Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos
 
 
Biblioteca Ecclesia
 
 
 

«Discurso do Patriarca Ecumênico Bartolomeu I
dirigido ao Papa Bento XVI»

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 29 de novembro de 2006
Oferecemos a seguir o artigo assinado pelo patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, publicado na primeira página da edição italiana de «L’Osservatore Romano» de 27-28 de novembro de 2006, com o título «Para que todos sejam um». Com este artigo, o patriarca quis enviar sua saudação de boas-vindas a Bento XVI.
«Para que todos sejam um»
Com grande alegria, acolhemos a visita de nosso amado irmão em Cristo, Sua Santidade o Papa Bento XVI, em nosso país e na Sede do Patriarcado Ecumênico. Dado que esta é a primeira visita oficial de Sua Santidade Bento XVI à Igreja de Constantinopla após sua eleição, trata-se de um momento histórico, como o foram as visitas de seus Predecessores, de venerada memória, o Papa Paulo VI, em 1967 e o Papa João Paulo II, em 1979.
É também uma peregrinação aos santos lugares aos que o apóstolo André levou o santo Evangelho e realizou muitos sinais, e onde milhares de mártires e de confessores deram testemunho de sua fé. Aqui nesta cidade e nesta terra antiga e histórica, o cristianismo esteve vivo durante dois mil anos e sobreviveu apesar de todas as dificuldades, desafios e divisões. Com efeito, é uma alegria e ao mesmo tempo uma bênção que os dois guias da Igreja se encontrem como irmãos cristãos e servidores de nosso Senhor, como afirma o Salmo: «Que bom e agradável é que os irmãos vivam unidos!» (Salmo 133, 1). Apreciamos muito esta visita de Sua Santidade Bento XVI à nossa Igreja, que é expressão das boas relações existentes entre nossas duas antigas Igrejas. Mostra também nossa profunda convicção e nossa disponibilidade de intensificar nosso diálogo teológico de amor, de verdade, de respeito recíproco, através da Comissão Teológica Internacional Conjunta.
O patriarcado ecumênico, com honra e com dignidade, sustenta o fardo do Povo de Deus. Respondemos aos desafios de nosso tempo e aos chamados de muitas pessoas que vivem na necessidade, no perigo, na injustiça. Também nos empenhamos contra toda forma de violência, a favor da pacífica convivência de todas as comunidades religiosas em nosso país. Vivendo há séculos em um ambiente predominantemente muçulmano, nossa santa Igreja promoveu sempre o diálogo entre os povos e os animou a viver juntos na paz, na harmonia e na reconciliação, prescindindo das diferenças de raça, religião e cultura.
Consideramos esta visita uma oportunidade para manifestar nosso amor fraterno a Sua Santidade Bento XVI e para renovar nosso compromisso de continuar o caminho espiritual comum rumo à unidade da Igreja. Desejando de todo coração que a visita de Sua Santidade possa ser bela e agradável, expressamos nossas cordiais boas-vindas ao nosso país, à nossa cidade e à nossa Igreja, e oramos com fervor para que o Deus Uno e Trino continue guiando-nos em tudo o que fazemos para cumprir seu mandamento: «Para que todos sejam um» (João 17, 21).


Fonte:

Tradução realizada por Zenit. (ZP06112920)
A republicação das notícias de ZENIT necessitam de permissão expressa do editor".

 

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas