Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos
 
 
Loading
Arquidiocese Ortodoxa de Buenos Aires e Exarcado da América do Sul
 
 
   

Reverendíssimo Grande Arquidiácono Tarasios, com a recomendação de Sua Santidade o Patriarca Ecumênico Bartolomeu, foi eleito por unanimidade em 08 de maio de 2001 pelo Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico, como Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e Exarca da América do Sul.

O Arcebispo Metropolitano Tarasios foi o primeiro americano de ascendência grega que esteve à serviço do Patriarcado Ecumênico em Constantinopla. Foi ordenado diácono em 30 de dezembro de 1990, pelo Patriarca Bartolomeu (então Metropolitano de Calcedônia). Como integrante da Cúria Patriarcal, atuou como Codificador, Patriarcal Diácono Patriarcal, Tritevon (terceiro Diácono do Patriarca), Defterevon (segundo Diácono do Patriarca) e, como Grande Arquidiácono.

O Metropolita é o filho de Panaguiotis Antonópulos e Angela Vamvoras, Santo Antônio, Texas. Nasceu em Gary de Indiana, em 1956, e foi batizado com o nome de Panaguiotis. Cresceu em Santo Antônio, onde era um membro ativo da comunidade ortodoxa grega de Santa Sophia. Estudou no Colégio Helênico e na Faculdade de Teologia da Santa Cruz, em Brookline, Massachusetts, e na Trinity University, em Santo Antônio, na Universidade de Notre Dame, no Pontifício Instituto Oriental de Roma e na Pontifícia Escola de Paleografia e Arquivos do Vaticano. Em 1980, trabalhou como assistente leigo na Igreja Ortodoxa Grega de São Nicolau, em Saint Louis, Missouri, e em 1988, como assistente administrativo da Diocese de Atlanta, Geórgia.

Enquanto trabalhava em Constantinopla, as principais responsabilidades do Metropolita Tarasios estavam centradas na correspondência em Inglês do Patriarca e do Secretário-Chefe do Santo Sínodo, nas relações com delegações estrangeiras e com o corpo diplomático em Constantinopla, bem como atividades específicas, como os simpósios e seminários sobre o meio ambiente, convocados sob o auspício do Patriarca Bartolomeu. Dentre suas atribuições, ocupava um cargo na administração da Arquidiocese de Constantinopla, supervisionando a Catedral Patriarcal de São Jorge, Grande Mártir e Vitorioso, e dos diáconos e cantores da Cúria Patriarcal e da Arquidiocese, a de acompanhar o Patriarca em atos litúrgicas e em suas visitas oficiais e privadas, locais e internacionais, e representar S. Santidade junto às delegações oficiais e encontros. Supervisionou também a primeira edição do guia em Inglês da Catedral Patriarcal e outros locais sagrados da igreja em Constantinopla.

Seu novo posto, em Buenos Aires, lhe introduz numa nova fase de seu ministério a serviço da Santa e Grande Igreja de Cristo. Como hierarca da Sé Ecumênica, continuará sua missão à serviço dos fiéis que pertencem à jurisdição espiritual do Patriarcado Ecumênico no Hemisfério Sul.

A Arquidiocese de Buenos Aires e América do Sul, compreende 25 comunidades ortodoxas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. O Metropolita Tarasios traz consigo onze anos de experiência sob a tutela espiritual de Sua Santidade o Patriarca Ecumênico Bartolomeu e outros membros da Cúria Constantinopolitana. A sua participação na vida e na secular experiência do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, em particular, na área do diálogo ecumênico e das relações inter-religiosas, faz dele a escolha adequada para apascentar o rebanho ortodoxo, posto agora sob seu cuidado espiritual. Fala Inglês, Grego, Italiano, Francês e lê o castelhano.

Sua ORDENAÇÃO PRESBITERAL foi conferida por S. Santidade o Patriarca Ecumênico, em uma histórica Divina Liturgia celebrada em Procopi (Ürgup) Capadócia, no Domingo, 27 maio, 2001; sua ordenação ao episcopado teve lugar no domingo de Pentecostes, dia 3 de junho, 2001 na Catedral Patriarcal de São Jorge.

Em 2010, ele foi distinguido como membro do Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla para o período de 1º de março de 2010 à fevereiro de 2011, Sua Santidade Bartolomeu I, Arcebispo de Constantinopla - Nova Roma e Patriarca Ecumênico.

Chegou em Buenos Aires em 6 de junho de 2001. A ENTRONIZAÇÃO SOLENE NA ARQUIDIOCESE de S. Eminência Dom Tarasios, Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires, ocorreu em 14 de julho de 2001, na Catedral da Dormição da Theotokos, em Buenos Aires.

• Onomástico: 25 de fevereiro

 
 

• Endereço postal:

Sua Eminência, Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires, Dom Tarasios.
Arquidiocese Ortodoxa de Buenos Aires e Exarcado da América do Sul
Lerma 260, (C1414AZF) Buenos Aires, Argentina.
Telefone: (+5411) 4508-5402 / 3
Fax: (5411) 4508-5404
E-mail: secretaria@ortodoxia.org
Skype: arzobispo.ortodoxia

Voltar à página anterior Topo da página  
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Canto Bizantino • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas