muito. Peço que vocês continuem também neste trabalho, pois a igreja precisa de missionários, em todas as áreas. A paz de Jesus a todos. Reinaldo.

10/10/2004
19:19:56

Gostei muito de tudo. Beijos, Denis. E-mail e denis1@brturbo.com.br

11/10/2004
09:18:02

Favor colocar mais fotos das igrejas, inclusive das do Brasil. Muito interessante o Site. Cynthia Vretos dos Santos Almeida.

12/10/2004
10:32:14

Gostaria de parabenizar o site pela qualidade e pelos serviços que prestam a igreja ortodoxa de todo o mundo e a todos os cristão que buscam saber mais sobre suas origens. Esse site é um instrumento de evangelização trazendo a nós brasileiros um pouco mais do que é ser ortodoxo, fazer parte da ortodoxia. Parabéns e continuem a levar cultura religiosa e temporal. Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo e o amor da Virgem Santíssima nos abençoe a todos. Um abraço. Jorge Luiz / RJ.

15/10/2004
12:12:29

Parabéns pelo belo desempenho deste site. Gostei muito dos ícones, pois é grande a variedade de imagens sacras e também de igrejas ortodoxas. Gostaria que vocês nos brindassem com algumas músicas litúrgicas e com maiores explicações sobre os ícones e seus significados. Obrigado. Fortaleza - CE, Brasil.

17/10/2004
06:02:32

Gosto demais desse site, entro quase todos os dias!!! A ortodoxia é muito profunda e desperta em nós um sentimento de veneração pelo sagrado, uma profunda fé em Deus e em Cristo!!! Gostaria que vocês colocassem mais imagens (ícones) de Jesus Pantokrator. Coloquem no site aquele ícone maravilhoso do mosteiro famoso do Monte Sinai. Vocês devem conhecer esse ícone, com certeza!!! Pra mim, este ícone é o retrato mais fiel de Jesus. Obrigado. André - Ribeirão Preto - SP.

17/10/2004
12:17:09

É com imenso carinho que contemplo um site desse porte, onde, sem dúvida, traz informações precisas sobre a ortodoxia. Sou Padre da Igreja Ortodoxa Siriana, sempre a procura de informações que possa contribuir para o conhecimento e aprofundamento da Santa Igreja de Jesus enquanto caminha, luta e divulga o evangelho de Jesus Cristo aqui na Terra. padrenorberio@hotmail.com

17/10/2004
22:45:11

O site de vocês é muito bom. É claro e objetivo. Abraços Dulce.

17/10/2004
23:55:00

Queridos irmãos em Cristo Jesus. Com grande alegria percorri este magnífico site. Espero em Deus voltar a visitá-lo novamente. Sou leigo consagrado, missionário da Comunidade Shalom da Igreja Católico Romana. Saudações em Cristo Jesus. Clovis Varo.

18/10/2004
14:26:48

Gostaria que, se possível, acrescentassem ícones de São Marcos [...]

21/10/2004
00:54:09

Esse site está ficando cada vez mais belo!! Parabéns pelo trabalho que está sendo realizado. Esse, com certeza,é muito abençoado! Que Deus o abençoe!!

23/10/2004
17:00:17

Estou feliz em visitar este site, pois ele nos oferece informações sobre a Ortodoxia e o Rito Bizantino e as Igrejas Apostólicas. Gostaria muito que vocês colocassem informações sobre a Igreja ortodoxa da Etiópia. Grato. Aparecido Luiz - Osasco - SP.

24/10/2004
17:58:27

Gostaria de conhecer mais sobre o rito melquita, sou católica e me sinto muito tocada pelo rito oriental da igreja católica, muito místico.

24/10/2004
18:09:03

Boa noite a todos! Como é bom visitar este site, sinto muita paz ao ler a história da Igreja e também contemplar os belos ícones de Jesus, da Theotokos e dos Santos. Sou Católico de Rito Caldeu. Aqui no Brasil não temos paróquias do nosso rito e, por isso freqüento a Igreja Greco Melquita Católica. Mas gosto muito também de visitar a Catedral Metropolitana Ortodoxa de São Paulo e participar da "Divina Liturgia. Pude verificar no livro de visitas que uma pessoa pediu informações sobre a Igreja Ortodoxa da Etiópia.Eu também gostaria, pois gosto muito de ler sobre todos os ritos do oriente. Enfim peço a vocês que continuem com esse belo trabalho de mostrar a fé Ortodoxa. Um grande abraço. Alan Demolay. Patriarcado de Babilônia dos Caldeus Católicos - Bagdá - Iraque - Catedral da Transfiguração do Senhor. Deus os abençoe.

25/10/2004
14:43:31

Apreciei muito o site sobre as Igrejas Orientais, seus ritos, costumes, locais e objetos sagrados usados nas Cerimônias litúrgicas. Mas, não consegui encontrar nada da magnífica Música Sacra Bizantina.Sugiro um item especial sobre ela, como se encontra - embora em breve enxerto - no site Vaticano sobre os Sagrados Ritos Orientais. Respeitosamente, Jose Roberto Reiser da Silveira e-mail: robertoreiser@bol.com.br

29/10/2004
13:31:03

Boa tarde queridos irmãos Ortodoxos, em Cristo Jesus! Foi muito bom ter conhecido este site e, nos maravilhar com o esplendor da fé apostólica de que faz parte a única Igreja de Jesus e, como é bom ver riqueza de que compõe a nossa fé. Gostaria muito se possível de ver em vosso site ícones de tradição copta se não for possível continuarei a visitá-lo do mesmo modo. Um grande abraço e que Nosso Senhor Jesus Cristo sempre os abençoe. At. Alessandro Mar Dietrich - Catedral da Anunciação - Patriarcado Siríaco Católico de Antioquia - Damasco - Síria.

29/10/2004
18:09:09

Votre site est magnifique! protodiacre André Chépélov, France.

29/10/2004
22:07:47

A paz de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos os irmãos ortodoxos Bizantinos! Que belo site onde podemos entrar na presença de Deus e contemplar a sua maravilhosa presença. Que belos ícones que nos fazem sentir no lugar preparado por Deus a todos os seus filhos. Gostaria de pedir para que divulgassem mais endereços de Igrejas do Oriente no Brasil. Que Deus os abençoe. Infelizmente não temos igrejas do Rito Romeno Eslavo no Brasil, sendo assim freqüento a Igreja Greco-Melquita Católica - Catedral de Nossas Senhora do Paraíso - SP Vitor Kratinikisk - Igreja Católica Romena - Rito Bizantino - Osasco - SP.

30/10/2004
13:30:33

Estou em estado de graça por ver tantas maravilhas, descobrindo como o cristianismo na Tradição Bizantina é rica de simbolismo, mística e guarda sob seus cuidados a fé imutável da Igreja fundada pelos Santos Apóstolos cuja cabeça é Nosso Salvador Jesus Cristo. Fiquei imensamente feliz por encontrar preciosos ícones e textos sobre Maria, a Theotokos. Um forte abraço a todos os meus irmãos ortodoxos. Padre Católico Romano - RJ.

30/10/2004
18:14:28

Já estive algumas vezes na Igreja Ortodoxa São Nicolau. Meu sonho é ver João Paulo II participando do próximo Sínodo ou todos num próximo Concílio. Sou médico-anestesiologista e conheci o Pe. Marcelo quando visitei a Paróquia. Sinto-me mais feliz comungando com vocês. Sou-lhes grato. Francisco Gondin.

1/11/2004
20:35:29

Uma boa noite e a paz do senhor Jesus e de sua mãe Santíssima. Ola queridos irmãos ortodoxos bizantinos, é muito bom visitar este site, pois podemos através dele sentir a presença de Deus. Sou Cristão Ortodoxo Etíope, infelizmente aqui no Brasil não temos paróquia de nosso Patriarcado e, neste sentido freqüento a Igreja Apostólica Armênia São Jorge. Gostaria se possível que um dia se pudesse celebrar a divina liturgia no rito alexandrino em sua Catedral, pois muitas vezes também participo da Divina Liturgia na Catedral do Paraíso. Continuem este belo trabalho de divulgar a fé ortodoxa. Deus os abençoe. Kaman Eidiel Filling - Catedral de São Frumêncio - Aksum - Patriarcado da Igreja Ortodoxa da Etiópia - Addis Abeba.

4/11/2004
18:25:33

Eu gostei muito do site, tive dirimidas muitas dúvidas e além disso enriqueci minha espiritualidade.Inclusive copiei muita coisa com relação aos Santos Salmos e dessa vez vou olhar com mais carinho quando abrir meu Livro da Lei. Salvador Filho- N.S.Socorro (SE) salvadorvox@ig.com.br

5/11/2004
18:38:24

Prezados Irmão, Gostaria de saber qual a diferença entre as Igrejas Romana e Ortodoxa. Obrigado. marcusmagalhaes@ig.com.br

6/11/2004
00:41:40

Prezados Irmãos em Cristo, Gostaria de parabenizar os responsáveis por esta página pelo seu excelente conteúdo. Certamente é a página mais completa que existe em português sobre a Igreja Ortodoxa, o que ajuda bastante na divulgação para os brasileiros das riquezas das Igrejas Orientais. Aproveito a oportunidade para informar que estou iniciando um trabalho de divulgação de notícias em português sobre as Igrejas Orientais, sejam elas Ortodoxas, Católicas ou Pré-Calcedonianas. Esta divulgação está sendo feita através do Boletim Oriente Cristão, que pode ser assinado através do envio de e-mail para: igrejasorientaisnoticias-subscribe@yahoogrupos.com.br Saudações Fraternais, Luis Felipe e-mail: igrejasorientais@yahoo.com.br

6/11/2004
18:26:29

Este site é muito bom, para mim foi como entrar na casa de Deus. Como é bom sabermos de onde vem a nossa fé e, que ela vem sendo transmitida através dos apóstolos e da sucessão apostólica. Infelizmente o homem pela vaidade já não suporta a são doutrina e esta a fundar e criar seitas por todos os lados. Outro dia vi uma placa de uma "Igreja", chamada Igreja Evangélica pentecostal Cuspe de Cristo", que tristeza sente nosso senhor quando vê seus filhos divididos, pois ele fundou apenas uma igreja e não várias como nós vemos por aí. Que os homens se voltem de novo para Deus e voltem para a Igreja que ele próprio fundou para nossa salvação. Continuem este trabalho maravilho de divulgar a sã doutrina. Atenciosamente. Richard Balley - Igreja Católica - Rito Alexandrino - Patriarcado de Alexandria dos Coptas Católicos - Egito.

6/11/2004
20:28:41

Maravilhosa página sobre Nosso Senhor Jesus Cristo e a Virgem Maria. Gostaria de saber se a Igreja Ortodoxa acredita nas aparições de Fátima e de Nossa Senhora do Carmo.

7/11/2004
10:57:47

Caríssimos irmãos em Cristo Jesus e filhos da bem Aventurada Mãe Deus, estou mais firme em minha fé depois de visitar este site. Como é bom nós sabermos de onde vem a nossa fé. Ela vem justamente da pregação apostólica desde o início da Igreja quando ela foi fundada por Jesus Cristo. Infelizmente ainda estamos divididos, mas um dia talvez eu não veja, pois já terei partido. Porém para o nosso Deus não existem coisas impossíveis, estaremos novamente unidos na mesma fé e única Igreja. Deus os abençoe. Ass. Marcio Alan Melochinin - Catedral da Transfiguração do Senhor - Patriarcado de Babilônia dos Caldeus Católicos - Bagdá - Iraque.

7/11/2004
12:41:15

Que a Santa Mãe Deus de Deus os proteja sempre! Hoje estou em estado de graça, após visitar este site e me aproximar mais do nosso Deus, através os escritos dos Santos Padres e dos maravilhosos ícones que nos levam a presença do altíssimo. Gostaria se possível que vocês falassem um pouco sobre a iconografia etíope, pois ela se diferencia da iconografia bizantina. Que o Paráclito, o Espírito Santo Consolador os ilumine em seu apostolado. Parabéns. Seu irmão em Cristo Jesus Trini Mierrenbach Molay - Catedral do Bom Pastor - Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

7/11/2004
13:10:59

Gostaria de fazer parte da Igreja Ortodoxa Grega. e-mail nunacostalima@bol.com.br entre em contato.

7/11/2004
20:03:29

É de bom grado poder estar presente no monte Athos, não só pela pureza da espiritualidade deste local, como ainda, por sua fascinante história de busca ao nosso Redentor. Obrigado PAX!

9/11/2004
08:30:17

Há algum tempo venho percebendo a minha vocação à vida do claustro. Tenho formação católica, fiz um curso de Teologia para Leigos e outro de Parapsicologia. A oração e a contemplação se fazem necessárias para mim cada vez mais e a minha determinação de ser monge é grande. Sou Paulo Rigato, tenho 36 anos. Meu e-mail: paulo.rigato@bol.com.br. Rezem por mim.

10/11/2004
17:33:59

Meus Irmãos, o Espírito do Senhor nos conduz aos lugares e aos relatos dos acontecimentos de sua Igreja. Bendito seja o Senhor Deus, Pai de todos nós, que em Jesus Cristo nos aproxima e nos acolhe, através da Internet, revelando a todos as maravilhas do Reino. Sou católico, professor na Universidade do Contestado, em Caçador - Santa Catarina - Brasil. Meu endereço: João Pedro Carneiro (57 anos, Rua Fermiano Paes Carneiro, Caixa Postal 276, Caçador / Santa Catarina - Brasil. Meu E-mail: jpcar@cdr.unc.br/@conection.com.br. A Paz do Senhor esteja com todos os irmãos.

10/11/2004
21:13:04

A paz do senhor a todos! Amados irmãos Ortodoxos Bizantinos em Cristo Jesus e filhos da Santa Mãe de Deus (Theotokos). Que bom que a música de fundo retornou. Muitas vezes deixo o computador o dia todo ligado somente para escutá-la e também poder contemplar os belos ícones e os escritos sobre a fé ortodoxa. Tive a oportunidade de participar da Divina liturgia presidida por Dom Damaskinos e, que beleza foi para mim. Sempre que posso visito a Catedral Ortodoxa Antioquena. Que Nosso Senhor Jesus Cristo sempre os acompanhe. At. Rodrigo Piovan Maluli - Catedral da Santa Mãe de Deus - Igreja Católica Siríaca Malankar - Kerala - Índia.

13/11/2004
11:36:39

A paz de Cristo!! Fiquei muita encantada com a reformulação do Site!!! além da beleza já existente, ficou mais rico nos conteúdos e apresentações!! Deus realmente tem feito uma grande Obra.

14/11/2004
17:03:13

Parabéns pelo novo visual do site ECCLESIA. Está muito bonito . Cada vez me surpreendo mais com tanta riqueza de conteúdo, imagem e liturgia da Igreja Ortodoxa. Muita paz. Fernando Luis Bianco Arruda MG.

15/11/2004
10:57:32

Bom dia! A paz do Senhor Jesus Cristo e o amor da Virgem Maria a todos! Acabei de fazer a oração do terço e encontrei este site maravilhoso. Já tive a oportunidade de visitar a Igreja Ortodoxa Grega - Catedral São Pedro em São Paulo. Fico muito triste em saber que ainda estamos divididos (única Igreja que Jesus fundou). Outro dia pude verificar o encontro de Sua Santidade o Papa João Paulo II e Sua Santidade Bartolomeu I Patriarca Ecumênico de Constantinopla. Como seria bom se já estivéssemos em plena comunhão e não somente aproximação. Peço ao Deus Todo-poderoso que Ele abra o coração dos (chefes espirituais das Igrejas apostólicas - Católica, Ortodoxa, Assíria e as antigas Igrejas Orientais - Etíope, Copta, Malankar, Siríca), para que novamente estejamos juntos a anunciar o Reino de Deus. Que Deus os abençoe em seu trabalho. Atenciosamente. Ricardo Jardim - Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia - Diocese de Campo Limpo - Igreja Católica Apostólica Romana.

15/11/2004
16:25:22

A paz de Deus a Todos! Gostaria de parabenizar o belo trabalho desenvolvido por Ecclesia e pela Igreja Ortodoxa; mas, tenho uma sugestão a lhes dar: que a Igreja Ortodoxa, sendo a Igreja Universal fundada por Jesus Cristo, não se limitasse a anunciar a Boa-nova do Evangelho apenas aos imigrantes do Oriente e seus descendentes pois, a cada dia que passa vemos [...] seitas por todos os lados deturpando a sã Doutrina da pregação apostólica. Este canto de fundo também é muito bonito, ele nos leva à verdadeira meditação e ao encontro com Deus. At. Carlos Eduardo Martins - Paróquia São Paulo da Cruz - Diocese de Osasco - Igreja Católica Apostólica Romana.

18/11/2004
16:55:35

Olá ortodoxos!! Como é realizado o processo de conversão na sua igreja? Abraços. Eduardo - Rio de Janeiro - email: edram78@yahoo.com.br

18/11/2004
21:32:28

Pretendo fazer uma viagem à Terra Santa no ano que vem e, procurando informações na Internet me deparei com este site e fiquei encantado com as fotos. Outro ponto que me deixou muito feliz foi o respeito e a consideração que pude perceber entre a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Ortodoxa. Sou Católico e, por isso, penso que todos os cristãos, mesmo não pertencendo, infelizmente, a mesma Igreja, devemos ter o respeito recíproco, pois, assim, deixaremos menos triste N.S.J.C, com nossas divisões. Carlos Roberto Gonçalves. carlosr.g@bol.com.br

19/11/2004
15:54:25

Olá! Nós, da Paróquia São Nicolau de Roncador, estamos a divulgar o site oficial de nosso grupo folclórico Ucraniano. Pedimos que nos ajudem a divulgar. O Endereço é www.grupovesna.rg3.net. visitem e vejam as noticias e fotos de nosso grupo. Mais informações no e-mail grupovesna@yahoo.com.br. Gratos Grupo Folclórico Ucraniano Vesná de Roncador - Pr.

19/11/2004
23:08:06

Boa noite a todos! Por acaso, navegando na Internet, descobri este site. já conhecia um pouco sobre a Igreja Ortodoxa. Hoje conheço um pouco mais. Infelizmente ainda nos encontramos separados, e isso causa grande tristeza ao Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Já participei também da divina Liturgia na Igreja Copta ortodoxa São Marcos em São Paulo e fiquei extremamente feliz pelo zelo e cuidado com que o sacerdote celebra a Santa Missa. Gostaria também de pedir informações sobre a Igreja Ortodoxa Assiriaca do oriente. Um dia estaremos unidos na mesma Igreja e na mesma fé. Saudações em Cristo Jesus e sua Mãe Santíssima. Alessandro Mellint - Catedral de Nossa Senhora do Paraíso - Eparquia Greco-Melquita Católica de São Paulo e Todo Brasil - São Paulo.

20/11/2004
19:05:51

Que a paz de nosso Senhor esteja sempre convosco. Já conhecia alguma coisa sobre os cristãos ortodoxos bizantinos, hoje posso dizer que conheço um pouco mais. Este canto de fundo nos introduz na presença de Deus e na eternidade. Já visitei a Igreja Copta São Marcos, também sei que eles são separados dos bizantinos. Infelizmente estamos separados por pouquíssimas coisas. Acredito que Deus todos os dias espera de nós a verdadeira união assim como ele sempre o quis. Tenho hoje 27 anos de idade, sei que algum por obra do Espírito Santo isso acontecerá, talvez eu já não exista mas, onde eu estiver ficarei feliz pois o Altíssimo conseguiu novamente unir seus filhos em um só rebanho. Que Deus Pai Todo Poderoso sempre os abençoe. Eric Vartan bitikit - Catedral de São Gregório Iluminador - Igreja Armênia Católica- Exarcado Armênio Apostólico de São Paulo e Todo Brasil.

23/11/2004
20:38:04

Que o Senhor esteja com todos! Uma boa noite. Descobri este site por acaso procurando algo sobre os Católicos Russos de Rito Bizantino e fiquei muito feliz por encontrar tanta beleza e escritos tão maravilhosos da nossa fé Católica e Ortodoxa. Estou muito triste pois gostaria muito de ver Sua Santidade o Papa João Paulo II e Sua Santidade o Patriarca Ortodoxo de Moscou e Toda Rússia se encontrarem e de uma vez por todas apagar as mazelas que ficaram do passado. Como disse sou Católico Russo de Rito Bizantino e nossa Capela fica no bairro do Ipiranga (Temos todos os domingos a Divina Liturgia em russo e português). Infelizmente aqui no Brasil nós não temos bispo próprio e estamos ligados à Arquidiocese do Rio de Janeiro e temos como chefe espiritual/Ordinário Dom Eusébio Cardeal Scheidt - Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro. Como eu gostaria de ver nossas Igrejas em verdadeira comunhão e retornando aos tempos apostólicos! Obrigado pelo maravilhoso site. At. Wladimir Kotinski - Capela de Nossa Senhora da Anunciação - Rito Católico Bizantino Russo - São Paulo.

25/11/2004
17:24:52

Sou membro da Igreja Ortodoxa Antioquena, onde o nosso Patriarca é Sua Beatitude Ignatios IV Hazim e nosso Arcebispo é Sua Eminência Reverendíssima Dom Damaskinos Mansour. Moro em Natal-Rn e somos assistidos por Pe. Aloísio Guerra de Recife-Pe. Fico muito feliz quando acesso este site. Aqui tenho muitas informações sobre a Igreja Ortodoxa. Lamento por nós aqui em Natal não termos um padre que nos dê assistência constante, pois o nosso padre mora um pouco distante. Neste site posso beber um pouco da Fonte. Quero que o clero da Igreja Ortodoxa, de uma forma geral, faça um trabalho de evangelização com mais ardor aqui no Nordeste e se voltem mais p/ os brasileiros. Alexandre. Para contatos e-mail: 8494024366@bcponline.com.br . Um abraço p/ todos os irmãos na fé.

26/11/2004
23:35:47

Sou membro da Igreja Maronita que está em plena comunhão com a Santa Sé de Roma. Referente ao Site não há palavras para descrevê-lo, pois a beleza dos ícones e dos escritos são verdadeiras riquezas de nossas igrejas. Nosso Sumo Pontífice é o Santo Padre João Paulo II e nosso Patriarca é Nasralah Butros Sfeir e nosso arcebispo no Brasil é sua eminência Reverendíssima Dom Joseph Mafhouz - Arcebispo Maronita de São Paulo e Todo Brasil - Deus os ilumine - At. Eric Darlan Mietrin - Patriarcado Maronita de Antioquia.

28/11/2004
14:17:14

Esta Página Eletrônica está excelente. É uma fonte de água viva que sacia a sede de conteúdo, de beleza, de contemplação através dos ícones que eu admiro muitíssimo. Para mim cada ícone é um livro sagrado. Parabéns, gosto demais e desejo que continuem a enriquecer-nos a todos. Obrigada por tudo e em especial por esta página valiosa. Irmã Araci M. Ludwig, snd.

28/11/2004
18:48:39

A paz de Deus esteja convosco, irmãos ortodoxos Bizantinos. Gostaria de congratular a Ecclesia e a Igreja Ortodoxa belo trabalho desenvolvido por ambos. Está um trabalho excelente! É a primeira vez que a visito. Certamente, é a página mais completa que existe em português sobre a Igreja Ortodoxa, pois até agora não encontrei mais nenhuma, ajudando bastante na divulgação para os falantes do Português das riquezas das Igrejas Orientais. Sou Católico Romano de Batismo mas não estou convicto na veracidade total da igreja de Roma. Tenho me informado e investigado bastante acerca dos assuntos relacionados com as duas Igrejas e suas diferenças. Considero ser a igreja Ortodoxa a nº 1 ou seja, verdadeira. Respeito, contudo, a igreja católica que se separou da igreja Ortodoxa e todas as outras igrejas cristãs. sinto-me triste por estarem separadas, pois seria muito melhor se todos estivéssemos dentro da mesma comunhão, mas isso só Deus sabe. De modo que estou convencido de que igreja a Ortodoxa está muito mais correta que a católica romana. Nasci e vivo em Portugal, sou de origem helênica, pois minha bisavó era natural de Korinthos. Embora já um pouco "distante" dessa mesma origem Pretendo converter-me ao cristianismo Ortodoxo. Gostaria de ser informado sobre modo como se processa a conversão. Obrigado e bom um trabalho para Eclesia.

28/11/2004
21:20:42

A paz a todos! Hoje é domingo dia de louvar e agradecer ao nosso Deus por tudo o que Ele nos oferece. Pois ele é sumamente bom, tanto é que nos presenteia com este maravilhoso site. Sou membro da Igreja Caldeana Católica (Plena comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana). Nosso Chefe espiritual é Sua Santidade o Papa João II, nosso Patriarca é Dom Emanuel Delly, que tem o título de Patriarca de Babilônia dos Caldeus Católicos. No Brasil não temos paróquias ainda, mas com a graça do Altíssimo logo teremos. Como não temos paróquia do nosso Rito (Caldeu), no Brasil freqüento a Igreja Maronita (Plena comunhão com a Santa Sé Apostólica de Roma). Apesar de tanta alegria e, de escutar este cântico que nos leva a presença do Altíssimo, fico triste pois ainda estamos separados dos nossos irmãos Ortodoxos Bizantinos a quem amamos tanto. Fiquei sabendo que sua Santidade o Patriarca Ecumênico de Constantinopla (Nova Roma), estará no Vaticano onde receberá as relíquias de dois Santos Doutores de Nossa Igreja. Que bom se Sua Santidade Bartolomeu I estivesse se dirigindo à Roma para estabelecer a verdadeira união entre os dois pulmões. Jesus Cristo, onde nos espera se alegraria muito. Infelizmente isto ainda depende do homem. Mas algum dia o SENHOR JESUS, providenciará isto para nós, pois para ele não existe coisas impossíveis. Deus os abençoe. Sandro Metilinios - Catedral de Nossa do Líbano - Eparquia Maronita de São Paulo e Todo o Brasil - Patriarcado de Antioquia dos Maronitas.

1/12/2004
18:41:48

Como já falei o site é muito bom e é um excelente meio de evangelização. Espero que os meus irmãos ortodoxos e membros de outras igrejas que também gostaram do site o divulguem. Um abraço deste irmão ortodoxo antioquino. Alexandre. Obs.: Meu e-mail mudou, era 8494024366@bcponline.com.br e agora é: ccruz@tre-rn.gov.br

1/12/2004
21:39:48

A paz do Senhor Jesus Cristo e de sua Mãe Santíssima esteja sempre convosco! É com grande alegria que visito este site pela 1ª vez e estou encantando com tanta beleza e escritos da nossa fé apostólica que vem desde o início do Cristianismo. Sou membro da Igreja Albanesa Católica (Rito Bizantino). Resido no Brasil há anos e, nós também não temos paróquias da nossa Igreja aqui no Brasil, como o irmão Católico de Rito Caldeu citou nos textos anteriores. Freqüento o rito bizantino católico na Catedral de São João Batista - Eparquia Ucraniana Católica de Curitiba e Todo o Brasil cuja sede fica em Lviv na Ucrânia. Após a queda do comunismo em nosso país nós, católicos de Rito Bizantino, novamente tivemos a liberdade de professar a nossa fé e, hoje, temos uma Catedral belíssima em Tirana (Capital da Albânia). Hoje, graças a Deus, podemos praticar nossa fé com Liberdade, pois temos a Catedral da Anunciação da Mãe de Deus em Tirana na Albânia. Nosso chefe espiritual é também o Santo Padre João Paulo II e nosso Arcebispo Maior reside em Tirana na Albânia. Conheço a Catedral Ortodoxa Ucraniana de Curitiba. É também muito bonita. Parabéns pelo site! Um dia, conforme os mensagens anteriores, seremos a ÚNICA IGREJA DE JESUS. Que o Espírito Santo Consolador sempre possa nos guiar rumo a verdadeira unidade. Um abraço - Allan vakitiski - Igreja Albanesa Católica de Rito Bizantino (em comunhão com a Santa Sé Apostólica de Roma).

2/12/2004
23:33:23

Em primeiro lugar Deus os abençoe pelo belo site e suas mensagens maravilhosas. Os escritos dos Santos Padres e Ícones nos elevam à presença de Deus. Já conheço bem a Igreja Ortodoxa, pois tive a oportunidade de participar da Santa Missa várias vezes e, que beleza se pudéssemos celebrar novamente juntos e não separados o Santo Sacrifico do Senhor Jesus pela Humanidade. Que nossos chefes espirituais pensem nisso e que Deus Todo-Poderoso possa intervir na vontade dos homens e novamente nos unir na única Igreja, conforme os Escritos anteriores. Que a Santa Mãe de Deus (TEOTHOKOS), sempre os ampare em seu trabalho evangelizador. um abraço. Marcio Alan klein - Igreja Ítalo-Albanesa Católica - Paróquia de Nossa Senhora Aparecida - Rio de Janeiro - RJ - Brasil.

5/12/2004
20:42:07

Em primeiro lugar, parabéns pelo site belíssimo. Que Deus, neste momento, possa estar visitando meu irmãos ortodoxos bizantinos. Navegando pela Internet em busca de imagens de ícones descobri este site e, conheci um pouco da Santa Igreja Ortodoxa Bizantina. Sou Católico de Rito Alexandrino - Igreja Católica Etíope (em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana). Até então, conhecia mais a Igreja Ortodoxa Copta que tem sede em Alexandria, no Egito. Agradeço a Deus por este site e vou passar a divulgá-lo. Não sou Ortodoxo no sentido de que pertenço a Igreja Católica mas, sou Ortodoxo no sentido de que também pratico a correta doutrina. Gostaria muito que nossas Igrejas pudessem celebrar juntas a "Santa Missa". Tive a oportunidade de ler as outras mensagens e percebi que, tanto os Católicos como os Ortodoxos sentem esta vontade. Que Deus Todo Poderoso possa nos conceder esta graça e que, o mais breve possível, possamos estar unidos e, então, participarmos juntos do Único e Eterno Sacrifício de Nosso Senhor e Salvador "Jesus Cristo". Meu nome é Will Mancini e a Sede de nossa Igreja é em Addis Abbeba na Etiópia, cuja Catedral é dedicada a São Frumêncio, considerado como o Apóstolo da Etiópia, tanto para os Ortodoxos Etíopes como também para os Etíopes Católicos. No Brasil não temos paróquias e, neste sentido, eu participo da Santa Missa no Rito Latino na Cidade de Osasco, cuja Catedral da Diocese é dedicada a Santo Antonio. Mais uma vez, que Deus os abençoe. Continuem com este site, ele nos faz muito bem. Will Mancini - Osasco - São Paulo - Brasil.

7/12/2004
17:31:24

Parabéns pelo trabalho de vocês! A Igreja de Jesus Cristo precisa buscar evangelizar por todos os meios de comunicação e chegar onde puder, por amor a Deus e pela salvação de todos. Deus abençoe! Pe. Francisco de Assis Feitosa.

10/12/2004
15:17:45

Olá boa tarde! A paz do Senhor esteja sempre convosco! Hoje é sexta-feira, e estou de férias. Estava procurando por iconografia na Internet e encontrei este site. Que bem maravilhoso que ele me fez! A música de fundo é tão bela, nunca havia escutado, somente na Igreja. Conheci um pouco mais da história da Igreja porque, apesar de não pertencer à Igreja Ortodoxa, eu a considero parte da Igreja Universal, fundada pelo Senhor Jesus. Os escritos são riquíssimos em ensinamentos, doutrina e os belos ícones nos encantam e nos levam a um lugar sublime que é a presença de Deus. Meu nome é Alessandro Saavedra, sou Católico de Rito Antioqueno - Igreja Siríaca Católica - Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Belo Horizonte - Patriarcado Siríaco Católico de Antioquia, em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana. Sinto grande alegria em dizer que somente estamos separados pelo nome, porque a fé, a doutrina, os Sacramentos, a Santíssima Trindade, a sucessão apostólica, a veneração pela Santa Mãe de Deus e, principalmente, a Eucaristia, nos une na Única Igreja fundada por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Deus sempre os mantenha firmes na fé e, longos anos de vida à sua Eminência Reverendíssima Dom Damaskinos, Arcebispo Greco-ortodoxo de São Paulo e Todo o Brasil, a quem tive a oportunidade de conhecer. At. Alessandro - Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Igreja Siríaca Católica - Patriarcado de Antioquia.

12/12/2004
19:50:25

Que o Nosso Deus seja Bendito! Que site maravilhoso e cheio de paz. Encontrei escritos valorosos e grandiosos que aumentaram a minha fé. Este site é uma verdadeira riqueza de nossas igrejas. Conhecia pouco sobre os Concílios Ecumênicos e fiquei conhecendo melhor também a Igreja Ortodoxa. Sou Católico de Rito Bizantino, nosso Patriarca é Dom Gregórios Laham III e, nosso Arcebispo no Brasil, sua Eminência Reverendíssima Dom Farez Makarooun - Arcebispo Greco-Melquita Católico de São Paulo e Todo o Brasil. Estou muito feliz por visitar este site e com certeza voltarei a visitá-lo. Que a Santa Mãe Deus sempre os ilumine. At. Ronald Ayoub - Catedral de Nossa Senhora do Paraíso - Eparquia Greco-Melquita de São Paulo e Todo Brasil - Patriarcado Greco-Melquita Católico de Antioquia e Todo Oriente, Alexandria e Jerusalém, a Cidade Santa.

12/12/2004
20:35:26

A Paz de Cristo a todos vocês! Como cristão fiquei muito feliz em conhecer esse site. Pertenço a Igreja Católica Apostólica Romana e, assim como muitos, também rezo para que um dia possamos superar as barreiras que ainda nos separam e, juntos, podermos dar testemunho do Amor de Deus a todos os que ainda não crêem. Grande é a nossa responsabilidade! Que a fé, a misericórdia e a esperança nos faça, cada vez mais, buscarmos o caminho do diálogo e da fraternidade. Que o Senhor, nosso Deus, ilumine e abençoe aos Patriarcas de nossas Igrejas, para que como verdadeiros pastores guiem o rebanho de Cristo! Feliz e santo Natal a todos! Odilon Borges - Rio de Janeiro odilon@ixtus.pro.br

15/12/2004
12:30:04

Cristo está em nosso meio, aleluia! Alegro-me profundamente pela grata surpresa de encontrar na Internet o vosso site. Sou Católico Romano do Rito Latino, fui monge beneditino por quase seis anos. No Mosteiro que vivi tínhamos grande afinidade com a espiritualidade oriental, particularmente pelo uso dos ícones em nossa Liturgia e pelo incentivo da Oração de Jesus por parte de nosso pai espiritual. Quero felicitar a vocês, caros irmãos, pelo excelente trabalho para divulgação do rico tesouro que o oriente nos dá. Em minha opinião vosso site é o melhor, em língua portuguesa, sobre espiritualidade e tradição ortodoxa. A todos um sincero abraço, em nome do Cristo Vencedor da Morte, Amigo dos homens.

18/12/2004
14:53:45

Que a Graça e a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco. Quero parabenizá-los pelo maravilhoso trabalho do site Ecclesia; muito completo e um bom gosto incomparável. Visito sempre que posso. Deus os Abençoe!

18/12/2004
19:42:25

Bendito e louvado o nosso Deus, que em Cristo Jesus nos faz todos irmãos. É com imensa alegria que visito este site pela 1ª vez. Que bom está sendo pra mim, pois estou ainda mais confiante no nosso Deus e em sua Igreja. Sou Católico de Rito Bizantino e, quando digo sua Igreja estou me referindo também à Igreja irmã Ortodoxa. Pois a Igreja Ortodoxa guardou todos os fundamentos da fé cristã apostólica e não se desviou da doutrina cristã. Fico encantado quando vejo os belos ícones representando a Mãe de Deus, os Santos, Anjos e Nosso Senhor. Rezo a Deus todos os dias para que Ele nos una de novo na única Igreja visível que Ele mesmo fundou. Que Deus os abençoe abundantemente. Seu irmão Cristo Jesus Villy San Martin - Igreja Grega Católica de Rito Bizantino - Catedral de São Dionísio - Atenas Grécia - Nossa Igreja está em comunhão com a Santa Sé Apostólica de Roma e nosso sumo Pontífice é o Santo Padre João Paulo II e nosso bispo em Atenas é Dom Anarghiros Printesis - Arcebispo de Atenas e toda a Grécia. Mais uma vez Deus os abençoe!

19/12/2004
21:37:22

A alegria do Senhor seja sempre a nossa força. Li a homilia de Sua Santidade o Patriarca Ecumênico de Constantinopla Bartolomeu I e senti grande alegria ao conhecer seu desejo pela plena unidade. Quanto ao contendo deste site simplesmente é indescritível, pois não conhecia outro tão rico em saberes tão profundos de nossa fé Católica e Ortodoxa. Que o Natal do Senhor que se aproxima, também possa nos aproximar da unidade tão desejada pelo Senhor Jesus Cristo pelas nossas Igrejas. Conheço bem a Igreja Ortodoxa e já participei da Santa Missa na Paróquia São Nicolau de Florianópolis, mas fiquei triste ao sair de lá e saber que ainda estamos divididos. Enfim oro a Deus Pai para que ela abra os corações dos homens e os traga a única Igreja que ele mesmo fundou para nossa salvação. Um grande abraço de seu irmão em Jesus Cristo. Alessandro Lorenzo Delly - Catedral da Imaculada Conceição - Administração Apostólica São João Maria Vianey - Igreja Católica - Rito Tridentino - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro

21/12/2004
03:58:23

Saúde e alegria! Fico feliz em constatar a presença de cristãos que procedem de outras comunidades neste site.Amados irmãos, Cristo nos conduz a Deus como o leito do rio Nilo conduz as águas do lago Victoria para o mar.O fato de terem surgido pedras no decurso do trajeto que nos impediram de continuarmos lado a lado não nos impede que todos cheguemos ao Senhor. O cristianismo hoje é como o delta do Nilo onde cada afluente se considera o legitimo e único leito do Nilo. É claro que há caminhos mais retos e outros mais tortuosos mas, se nos concentrarmos no sermão da montanha, se dermos a verdadeira dimensão à obra de Paulo de Tarso e não pusermos remendo novo em vestido velho, nos encontraremos no pélago divino sem a necessidade de ter que realizar hercúleos trabalhos de dragagens, pois naturalmente os braços de rio de vez em quando se encontram e as águas se temperam e percebemos que somos todos irmãos. Nicolas Glyniadakis grego-ortodoxo.

21/12/2004
15:05:33

Aleluia irmãos ortodoxos! Que a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sempre os abençoe. Como é bom descobrirmos maravilhas da nossa fé como este site. Ele é completo em todos os sentidos. Os escritos, os ícones e o canto são simplesmente belíssimos e, com certeza, nos aproxima de Deus. A única tristeza que sinto é que ainda estamos divididos. Ao ler as outras mensagens pude perceber que, tanto os irmãos das antigas Igrejas Orientais (Copta, Siríaca) como também os Ortodoxos Bizantinos e os Católicos oram pela plena Unidade da Igreja fundada por Jesus - a Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica que ele mesmo fundou com o seu sacrifício. Gostaria de algum dia poder ver todos nós juntos celebrando a Eucaristia. Para os homens talvez seja impossível mas, para o nosso Deus isso é possível e, sendo assim eu aguardo ansiosamente este dia. Um abraço fraterno de seu irmão no Senhor, Alyson Van Moeller - Catedral de São Gregório Iluminador - Igreja Católica - Rito Armênio - Exarcado Armênio Apostólico de São Paulo e Todo o Brasil - Patriarcado de Cilícia Cis - dos Armênios Católicos.

21/12/2004
16:51:18

A paz do Senhor a todos os irmãos em Cristo Jesus, filhos da sua Mãe Santíssima. Quantas mensagens belas encontramos dos irmãos de outras Igrejas Apostólicas que permaneceram fiéis aos ensinamentos do senhor e de seus apóstolos. Sou membro da Igreja Sérvia Católica de Rito Bizantino. Que bom que o senhor nosso Deus nos presenteia, neste Santo Natal, com este site que não posso descrever de tanta beleza encontrada. Que os Anjos do senhor possam sempre estar com todos aqueles que visitam este site e saem enriquecidos na sua fé no único Deus de todo o Universo (Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo), pois entre todos outros apregoados por aí, ele foi o único Deus que procurou os homens e, mesmo os homens ainda não tendo se arrependido de de seus pecados, ele morreu na Cruz por todos nós. Que ao olharmos para Jesus crucificado possamos entregarmo-nos a Ele sem medo, pois Ele nos guia, conforme diz o Evangelho, pelas pastagens refrescantes. Que Deus Todo-poderoso possa sempre visitá-los em seu trabalho evangelizador. Fiquem sempre na paz. At. Allan brfic - Igreja Sérvia-Católica de Rito Bizantino - Diocese de Krizevic - Sérvia e Montebegro.

