Meditando com os Ícones: A Anunciação à Maria:
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«A Virgem» |
A Virgem, nos ícones, é representada jovem, segundo o cômputo do monge Epifanio (século IX). Ele, em seu discurso sobre a vida da Mãe de Deus, calcula os anos, altura, fisionomia, cor dos olhos, cor da pele, etc.
«Raio-Espírito» |
Em geral, a cabeça da Virgem está ligeiramente inclinada, para dar cumprimento ao Salmo: «Escuta filha, presta ouvidos, esquece a casa de teu pai: ao Rei lhe agrada tua beleza». (Sl 46,11)
Do alto vem um raio pousar sobre ela. Representa o Espírito, muitas vezes em forma de pomba, porém não é um raio de luz e sim de sombra: " O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra."
«Manto e Tûnica» |
Neste ícone combinam-se perfeitamente, no Anjo e na Virgem, as cores verde, azul, vermelho, púrpura e ouro, todas de grande simbolismo.
A virgem ostenta um manto (maforion) vermelho-marron, bordado em ouro e túnica verde azulada. O anjo leva a mesma túnica, porém com manto púrpura. Ambas as cores se repetem nas asas do anjo e no assento onde esta sentada Maria.
A cor vermelha do manto virginal simboliza o sangue, o princípio do vida, beleza, juventude e amor. É a cor do Espírito Santo, a cor do fogo. É símbolo do sacrifício e do altruísmo. É um vermelho amarronzado.
A cor amarronzada do manto da Virgem indica a humildade, a terra arada que se presta a receber a semente para frutificar. Assim canta-se no Hino do Akathistos 2, ode 3.
O manto do anjo é vermelho; de igual cor é a lã que Maria fia e representa o Cristo sendo tecido em seu seio. A cor vermelha está reservada à mais alta dignidade do mundo antigo: o imperador - que é o poder maior.
O ouro simboliza a divindade, por isso traz um bracelete de ouro no braço.
A vestimenta de cor púrpura é, as vezes, símbolo do poder real e sacerdotal. Através do Anjo, é Deus mesmo quem age em Maria.
Em alguns ícones, a cor das roupas do anjo é branca: é a cor que precede à luz da aurora e que anuncia o nascimento, que anuncia a vida. Tem uma borda azul na manga que se espalha pelo branco de suas asas.
O azul é a cor da imaterialidade e da pureza, de algo que vem de um mundo superior, de um mundo espiritual.
«O Anjo» |
As túnicas da Virgem e do Anjo são verdes. O verde é o oposto do vermelho, como é a água do fogo. É a cor do mundo vegetal, da primavera e portanto da renovação. Verde e vida são palavras profundamente conexas.
Situado entre o azul (frio) e o vermelho (quente), o verde é o equilíbrio perfeito. É símbolo da regeneração espiritual.
O azul simboliza o desapego dos valores deste mundo, e a ascensão da alma que tende ao divino, que se encontra com o branco virginal.
O ouro simboliza a divindade e a perfeição que ilumina toda a cena desde cima. É a vida eterna que com Cristo-Luz se faz presente na vida passada.
O ouro espiritualiza as figuras, liberando-as de todas as limitações terrestres e toda a composição se enche de harmonia.
«As Estrelas» |
Sobre o manto, aparecem três estrelas: uma na frente e as outras, uma em cada ombro. Correspondem ao gesto trinitário da mão direita do anjo. Representam o sinal da santificação da Trindade, qual Mãe de Deus. Ela era virgem antes e depois do parto, a única sempre virgem no Espírito, na alma e no corpo.
«O Senhor era Aquele que dela nasceu, portanto, a natureza seu curso mudou». (Hino Akathistos Ode 7)
«O Trono de Maria» |
Maria está sentada sobre um trono e seus pés se apóiam em um pedestal, pois ela foi colocada acima da natureza angelical. Calça sapatos de cor púrpura, a mesma cor do manto do anjo e do véu que esta acima dos edifícios. Esta cor vermelha púrpura quer sublinhar seu caráter régio. Ela é a Mãe do Imperador e do Senhor do Universo.
«Salve Rainha, Paraíso animado,
em cujo centro brota a árvore da vida:
o Senhor, cuja doçura é um alento
para aqueles que têm fé
e que estão sujeitos à corrupção».
(
Hino Akatistos, ode 5).
Na antiguidade o ouro e a púrpura estavam reservados só ao Imperador e seus familiares. Assim, se quer evidenciar a realeza divina que rodeia a Virgem.
«O Fio de Púrpura» |
Neste caso, por traz da simbologia de cores, se esconde o significado mais importante: o mistério da Encarnação.
A Virgem fia a púrpura. Tece misticamente a vestidura púrpura do corpo do Salvador em seu interior, Rei Deus e Homem.
Efrém da Síria (+373), em seu «Primeiro Discurso Sobre a Mãe de Deus», põe na boca do Anjo estas belíssimas palavras:
«A força do Altíssimo habitará em ti,
e um dos três morará em ti, conforme te foi dito:
'do fio da tela de tua corporeidade Ele será tecido' ...»
Faz referência ao corpo de Jesus formando-se em Maria.
Segundo Efrém, o Senhor tece o novo dom para tirar do homem e da mulher as túnicas de pele com as que haviam se revestido ao serem expulsos do Paraíso (Gn 3,21).
«Hoje Maria se faz Céu e traz a Deus,
porque nela descendeu a excelsa divindade e nela faz morada.
A divindade se fez nela pequena para nos fazer grandes,
dado que, por sua natureza não é pequena.
Nela a divindade nos trouxe um dom para alcançarmos a salvação.»
Efrém da Siria, em seu Segundo Discurso Sobre a Mãe de Deus, expressa de forma perfeita: «O Senhor, ante o qual tremem os anjos, seres de fogo e espírito, está no peito da Virgem».
Da literatura apócrifa vêm várias referências que se plasmaram nas representações iconográficas. Entre elas, o tecer a púrpura. O relato de Lucas não fala da púrpura, mencionada expressamente na literatura apócrifa onde se encarrega Maria de fiar a púrpura, um toldo para o Templo do Senhor. Fiando, recebe o anúncio de sua maternidade.
A Virgem, ao ver «o luminoso, nada segura, agachou a cabeça e caiu.» (Romano o Melode, XI,3)
«O Anjo» |
Para a simbologia das cores ver a descrição acima.
Ele segura com a mão esquerda um longo bastão, símbolo da autoridade e dignidade do indivíduo, do mensageiro, do peregrino. O anjo corresponde a estas características. A mão direita se estende como que para um anúncio, sinal visível de uma palavra que passa de um individuo a outro. Acompanha o olhar dirigido a Maria: «Um dia a serpente foi, para Eva, fonte de luto; e eu, agora, te anuncio a glória.» Hino Akathistos.
Seus dedos, freqüentemente, estão dispostos não como quem esta falando, mas como alguém que está abençoando; um gesto bizantino de benção, carregado de simbologia. Os três dedos abertos (indicador, médio e indicador) recordam a Trindade, e que Cristo é uma das três pessoas divinas. Os dois dedos recolhidos (polegar e anular) querem recordar que, em Cristo, subsiste duas naturezas (a humana e a divina) porém, nas representações da Anunciação, nem sempre estão visíveis, porque o mistério da Encarnação estava se dando.
Muitas vezes, da figura angélica emana uma sensação de vitalidade de movimento. seu rosto, porém, transmite uma expressão de perplexidade.
«Véu e Edifícios» |
Ao fundo vemos edifícios sendo ligados por um véu vermelho.
O véu vermelho, que as vezes cobre a Virgem e que está situado sobre os Edifícios, é uma alusão ao véu do Templo e símbolo do véu do corpo do Salvador que estava sobre ela. Assim o expressa Efrém, o Sírio, em seu Primeiro Discurso Sobre a Mãe a Mãe de Deus.
O Edifício que está atrás do Anjo faz referência aos templos pagãos, incluindo o de Jerusalém. A efígie representada no medalhão, olha em direção contrária ao mistério que acontecia em Maria.
Nenhuma religião antiga pode compreender nem abarcar o mistério da Encarnação, algo totalmente novo.
Deus é diferente a todas as concepções captadas pelo homem até agora. É Deus e Homem, o Todo-Poderoso que se despoja de todo o poder. O incorruptível se fez corruptível. Aquilo que o universo inteiro não pode conter nem abarcar, esconde-se no seio de uma Virgem.
A razão humana nada pode entender; passa despercebido este grande mistério até que seja manifestado e revelado por Cristo.
«O Poço» |
O poço, que em ícones da Anunciação está situado diante de Maria no lugar onde ela recebe a saudação do anjo; neste ícone, aparece atrás do acento onde Maria se encontra.
O poço é quadrado, símbolo da terra, símbolo do criado em geral e, portanto, posto em plano distinto ao do Anjo, assinalando a superioridade da natureza angelical.
O poço esta no ícone para sublinhar a disponibilidade do criado para receber a água da vida: Cristo em Maria.
O poço, em culturas antigas e, em particular, a hebréia, tem atributos sagrados, pois realiza uma síntese das três ordens cósmicas: o céu, a terra e o inferno; e os três elementos: água, terra e ar. Realiza uma escala de salvação que une entre eles os três planos do criado.
Na cultura hebréia o poço é símbolo da mulher e da esposa.
Em algumas representações aparece um jarro de flores. Na iconografia mais antiga este jarro de flores era um pote que a Virgem carregava em seus ombros a caminho da fonte, quando recebera o anúncio do Anjo. Na iconografia atual, tal pote transforma-se em um vaso de flores ornamental. Poderia também significar o epíteto dado a Maria no Hino do Akathistos: «Flor de incorruptibilidade» que foi traduzido para o Ocidente por Bernardo Chiaravalle como «Lírio de Castidade inviolada».
Por estas razões é que há muitas representações iconográficas ocidentais que conservam o vaso; neste ícone o vaso não aparece.
Os textos desta festa foram influenciados por uma ampla tradição bíblica e patrística que inclui referências aos textos apócrifos, em especial, do Proto-Evangelho de São Tiago.
Também de tradição apócrifa é o estado de viuvez e a idade de José, assim como a vara florescida como símbolo de eleição para ser esposo de Maria, com a variante da pomba que sai do bastão de José e pousa sobre a sua cabeça como eleito.
A iconografia parece ter sintetizado as referências desta multiplicidade de tradições que tem uma raiz comum no Evangelho de Lucas (Lc 1, 26-38), no qual contém a essência do Credo dos primeiros cristãos sobre a Encarnação; Jesus foi concebido por obra do Espírito Santo e nasceu de uma Virgem.
Sobre o texto de Lucas (1, 26-38), os Santos Padres e escritores de espiritualidade se detiveram a comentar dois aspectos: o anúncio foi feito à uma Virgem que já estava prometida a José; a Virgem foi surpreendida com a saudação do Anjo. Sobre este tema existem reflexões teológicas, catequéticas e meditativas muito ricas de significados. Citaremos algumas:
Deve-se, ao «Comentário sobre o Evangelho de São Lucas», de Orígenes, o fato de Maria ser iconografada com um livro sagrado em suas mãos. Esta mesma idéia defende o monge Epifânio em seu «Discurso sobre a Vida da Santa Mãe de Deus»: [...] «Maria se dedicava intensamente aos estudos da Sagrada Escritura e trabalhava com a seda e a lã».
[...] «Quando Maria aparece com o livro entre as mãos ou junto ao seu acento, existe um significado todo próprio para isto: ela gerou o Verbo, a Palavra, o livro de nossas almas». (hino de Vésperas da Festa)
Esta festa tem suas raízes nos primeiros séculos do cristianismo. Convergem em duas linhas:
A virgindade e concepção virginal de Maria, tinha um papel de grande importância. Constituía um único assunto da doutrina cristã, assim o testemunha Orígenes em «Contra Celsum» I,7 pg 11,68.
Aristides, em sua Apologia dirigida ao Imperador Adriano - (117-138), sublinha que Jesus «de uma virgem judia tomou e se revestiu de carne e habitou na filha do homem» - (Apologia II, 6-7). Esta questão era tão importante ao ponto de crer, segundo sustenta Inácio de Antioquia - (+115) em sua carta aos Efésios 19,1 - que: «Ao príncipe deste mundo permaneceu oculta a virgindade de Maria, seu parto e a morte do Senhor. São estes os três mistérios que se cumpriram no silencio de Deus».
No Símbolo da Fé (Credo) assim se formula [...] «desceu dos céus e se encarnou por obra do Espírito Santo em Maria Virgem», segundo o Concílio Niceno-constantinopolitano - (381) que se converteu em identidade e de ortodoxia para todas as igrejas orientais e ocidentais.
Contudo, custou muito para se chegar a esta formulação, pois cada igreja tinha um formulário ou um símbolo onde se expressava brevemente as principais verdades da fé. Todos, porém, tinham explícita a fé na Encarnação: Jesus se encarnou «por obra do Espírito Santo em Maria». Tudo isto refletia a complexidade e as controvérsias dogmáticas dos primeiros séculos.
Fonte:
El Arca de Noé