21/12/2004
22:16:54

O amor do nosso Deus, que é incomensurável, possa neste momento alegrar a todos os visitantes deste site. Conhecia pouco a Igreja Ortodoxa de Rito Bizantino. Já havia passado em frente da Catedral Ortodoxa Antioquena de São Paulo. Um dia entrei, era um domingo, e pela 1ª vez participei da Divina Liturgia, qual foi a minha surpresa, pois foi algo esplêndido para mim, jamais esquecerei. Sou Católico de Rito Caldeu (Patriarcado de Babilônia dos Caldeus Católicos), cuja sede fica em Bagdá no Iraque. Neste momento estamos passando por grandes dificuldades. Primeiro porque os Cristãos no Iraque são minoria e, muitas vezes, subjugados pelos muçulmanos e, segundo, porque com a invasão dos Estados Unidos e seus aliados a prática de nossa fé no Iraque está muito difícil. Há pouco tempo nossa catedral, que data do século II, foi atingida por um míssil. Neste sentido, peço as orações de todos os Cristãos para que os Caldeus Católicos e outros Cristãos possam voltar a praticar sua fé. Nós jamais abandonaremos a nossa fé no Senhor Jesus Cristo, pois nos lembramos dos Mártires do início do cristianismo que deram suas vidas para que hoje nós pudéssemos praticar a nossa fé. Resido no Brasil há alguns anos e não temos paróquias de nosso rito. Por isso freqüento o Rito Latino (Paróquia São Paulo da Cruz - Diocese de Osasco - São Paulo). Volto a pedir orações para que todos os povos do Iraque voltem ter paz. Um grande abraço e um feliz e Santo Natal. Francis Melkart Bleen.

22/12/2004
00:04:19

Que as misericórdias de nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo estejam com todos! Este site é realmente uma bênção. Desejo a todos os que o realizam e a todos os que o acessam um feliz e santo Natal!

22/12/2004
11:48:14

Que a Graça de Deus cresça em nós, sem cessar, a cada dia e a todo momento, por meio de Jesus Cristo, Senhor Nosso, por obra e Graça do Espírito Santo. Desejo aos irmãos ortodoxos muita PAZ, o Shalom do Pai. Sou também católico, mas de rito romano, e gostaria de manifestar-vos minha mensagem de gratidão a Deus por nossa santa Madre Igreja dispor de tantos belos ritos litúrgicos, (ainda mais vivos por vós). Peço para que rezemos juntos para que as Santas Igrejas de Deus se unam mais a cada dia; Que findem logo os ataques entre o Papa e certos Cardeais e Patriarcas, para que a Igreja seja sempre como Jesus orou: "Pai, fazei-os Um, assim como Eu e Tu somos Um, desde toda eternidade". Que a Santíssima Virgem Maria, Nossa Mãezinha de Amor, nos una, romanos e ortodoxos, debaixo de seu manto materno, apresentando-nos a Cristo, nosso Verdadeiro Deus, para que Juntos, celebremos a Santa Eucaristia, com os cleros unidos, para Deus e por Maria. Em nome de Jesus, recebam meu afetuoso abraço de PAZ! (Italo / Fortaleza / BR.)

22/12/2004
12:20:47

Parabéns [...], por este lindo site e trabalho que fazem. Estava navegando na Internet, pois queria procurar fotos da cidade de Roncador e encontrei dados maravilhosos nesse site. Adorei ter encontrado esse site. Meus avós são ucranianos, minha avó mora em Roncador e alguns parentes meus (tios, tias primos e primas), participamos na Igreja São Nicolau. Parabéns a todos pelo maravilhoso trabalho. Desejo a todos um Santo e Feliz Natal e que Jesus Cristo renasça a cada dia no coração de todos. Adélia Ranchuka - Curitiba PR - E-mail:adelliah@yahoo.com.br

22/12/2004
15:06:53

Não tenho palavras para expressar a alegria de visitar este site. Li várias mensagens e, todas elas com grande e belos escritos que me faz ainda mais vivificar a minha fé em Jesus Cristo (Nosso Deus Todo-Poderoso). Como todos os irmãos estão unidos em pedir a Deus a plena união de nossas Igrejas (Ortodoxas, Católica e as Antigas Igrejas Orientais). Que o nosso Deus, cujo poder nós não podemos medir, possa ouvir os nossos pedidos e preces e unir-nos novamente em um só rebanho e um só pastor. Feliz e Santo Natal - Luis Sandro Bierranbc - Igreja Copta Católica - Catedral de São Pedro e São Paulo - Patriarcado dos Coptas Católicos de Alexandria - Cairo - Egito

23/12/2004
15:36:09

VENHO MUITO EM BREVE (Ap 21,20) O mês de dezembro é muito marcado pela expectativa da chegada do Salvador. Na verdade, porém, o Salvador já veio...; não obstante, a Sagrada Escritura termina com um forte apelo: "Vem, Senhor Jesus" (Ap 21, 17), como se ainda faltasse algo. Com efeito, falta algo... falta a complementação da vinda de Jesus o Salvador que se dará no fim dos tempos; sim, o Verbo de Deus veio outrora à Palestina; pregou a Boa-Nova aos homens, mas estes não O quiseram recebê-Lo e O pregaram ao madeiro da Cruz. Este anseio de algo ou de uma nova ordem de coisas é muito legítimo. Diz São Paulo Apóstolo que a "Criação inteira geme e sofre as dores do parto porque foi submetida à loucura do homem, com a esperança de, um dia, ser libertada da escravidão do pecado e gozar da redenção que tocará ao homem. (Rm 8, 19-22). Com outras palavras: as criaturas irracionais, manipuladas pelo homem para servir ao pecado, anseiam pelo pleno resgate do pecador, a fim de darem plena glória Deus. Registra-se chocante inversão de valores, já outrora observada pelo Eclesiastes (Ecl 2, 18-22, 16s...) a verdade passa por mentira e a mentira por verdade; o bem é tido como mal e o mal como bem. Ao anseio das criaturas terrestres faz ecoar o eco do mártires, que no céu bradam por justiça: "Até quando, ó Senhor Santo e Verdadeiro, tardarás a fazer justiça, vingando nosso sangue contra os habitantes da terra?" (Ap 6, 10). O clamor geral chega à presença do Senhor, que lhe responde: "Sim, venho muito em breve. E trago comigo a recompensa para retribuir a cada um conforme o seu trabalho" (Ap 21, 12). Esse "muito em breve" de Deus não é tão breve quanto o dos homens; pode durar dois mil anos. O que importa ao cristão é aguardar com perseverança na Fé, no Amor ao próximo, participar dos Sacramentos, alimentar-se do Corpo e Sangue do Senhor, venerar e amar sua Mãe Santíssima e não se desviar da verdadeira Igreja. Esta vinda, não é simplesmente futura, com data incerta. O Natal, celebrado a 25 de dezembro, nos diz que Jesus Salvador só nasceu no presépio em Belém para nascer no coração de cada um dos seus filhos por ocasião do santo Batismo; ele nasce no íntimo de cada filho batizado, dando-lhe comunhão com o Pai e o Espírito Santo; em cada qual quer Ele desenvolver-se até que chegue à estatura do "Homem Perfeito ou à plenitude de Jesus Cristo" (Ef 4, 13). É, pois, para desejar que, ao celebrar o santo Natal de 2004, os fiéis não detenham seu olhar apenas sobre o presépio e a árvore que o acompanha, mas dilatem seu horizonte, tornando mais clara a consciência que o Salvador nasceu em cada um quando batizado. Ele veio pessoalmente habitar em cada coração, pedindo generosamente para aí formar e, no fim da caminhada terrestre, entregar ao Pai tal irmão ou tal irmã, fruto de sua obra salvífica e redentora. É este programa que estimula o peregrino, maltratado ou esfrangalhado pela estrada, o caminheiro intensifica seu desejo de consumação, certo de que não será frustrado. Bem-aventurado é todo aquele que sofre... fome e sede de justiça (do encontro com Deus que vem) porque será saciado (Mt 5, 6). E que a Virgem Mãe (TEOTHOKOS), tão presente ao Advento do Natal, acompanhe cada um dos seus filhos nos quais Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo renasceu! Um Santo e Feliz natal para todos os irmãos que visitaram este maravilhoso site, pois ele nos alimenta, com seus escritos, ícones e cantos que nos levam ao verdadeiro e único encontro com o nosso Deus. Atenciosamente. Aparecido Luiz do Nascimento - Igreja Greco-Melquita Católica - Catedral de Nossa Senhora do Paraíso -Patriarcado de Antioquia e Todo Oriente, Alexandria e Jerusalém, a Cidade Santa.

23/12/2004
19:08:26

"O povo andava nas trevas e viu uma grande luz; eis que vos anuncio o advento de uma novo tempo, onde reinará a justiça e a paz!" O LOGOS se fez carne e habitou entre nós: eis a criação que se renova com a vinda do Salvador e Deus entre os homens. Desejo a todos um Santo e Feliz NATAL. Sandro Pereira - Igreja Ortodoxa Antioquina de São Paulo

23/12/2004
19:51:49

O Senhor que nos salvou na cruz está chegando, Aleluia! Glória a Ti Altíssimo. Mais um ano chega ao fim e, infelizmente, muitos se entregam ao consumismo, aos prazeres e a vaidade. O nosso Deus não nos proíbe de buscarmos estas coisas, mas ele quer ocupar o primeiro lugar. Muitos se embriagam e caem na comilança no dia em que comemoramos o nascimento do Salvador. Outro dia pude ver Sua Santidade Bartolomeu I falando sobre essas coisas. Que nós Ortodoxos e católicos possamos colocar em prática tudo o que Sua Santidade falou sobre o Santo Natal. Mais uma vez alegremo-nos pois o Senhor está chegando. Que o Deus que se fez carne e habitou entre nós possa visitar a todos os seus filhos e os patrocinadores deste magnífico site. Um abraço fraterno. Sandro Martins - Igreja Católica Apostólica Romana - Diocese de Osasco - Paróquia Sagrada Família.

23/12/2004
19:59:20

Vem Senhor Jesus, todos nós estamos esperando sua chegada! Nós estamos alegres e felizes por sua vinda que em breve será para todo o sempre. Quando isto acontecer não haverá mais lagrimas, dor ou raiva entre seus filhos queridos. Na noite de 24 de dezembro, estaremos celebrando sua chegada na Catedral de Lisboa. Estaremos muito felizes e tomados de grande alegria. Pois o Senhor virá e nos alegrará com sua chegada! O Deus menino que se fez carne, sofreu por todos nós na cruz, padeceu e em nenhum momento desistiu de sua missão para nos livrar dos nossos pecados. Mas nós homens ingratos muitas vezes não sabemos te agradecer por tudo o que fizestes por todos nós. Que cada um neste Santo dia possa refletir e se entregar mais a ti e não aos prazeres deste mundo, pois tudo isso passará mas tu ó Altíssimo não passarás pois tu és ETERNO para todo o sempre! Venha Senhor, estamos a esperá-lo. Manuel João de Sousa - Catedral de Lisboa - Patriarcado de Lisboa - Portugal

24/12/2004
10:29:00

"Tu és meu Filho muito amado e hoje eu Te gerei"(Sl 2,7). Ó Deus que fizeste brilhar esta noite santíssima com o clarão da verdadeira luz, concedei-nos que após termos conhecido na terra a Luz santa, experimentemo-na também no Céu. A Luz brilhará hoje sobre nós, porque nos nasceu o Senhor: Ele será chamado Admirável, Príncipe da Paz, Pai do século futuro; e o seu Reino não terá fim. Iluminados pela Luz do Verbo encarnado possamos humildemente ó Deus manifestar-vos, pelas obras aquilo que acreditamos em nossa coração de filhos. Que possamos ter em nossas vidas a Luz verdadeira. Feliz e abençoado Natal. Pedro Felipe de Albuquerque e Silva Martins - Igreja Ortodoxa Grega. Lisboa Portugal.

24/12/2004
14:23:35

Ó Senhor, vem, estamos a esperar-te. Todas as criaturas visíveis e invisíveis que por Ti foram criadas, como afirma o nosso credo niceno, tudo o Senhor criou para nossa felicidade. Infelizmente nós não soubemos aproveitar. Gostaria muito de pedir orações pelos cristãos do Iraque, pois estão sofrendo muito e não podem celebrar o Santo Sacrifício da Missa. Que o Senhor, neste natal, possa abrandar os corações dos homens, e que, neste momento, eles possam respeitar e adorar o Deus-Menino. Que, como a santíssima Mãe de Deus, alegrem-se com a sua chegada. Um Natal maravilhoso a todos (ortodoxos, católicos, evangélicos). At.: Samyr Mar Meiphis da Catedral da Anunciação - Patriarcado de Babilônia dos Caldeus Católicos

25/12/2004
17:54:19

Que o Rei Celeste, que está presente em todo lugar, esteja neste momento convosco. Estava procurando algo sobre a Igreja Ortodoxa Russa e, graças ao Bondoso Deus, encontrei este site que fala da história do cristianismo na Rússia. Fala dos sofrimentos que os cristãos russos tiveram que passar para praticar a sua fé. Sou ortodoxo russo, mas gostaria muito de ver, como tantos irmãos já deram testemunho nas outras mensagens, unidas novamente nossas Igrejas (Ortodoxa e Católica); sou Ortodoxo, mas reconheço o gesto de Sua Santidade o Papa João Paulo II ao devolver o Ícone de Nossa Senhora Kazan, um gesto fraternal e uma grande vontade em melhorar as relações com nossa Igreja. Gostaria muito que Sua Santidade Alexis II convidasse o Papa de Roma a visitar Moscou e colocar um basta em todas as coisas do passado e que possamos dar testemunho de Jesus e conviver como irmãos. Um grande abraço. Igor Yoskts - Catedral de São Nicolau - São Paulo - Patriarcado ortodoxo de Moscou e Toda Rússia

26/12/2004
02:32:30

Pelos irmãos ortodoxos de todo o mundo, oro ao Senhor, para que os mantenha firmes na fé, alegres na esperança e solícitos na caridade. Álvaro Amorim, Comunidade Católica Shalom, Arcebispado de Fortaleza, Igreja Católica Apostólica Romana. (Fortaleza, Ceará, Brasil).

26/12/2004
16:48:47

Por nossos irmãos ortodoxos, peço ao Deus Todo-poderoso que os conserve firmes na fé e que um dia, pelo Senhor Jesus, possamos celebrar a Eucaristia Juntos. Luiz Alann - Paróquia São Domingos "O Pregador" - Diocese de Osasco - Igreja Católica Apostólica Romana.

28/12/2004
12:09:04

Gostaria de Parabenizar aos administradores do site, pelo ótimo conteúdo [...] . Gostaria de deixar meus votos mais sinceros de profunda união entre as igrejas, sem que haja disputa, mas uma profunda fé e atentamento ao Santo Evangelho e a Divina Eucaristia. Marcelo Debortoli - Comunidade Magnificat de São José dos Campos - SP (Católico Apostólico Romano)

29/12/2004
19:29:19

Saudações, queridos irmãos em Cristo Jesus! Estou a passeio no Brasil na casa de amigos da Igreja Greco-melquita católica do Paraíso em São Paulo. Esses dias buscando algo sobre iconografia encontrei seu site e, que alegria pois ele é excelente, de conteúdo magnífico. Como é bom, mesmo estando longe de casa, poder encontrar com nossos irmãos e juntos contemplar o nosso amoroso Deus. Fico feliz por este site, pois eu o achei completo em tudo. Meu nome é Michel Sandalo Marobach - Sou do Patriarcado Latino de Jerusalém na Terra Santa. Católico Apostólico Romano. Deus os guie e abençoe sempre. Seu irmão em Cristo, Michel.

2/1/2005
16:24:31

Louvados sejam a Santíssima Trindade e a Virgem Maria!!! Inicia-se novo calendário: 2005. Mais um ano em que a Misericórdia se derremará abundantemente. O momento é agora de recorrermos a ela e nela mergulharmos. Que os clamores de Deus Pai sejam ouvidos e podermos nos reunir em torno de um só Sacrário e partilharmos juntos o Pão Vivo. Tenho aprendido e crescido muito espiritualmente, lendo e meditando obras de escritores ortodoxos. Parabéns pelo site! Um abraço em Cristo Jesus! Maria Jose C. Stefanelli - Católica Apostólica Romana - Arquidiocese de Ribeirão Preto - SP

6/1/2005
01:19:15

Estou encantado com vosso site, em tudo perfeito. Sou católico apostólico romano, sendo que já fui noviço da ordem dos frades menores (franciscanos). Estou aprendendo bastante com este site, principalmente no que diz respeito a história do cristianismo; tenho vontade de participar de santa eucaristia em vosso rito. Peço ao Senhor e à Virgem Mãe pela união de todos os católicos; e que o coração do papa e patriarcas sejam tocados no sentido de que o poder maior é de Cristo, e não o poder temporal deles. É bonito ver que o povo de Deus (romanos e ortodoxos) espera esta união. Natalino Carvalho - Itatiba -SP.

6/1/2005
11:28:05

A Paz esteja convosco! Como Jesus se dirigiu aos apóstolos eu me dirijo aos meus irmãos em Jesus. Que alegria em visitar este site! Não sou brasileiro, mas vivo aqui há anos. Sou natural da ex-república soviética da Geórgia - da cidade de Tblisi. Sou cristão católico georgiano de rito bizantino. Lembro-me que não foi muito fácil a vida para os cristãos ortodoxos e cristãos católicos de rito bizantino a vida na Geórgia comunista. Graças ao nosso maravilhoso Deus hoje podemos celebrar a Eucaristia livres. No Brasil não temos paróquias de rito bizantino georgiano e nem mesmo bispo próprio. Estamos subordinados ao arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro Dom Eusébio, cardeal Scheidt. Sendo assim freqüento o rito latino - Paróquia Santo Agostinho na Arquidiocese de São Paulo. Hoje, na Geórgia, temos uma linda Catedral dedicada à Mãe de Deus. O nosso Sumo Pontífice, quando visitou a Geórgia, celebrou a Eucaristia em nossa catedral. Gostaria muito que nossas Igrejas voltassem a união, mas como isso não depende de mim, peço ao Altíssimo que ele nos possa voltar a verdadeira e plena união. Que este site possa evangelizar ainda mais os seus visitantes e também que eles possam conhecer mais a Igreja Ortodoxa nossa grande irmã do Oriente e também do Ocidente. Um abraço fraterno. Olen Alann Mshkethi - Paróquia Santo Agostinho - Rito Latino - Igreja Católica Apostólica Romana - Arquidiocese de São Paulo.

7/1/2005
19:34:56

Celebra-se hoje o Natal ortodoxo. Desejo a todos os irmãos cristãos ortodoxos um Feliz Natal!

10/1/2005
03:43:28

Gostei muito do site de vocês. Estão de parabéns. Quando puderem acessem o da Diocese de Itabuna - http://www.diocese.pdw.com.br

13/1/2005
15:10:43

Caros irmãos, expresso minhas sinceras condolências pela morte de S. Excia. o Metropolita Wasilis do Canadá. Que Deus Todo Poderoso lhe de o descanso eterno. Guilherme Linderfol - São Paulo.

14/1/2005
09:25:52

Bom dia irmãos ortodoxos bizantinos! Estou muito triste com o falecimento e Sua Eminência Reverendíssima o Metropolita Vasilis do Canadá, que o Senhor possa recebê-lo na Jerusalém Celeste e lhe de o galardão. Seu Irmão em Cristo Jesus. Aparecido Luiz do Nascimento - Catedral de Nossa Senhora do Paraíso - Eparquia Greco-Melquita Católica de São Paulo e Todo o Brasil - Patriarcado de Antioquia e Todo Oriente, Alexandria e Jerusalém - Em Comunhão com a Santa Sé Apostólica de Roma.

14/1/2005
15:21:42

Quero parabenizar ao padre André, a todos os responsáveis por esse site tão bonito, que nos envolve com a bela música em louvor ao nosso Senhor Jesus Cristo. Deus abençoe a todos e que possamos caminhar juntos na comunhão. Um abraço fraterno, Jandira Pimentel - www.padresdodeserto.net

17/1/2005
15:20:35

Parabéns pelos novos artigos publicados no ECCLESIA. Os textos são muito preciosos e ajudarão muitos padres e leigos no conhecimento pastoral de sua vida eclesial. Que Santo Antonio, o Grande nos abençoe e nos guarde hoje e sempre. Lindomar Valescovisky - RJ.

17/1/2005
19:46:42

Estou maravilhado e agradecido por tantas novas informações editadas na data de hoje neste abençoado Site da Igreja Ortodoxa. Continuem assim trazendo para nós essas informações preciosas pois não são fáceis encontrá-las. Visito sempre que posso o Site e a cada visita me surpreendo cada vez mais. Parabéns aos colaboradores deste precioso instrumento de evangelização atual, construtivo, catequético e instrutivo. Sandro Correa de Lima Peixoto - Minas Gerais.

18/1/2005
14:11:35

Sou D. Afonso Maria Lima Correia O.S.B., monge-sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, e gostaria de parabenizar o(s) idealizador(es) deste site pela riqueza teológica de seus artigos. Um deles (A liturgia da Igreja Ortodoxa) inspirou-me na preparação da homilia que farei neste domingo (23/01/2005). De fato, nós, cristãos latinos, temos muito a aprender e reaprender com a espiritualidade e teologia das Santas Igrejas do Oriente.
In Christo! Mosteiro de São Bento de São Paulo - SP/Brasil; e-mail: monacus@bol.com.br

19/1/2005
22:09:21

Sou postulante da Comunidade Católica Shalom em Fortaleza-CE e amei cada Ícone maravilhoso!!!!!!! Sou Angelina.

20/1/2005
08:27:48

Estamos em plena Semana pela Unidade dos Cristãos. Em nosso país, este acontecimento foi transferido para após a Páscoa. Mesmo assim rezar nunca é demais, para pedirmos juntos a plena unidade das Igrejas apostólicas. Vejo que S.S. o Papa e S.S. o Patriarca Bartolomeu querem a unidade. Rezam pela unidade. Dialogam, discursam sobre este tema. As ações a este respeito estão sendo feitas, aos poucos, a passos lentos. Certamente é para não se ferirem mais. As chagas não podem ser mais abertas. É preciso cuidado para não verter sangue da ferida que se cicatriza. Por isso basta-nos confiar, esperar, aguardar. Luis Filipe Pimentel - Católico Romano de Batismo, Ortodoxo de coração - São Paulo.

21/1/2005
14:04:28

Boa tarde a paz a todos! Cada vez que posso visito este site, mas nunca postei mensagem. Ele é todo maravilho e não ha palavras para descrevê-lo. Mostra-nos a riqueza de nossa fé católica e ortodoxa. Sou católico de rito caldeu e, neste momento, estou pedindo orações a todos os cristãos para que o Iraque, que tem como sede o nosso Patriarcado, volte a ter paz novamente; e que os Estados Unidos se retirem de lá pois o povo iraquiano (cristãos e muçulmanos), precisam ter paz, e só o conseguirão novamente quando os Estados Unidos forem embora. Peçamos ao Deus Onipotente que abra o coração dos homens e que o Iraque novamente volte a ter paz. At. Alan - Patriarcado de Babilônia dos caldeus católicos - Catedral da Transfiguração do Senhor - Bagdá - Iraque.

24/1/2005
12:16:55

Amanhã comemoramos o dia da conversão de São Paulo. Será feriado na Capital e dia também de grandes celebrações. Orgulho-me em morar em uma cidade onde o rito bizantino de tradição grega e eslava se fazem presentes: Igreja Grega, Melquita, Antioquena e Ucraniana. A riqueza da tradição bizantina repousa também aqui na Capital da megalópole latino-americana. Que São Paulo abençoe nossa Cidade e Estado. Que interceda a Deus por nós por sua imensa misericórdia. Filipe Paulo Andrade. São Paulo.

27/1/2005
14:39:45

Recebi com alegria fraterna a noticia da nomeação do novo Bispo de Portugal e Espanha. Deus seja louvado! Sonho um dia também em poder ler que um brasileiro possa ser bispo ortodoxo, além é claro, do nosso amado Bispo eparca Dom Jeremias, Bispo de Aspendos e Curitiba para os ucranianos. Que o Paráclito abençoe o novo Bispo e sua arquidiocese. Axios, Axios, Axios! Clarosdopoulos Ximernes - São Bernardo do Campos - SP .

30/1/2005
01:20:43

Revmos. senhores, apreciei muito o site, principalmente, os ícones. Qual é o significado da águia de duas cabeças? Aguardo, se possível, a resposta. Saudações em CRISTO! Josemberg Morais de Oliveira.

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Canto Bizantino • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas